Pular para o conteúdo principal

Prefeito do Eusébio demite secretário de Cultura e Turismo

O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, foi exonerado neste domingo (19) pelo prefeito Acilon Gonçalves (PL). 


A exoneração se deu após Léo Abreu ter apoiado a 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que abordou a Homossexualidade no Eusébio, cidade na Região Metropolitana de Fortaleza.

A denúncia foi feita por moradores do Eusébio pelas redes sociais afirmando que o secretário estava fazendo 'apologia ao sexo'. O prefeito Acilon Gonçalves anunciou a exoneração do secretário após estas manifestações populares.

O evento, que durou uma semana e terminou neste sábado (18) trouxe oficinas, espetáculos e mesas redondas. Tendas foram montadas na Praça Polar do Eusébio e em uma cidade cenográfica. Em manifestações na Internet, vídeos e imagens de apresentações denunciam cenas que seriam de 'simulação sexual', feitas por artistas homossexuais.

Acilon Gonçalves usou sua conta no Instagram e no Facebook para se manifestar. Ele alegou que as performances realizadas 'feriam a ética e os princípios religiosos', e que não compactuava com 'essa conduta'. Acilon informou que teria mais controle sobre a Secretaria de Cultura, defendendo 'a moral e a família'.

A publicação recebeu o apoio de moradores e registrou críticas contra decisão do prefeito. Alguns seguidores chegaram a utilizar termos como 'fascista'.




REAÇÃO - O suplente de deputado estadual pelo Psol, ator, diretor teatral e jornalista Ari Areia considerou que a demissão uma sinalização perigosa de inclinação à censura. Por meio de sua assessoria de imprensa, Areia disse tomará medidas cabíveis em instâncias superiores para combater o 'controle autoritário' em ações culturais.

Em nota à imprensa, Acilon Gonçalves informa "que os espetáculos feriram a ética e atacaram a família". Ressaltou a importância da Secretaria da Cultura do Eusébio ter o domínio pleno da programação do evento.

"Assumirei de agora em diante o controle total e irrestrito de todos os eventos de qualquer secretaria que envolva a presença de público, como também qualquer utilização de equipamento para fins públicos ou privados. Repudio os envolvidos na convenção e investigarei sobre o evento, que teve uma deturpação grave", prometeu.


QUEM É - O agora ex-secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu tem 35 anos. É formado em Administração pela Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece). Ator e professor de Teatro. Já ocupou foi diretor do Departamento de Artes e Ofícios, coordenador de Cultura; subsecretário de Cultura e secretário de Cultura de Eusébio.

APOIO - Sobre o evento, o site da Prefeitura Municipal do Eusébio publicou o seguinte na segunda (13):

"Foi aberta neste domingo a 20ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que está acontecendo no Eusébio e transcorrerá até o dia 18 próximo, com oficinas, espetáculos, mesas redondas, reunindo artistas de todo país e do exterior. A abertura aconteceu na lona montada na cidade cenográfica Eusebelém e contou com a presença do Prefeito Acilon Gonçalves, do secretário de Cultura e Turismo, demais secretários e vereadores que prestigiaram o momento.

Em seu pronunciamento aos presentes, o prefeito agradeceu os organizadores por terem escolhido o Eusébio para sediar o evento de nível internacional e destacou que sempre que o município é convidado para anfitrionará alguma atividade busca oferecer o melhor. Convido os moradores do Eusébio e das cidades vizinhas,que aceitem o nosso chamado e participem da programação que está bem diversificada para atender a todos os gostos. Pois todos nós, desde crianças, somos amantes da arte circense.


Acilon pontua que são sete dias de oportunidades para que as pessoas interessadas participem de oficinas ministradas por artistas de alto nível, como também assistam os diversos espetáculos que acontecerão a partir das 17 horas, diariamente.Várias cidades estão aqui representadas. Isto é Cultura, isto é o Eusebio sendo revelado para todo o Brasil. Participem pois toda a programação é totalmente gratuita”, destacou.

O Secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, também fez seus agradecimentos pela confiança depositada pelos organizadores do evento, ao escolherem o Eusébio, como sede da Convenção Nacional. “No ano passado sediamos a Convenção Estadual que foi muito boa e temos certeza que a nacional será melhor. Quero agradecer ao Prefeito Acilon por ser um grande apaixonado pela Cultura. Iniciar 2020 com um evento nacional, é muito significativo e demonstra que teremos boas novidades no decorrer do ano. Convidamos a todos os munícipes participem,divulguem e convidem amigos e familiares para que participem da programação que está de alto nível”, asseverou.

Programação de segunda (13)
De 9h – 12h – OFICINAS
Clínica Equilíbrio Sobre as Mãos (com Alexsandro dos Santos – São Paulo/SP)
DiabolosMison (com Xavier Ruiz – Natal/RN – Venezuela)
Oficina de Hip Hop Dance (com Kaylla Raquel – Goiânia/GO)
O Jogo de Espada do Cariri (com Francisco Gomide e Cinho Evangelista – Juazeiro do
Norte/CE)
Iniciação ao Circo Acrobacia de Solo – Infantil 9com Jaderson Nobre – Eusébio/CE)
De 14h às 17h – OFICINAS
O Olhar, Espaço e Tempopara a Manipulação de Objetos (com Yuri Quiterio- São Paulo/SP)
BeatBoxcom Shagui – San Alberto (Buenos Aires/ARG)
Perna de Paucom Trupe Baião de 2 (São Paulo/SP)
ESPETÁCULOS
17h Junto e Misturado (Grupo Desequilibradoz (Maracanaú/CE)
18h Amateur (PayasoSatin- São Paulo/SP)
20h PALCO ABERTO
ESPETÁCULOS
21h Sui Generis (Cia. Fundo Mundo – Florianópolis/SC)
22h NOITE EXPERIMENTAL
23h Cabaré da Desgraça (Bando As 10 Graças de Bufonaria – Fortaleza/CE)
23h59 Show Mateus Fazeno Rock (Fortaleza/CE).




Leia também:

Regina Duarte é convidada para Secretaria Nacional de Cultura
Bolsonaro demite secretário nacional de Cultura

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".