Pular para o conteúdo principal

Confira o 16 de fevereiro na História

Confira o 16 de fevereiro na História, segundo o Arquivo Nirez:


  • 1699 - Ordem Régia resolvia sobre a construção de uma igreja, que foi a primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza (Catedral), cuja construção foi autorizada por outra Ordem Régia, de 12 de fevereiro de 1746.
  • 1858 - Fortaleza tem novo Chefe de Polícia, quando assume Antônio Joaquim de Oliveira Júnior.
  • 1879 - Instala-se em Fortaleza a Caixa Econômica do Ceará.
  • 1892 - Cadetes da Escola Militar do Ceará, revoltam-se contra o governador do Estado, José Clarindo de Queirós, obtendo adesão das forças federais, e o depõem na manhã do dia seguinte. Os tiros de canhões derrubam a estátua do general Tibúrcio na Praça do Palácio, mas ela cai de pé. O motivo foi que Clarindo de Queirós era aliado de Deodoro da Fonseca e o golpe dado por Floriano Peixoto determinou a deposição de todos os governadores que apoiavam Deodoro. Assume o governo o coronel José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril), que passou o governo para o vice major Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso) no dia 18 de fevereiro de 1892. O Palácio da Luz foi residência do Capitão-mor Antônio de Castro Viana. Lá funcionou a Câmara Municipal. Foi depois (11 de janeiro de 1809) vendido ao Estado e passou a abrigar o Governo. Em 1892 foi gravemente danificado quando da deposição do presidente Clarindo de Queirós pela Escola Militar do Ceará. Em fevereiro de 1960, na gestão do governador José Parsifal Barroso, metade dele foi vendido, sendo aberta uma rua dividindo-o. Já abrigou a Biblioteca Pública, a Casa de Cultura Raimundo Cela (1975) e hoje abriga a Academia Cearense de Letras.
  • 1894 - Assassinado por José Vidal, em Fortaleza, Joaquim Vitoriano, um dos fundadores da Padaria Espiritual onde usava o pseudônimo de Paulo Kandalaskaia.
  • 1924 - Novo comandante na Capitania dos Portos do Ceará, quando o interino capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca entrega o comando ao também interino capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto.
  • 1932 - Morre o comerciante Antônio Rodrigues de Oliveira, ex-proprietário do Petit Café, na Rua São Paulo.
  • 1934 - Morre o desenhista Paulo Siqueira, da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS).
  • 1946 - Às 11 horas assume a Interventoria Federal, o advogado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza), recebendo o cargo das mãos de Acrísio Moreira da Rocha, que governou menos de um mês.
  • 1956 - Toma posse o novo delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC no Ceará, Aldenor Nunes Freire, que fora nomeado em 25 de janeiro de 1956.
  • 1959 - Constituída a Companhia Cearense de Cimento Portland, que só iniciou suas atividades em 24 de novembro de 1968.
  • 1967 - Fundado o Clube da Imprensa de Fortaleza.
  • 1973 - A Rádio Iracema de Fortaleza muda-se do Edifício Guarani, na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar, para 12º andar do Edifício Senador, na Rua Senador Pompeu em frente ao jornal O Povo (depois Mesbla, hoje A Insinuante). Hoje nos baixos do edifício fica uma agência do Banco do Brasil.
  • 1977 - Morre, aos 78 anos de idade, o jornalista Carlos Furtado Lobo (Carlos Lobo), médico veterinário, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Ex-diretor do Departamento de Correios e Telégrafos. Seu sepultamento foi no cemitério Parque da Paz.
  • 1978 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do mini-jornal O Surrealista, homenagem à artista plástica e escritora Dolores Aquino, dirigido por João Nazaré Cardoso; editado por Francisco Gadelha, e secretariado por Francisco Félix. O jornal mede 10 x 14 centímetros.
  • 1982 - O jornal Correio do Ceará passa a ser impresso pela Editora Gráfica Meio-Dia, pertencente ao grupo Ultralimpo Empreendimentos, que há dois anos vem editando o jornal Meio Dia.
  • 1984 - Empossada a nova diretoria da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), que tem na presidência o jornalista Demócrito Rocha Dummar.
  • 1990 - Morre, à 1 horas, vítima de edema agudo do pulmão, aos 90 anos de idade, o empresário Anastácio Mendes Braga (Tácio Braga), fundador e proprietário da Empresa São Paulo de Transportes.
  • 1992 - Repercute em Fortaleza a morte do ex-presidente Jânio da Silva Quadros (Jânio Quadros), aos 75 anos de idade, em São Paulo.
  • 1999 - Plena terça-feira de Carnaval, na Avenida Domingos Olímpio, morre, após ser entrevistado pela Rádio Dragão do Mar, o cantor Luís Bernardo Filho (Nosinho Silva), cognominado “o malabarista do ritmo”, aos 63 anos de idade, que atuou por muitos anos nos palcos cearenses. Seu corpo ficou no IML até ser procurado pela família. O enterro acontece às 10 horas, no Cemitério São João Batista, no dia 18. Nozinho ficou conhecido pelas participações em programas de auditório no Ceará Rádio Clube (PRE-9) e Rádio Iracema. Nascera em Fortaleza, a quatro de julho de 1935.
  • 2001 - Lançado, às 20 horas, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na Rua Barão do Rio Branco, 1597, na Praça do Carmo, o livro Raimundo Girão o homem, organizado pelos pesquisadores Eurípedes Chaves Júnior e Valdelice Carneiro Girão, sendo apresentado pelo escritor Brlanchard Girão, ainda comemorando o Centenário de Raimundo Girão ocorrido em 2000. O livro foi editado graças ao financiamento do empresário Francisco Clodomir Rocha Girão.
  • 2003 - Olisvaldo Leal de Oliveira Júnior, e Dayanny Kelly Santos Costa, são escolhidos no Teatro São José, como Rei Momo infantil e Rainha do Carnaval Infantil 2003, respectivamente. Visitarão os bailes infantis e o desfile na Avenida Domingos Olímpio.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Postagens mais visitadas deste blog

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…