Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugura, nesta sexta-feira (26), sua primeira ferramenta de comunicação via aplicativo de mensagens de celular. Trata-se dos canais UFC Informa no Telegram, que irão ampliar a divulgação de notícias, serviços, oportunidades e outras informações úteis tanto para a comunidade interna quanto para a sociedade em geral.

A novidade será administrada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). No total, há cinco canais @ufcinforma no Telegram, voltados para cada um dos seguintes segmentos: estudantes da graduação, alunos de pós-graduação, servidores técnico-administrativos, servidores docentes e comunidade externa (público geral).

Qualquer pessoa, vinculada ou não à UFC, já pode se inscrever em quantos canais quiser, dependendo do tipo de assunto no qual tem interesse. O envio de conteúdo, a partir desta sexta-feira (26), será exclusivo dos administradores, ou seja, os inscritos não poderão trocar mensagens por lá.

De acordo com a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, professora Cláudia Buhamra, a estreia da UFC no Telegram representa um avanço desse setor na Universidade:

- O Telegram marca uma nova fase, especialmente por ser uma ferramenta mobile, modalidade que está inserida no dia a dia de todos. A prática omnichannel, responsável pelo uso simultâneo e interligado de diferentes plataformas de comunicação, é indispensável na gestão de marcas de valor como a da Universidade Federal do Ceará", explica a coordenadora.

COMO SE INSCREVER – O Telegram é um aplicativo de celular gratuito, baseado na nuvem, que possibilita a troca de mensagens, áudios, imagens, dentre outros conteúdos. Além disso, ele permite a criação de canais, nos quais os administradores podem enviar mensagens para grupos amplos de usuários interessados em um determinado tipo de conteúdo.

Para se inscrever, é preciso baixar o app Telegram na loja de aplicativos do seu celular e, após o download, procurar por @ufcinforma no campo de busca do app. Quando encontrar o canal desejado, basta selecioná-lo e clicar em "entrar" ou "join", dependendo do idioma do aparelho celular.

Outra opção é fazer o download do aplicativo e, em seguida, clicar nos links dos canais nos quais se tem interesse. São eles:

  • UFC - Universidade Federal do Ceará
  • UFC Informa estudantes de graduação
  • UFC Informa estudantes de pós-graduação
  • UFC Informa servidores TAE
  • UFC Informa docentes

OUTROS CANAIS – Além do Telegram, a UFC está presente em várias outras plataformas de comunicação e sites de redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin (com o perfil @ufcinforma em todas elas), Youtube (canal UFCTV) e Flickr (ufc-informa).

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), órgão vinculado ao Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou para os dirigentes máximos da Administração Superior seu portfólio de novos produtos (o Guia de Fontes da UFC, a plataforma Agenda UFC, o site UFC Informa e o UFC Informa no Telegram), assim como a remodelação da Agência UFC de Notícias, já existente. 

Participaram do encontro virtual:

  • Reitor professor Cândido Albuquerque.
  • Vice-reitor professor Glauco Lobo Filho.
  • Coordenadora de Comunicação e Marketing professora Cláudia Buhamra.
  • Coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão.
  • Superintendente de Tecnologia da Informação professor Edgar Marçal.
  • Servidores técnico-administrativos das equipes da Coordenadoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação.

A exposição foi aberta com a apresentação do novo Guia de Fontes, site que funcionará como banco de dados à disposição de profissionais de imprensa, com indicações dos especialistas mais adequados para falar sobre determinados assuntos. 

O objetivo é automatizar e dar mais agilidade ao grande volume de atendimentos prestados pela Coordenadoria, diariamente, à Imprensa. Para ter acesso, os jornalistas precisarão se cadastrar no site.

- Como principal centro de produção científica do nosso Estado e um dos maiores do País, a UFC é muito procurada. Recebemos cerca de 200 demandas de imprensa por mês, sendo mais de 10 por dia útil. Várias dessas são de veículos nacionais, como Folha de São Paulo, Estadão e Rede Globo", relata o jornalista Marcos Robério, da equipe de assessoria de imprensa da Coordenadoria. 

Uma vez no ar, o Guia será uma ferramenta de consulta eficiente e confiável para profissionais de comunicação, contribuindo para o fortalecimento da relação entre a UFC e os veículos de imprensa. 

- O lançamento será feito com 800 professores cadastrados, e com o tempo esse número será aumentado. Hoje, por exemplo, nos seminários de ambientação de novos docentes, eles já recebem a ficha para aderir ao Guia de Fontes caso desejem. E também será possível que professores possam se cadastrar espontaneamente no próprio site", completa Marcos Robério, destacando a parceria do projeto com a STI e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

AGENDA DE EVENTOS – Com 17 unidades acadêmicas distribuídas entre a Capital e o Interior, o volume de informações e eventos na UFC atrai e interessa a um público tão diverso quanto os "frutos" produzidos dentro da Universidade. Diante desse intercâmbio quase inesgotável, surge uma nova ferramenta on-line, a Agenda UFC. 

