Pular para o conteúdo principal

Prefeito do Eusébio demite secretário de Cultura e Turismo

O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, foi exonerado neste domingo (19) pelo prefeito Acilon Gonçalves (PL). 


A exoneração se deu após Léo Abreu ter apoiado a 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que abordou a Homossexualidade no Eusébio, cidade na Região Metropolitana de Fortaleza.

A denúncia foi feita por moradores do Eusébio pelas redes sociais afirmando que o secretário estava fazendo 'apologia ao sexo'. O prefeito Acilon Gonçalves anunciou a exoneração do secretário após estas manifestações populares.

O evento, que durou uma semana e terminou neste sábado (18) trouxe oficinas, espetáculos e mesas redondas. Tendas foram montadas na Praça Polar do Eusébio e em uma cidade cenográfica. Em manifestações na Internet, vídeos e imagens de apresentações denunciam cenas que seriam de 'simulação sexual', feitas por artistas homossexuais.

Acilon Gonçalves usou sua conta no Instagram e no Facebook para se manifestar. Ele alegou que as performances realizadas 'feriam a ética e os princípios religiosos', e que não compactuava com 'essa conduta'. Acilon informou que teria mais controle sobre a Secretaria de Cultura, defendendo 'a moral e a família'.

A publicação recebeu o apoio de moradores e registrou críticas contra decisão do prefeito. Alguns seguidores chegaram a utilizar termos como 'fascista'.




REAÇÃO - O suplente de deputado estadual pelo Psol, ator, diretor teatral e jornalista Ari Areia considerou que a demissão uma sinalização perigosa de inclinação à censura. Por meio de sua assessoria de imprensa, Areia disse tomará medidas cabíveis em instâncias superiores para combater o 'controle autoritário' em ações culturais.

Em nota à imprensa, Acilon Gonçalves informa "que os espetáculos feriram a ética e atacaram a família". Ressaltou a importância da Secretaria da Cultura do Eusébio ter o domínio pleno da programação do evento.

"Assumirei de agora em diante o controle total e irrestrito de todos os eventos de qualquer secretaria que envolva a presença de público, como também qualquer utilização de equipamento para fins públicos ou privados. Repudio os envolvidos na convenção e investigarei sobre o evento, que teve uma deturpação grave", prometeu.


QUEM É - O agora ex-secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu tem 35 anos. É formado em Administração pela Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece). Ator e professor de Teatro. Já ocupou foi diretor do Departamento de Artes e Ofícios, coordenador de Cultura; subsecretário de Cultura e secretário de Cultura de Eusébio.

APOIO - Sobre o evento, o site da Prefeitura Municipal do Eusébio publicou o seguinte na segunda (13):

"Foi aberta neste domingo a 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que está acontecendo no Eusébio e transcorrerá até o dia 18 próximo, com oficinas, espetáculos, mesas redondas, reunindo artistas de todo país e do exterior. A abertura aconteceu na lona montada na cidade cenográfica Eusebelém e contou com a presença do Prefeito Acilon Gonçalves, do secretário de Cultura e Turismo, demais secretários e vereadores que prestigiaram o momento.

Em seu pronunciamento aos presentes, o prefeito agradeceu os organizadores por terem escolhido o Eusébio para sediar o evento de nível internacional e destacou que sempre que o município é convidado para anfitrionará alguma atividade busca oferecer o melhor. Convido os moradores do Eusébio e das cidades vizinhas,que aceitem o nosso chamado e participem da programação que está bem diversificada para atender a todos os gostos. Pois todos nós, desde crianças, somos amantes da arte circense.


Acilon pontua que são sete dias de oportunidades para que as pessoas interessadas participem de oficinas ministradas por artistas de alto nível, como também assistam os diversos espetáculos que acontecerão a partir das 17 horas, diariamente.Várias cidades estão aqui representadas. Isto é Cultura, isto é o Eusebio sendo revelado para todo o Brasil. Participem pois toda a programação é totalmente gratuita”, destacou.

O Secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, também fez seus agradecimentos pela confiança depositada pelos organizadores do evento, ao escolherem o Eusébio, como sede da Convenção Nacional. “No ano passado sediamos a Convenção Estadual que foi muito boa e temos certeza que a nacional será melhor. Quero agradecer ao Prefeito Acilon por ser um grande apaixonado pela Cultura. Iniciar 2020 com um evento nacional, é muito significativo e demonstra que teremos boas novidades no decorrer do ano. Convidamos a todos os munícipes participem,divulguem e convidem amigos e familiares para que participem da programação que está de alto nível”, asseverou.

Programação de segunda (13)
De 9h – 12h – OFICINAS
Clínica Equilíbrio Sobre as Mãos (com Alexsandro dos Santos – São Paulo/SP)
DiabolosMison (com Xavier Ruiz – Natal/RN – Venezuela)
Oficina de Hip Hop Dance (com Kaylla Raquel – Goiânia/GO)
O Jogo de Espada do Cariri (com Francisco Gomide e Cinho Evangelista – Juazeiro do
Norte/CE)
Iniciação ao Circo Acrobacia de Solo – Infantil 9com Jaderson Nobre – Eusébio/CE)
De 14h às 17h – OFICINAS
O Olhar, Espaço e Tempopara a Manipulação de Objetos (com Yuri Quiterio- São Paulo/SP)
BeatBoxcom Shagui – San Alberto (Buenos Aires/ARG)
Perna de Paucom Trupe Baião de 2 (São Paulo/SP)
ESPETÁCULOS
17h Junto e Misturado (Grupo Desequilibradoz (Maracanaú/CE)
18h Amateur (PayasoSatin- São Paulo/SP)
20h PALCO ABERTO
ESPETÁCULOS
21h Sui Generis (Cia. Fundo Mundo – Florianópolis/SC)
22h NOITE EXPERIMENTAL
23h Cabaré da Desgraça (Bando As 10 Graças de Bufonaria – Fortaleza/CE)
23h59 Show Mateus Fazeno Rock (Fortaleza/CE).




Leia também:

Regina Duarte é convidada para Secretaria Nacional de Cultura
Bolsonaro demite secretário nacional de Cultura

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".