Apresentada à administração pela publicitária Camila Miranda, da equipe da Coordenadoria, a plataforma digital centralizará a programação de eventos da Universidade em um só lugar, permitindo fácil acesso e alimentação colaborativa de conteúdo.

- O Site é muito intuitivo. O público ainda terá o apoio de vídeos tutoriais que preparamos, ensinando como preencher o cadastro e divulgar os eventos. Todo o conteúdo passará por moderação da equipe da Coordenadoria antes da publicação dos eventos", explicou Camila. Por meio dele, os organizadores das iniciativas científicas e culturais da comunidade acadêmica poderão cadastrar suas atividades e divulgá-las, veiculando página exclusiva contendo descrição do evento, localização detalhada, contatos com a organização e serviços, tudo integrado com as principais Redes Sociais.

Acessando o Site pode-se obter informações técnicas sobre os principais espaços disponíveis para eventos na Universidade, como auditórios, salas de videoconferência, cinema e arenas esportivas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – A divulgação científica foi a terceira pauta da reunião, com a apresentação da nova fase da Agência UFC, conduzida pelos jornalistas Erick Guimarães e Sérgio de Sousa, também da equipe de assessoria de imprensa da UFC Informa.

Veículo lançado em 2017 e cujas atividades estavam suspensas desde o final de 2019, a Agência UFC é inspirada em agências de notícias de renome, como Reuters, Folhapress, France-Presse e Agência FAPESP, e especializou-se na difusão de matérias aprofundadas sobre pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na UFC. Os veículos de imprensa podem acessar as produções e publicar na íntegra textos, vídeos e fotos com os devidos créditos.

De acordo com Sérgio de Sousa, cada postagem linkando a produção da agência tinha alcance de cerca de 22 mil internautas, e o principal ganho era a geração de um sentimento misto de orgulho e pertencimento. 

- O pesquisador, muitas vezes, costuma pensar apenas do ponto de vista da publicação nas revistas acadêmicas, que obviamente é muito importante, mas tem uma outra atividade essencial que é a ocupação de espaços de visibilidade na sociedade", afirmou Erick Guimarães, fazendo menção ao capital social conferido à UFC pela repercussão das matérias da Agência.

No relançamento, o veículo institucional volta com foco apenas em reportagens de pesquisa, retomando suas atividades com uma série de duas postagens semanais sobre a produção científica da Instituição relacionada à pandemia do Novo Coronavírus e à covid-19. Será uma fase também mais multimídia: os textos virão acompanhados de entrevistas audiovisuais ou o formato podcast.

SITE UFC INFORMA – Outra novidade para o público universitário e a sociedade externa à UFC é o site UFC Informa, que agregará toda a produção das mídias institucionais da Universidade. Além de encontrar informações atualizadas do cotidiano acadêmico com poucos cliques e acessar todos os veículos mencionados, o usuário poderá conferir a memória do trabalho de comunicação institucional realizado pela Coordenadoria, contactar as equipes e ser direcionado para as mídias sociais oficiais. 

Para o vice-reitor, Glauco Lobo, o Encontro mostrou que a Universidade está abrindo suas perspectivas de comunicação, deixando os limites de seus muros e ganhando outros patamares. 

- Certamente, em pouco tempo, essa produção gerará um efeito cascata, fazendo com que outras unidades da Universidade e externas a ela reconheçam a qualidade de nossa comunicação", disse Glauco Lobo. 

O reitor reiterou o raciocínio e manifestou agradecimentos. 

- Muito obrigado, em nome de toda a Universidade. O que estamos fazendo é dando destaque à transparência, à informação, tudo de maneira extremamente profissional", finalizou professor Cândido Albuquerque.

Falando em nome do setor, a professora Cláudia Buhamra agradeceu à Administração Superior pelos feedbacks positivos e à equipe da Coordenadoria (formada por secretários administrativos, jornalistas, publicitários, revisores, cinegrafistas, designers, fotógrafos, editores de vídeo e bolsistas) pelo esforço.

- Aqui temos o estímulo e a valorização necessários para trabalhar. Essa equipe faz a comunicação da UFC acontecer. Não vemos a hora de colocar esses produtos no ar e chamar a comunidade para colaborar", disse a coordenadora, agradecendo também ao coordenador-adjunto, Norton Falcão, pela parceria na condução da Coordenadoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".