Pular para o conteúdo principal

Fortaleza é a primeira cidade do mundo a receber o Prêmio Internacional Visão Zero para a Liderança Juvenil

Fortaleza é a primeira cidade do Mundo a receber o Prêmio Internacional Visão Zero para a Liderança Juvenil (International Vision Zero for Youth Leadership Award), concedido pela Iniciativa Visão Zero para Juventude, instituição liderada pelo Centro Nacional para Caminhos Seguros para Escola, dos Estados Unidos, com o apoio da Fundação FIA. A premiação foi anunciada nesta segunda-feira (17), em Estocolmo, na Suécia, e Fortaleza foi agraciada por conta das ações de mobilidade urbana.


O Prêmio foi entregue à secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, e ao secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, que representaram o prefeito Roberto Claudio em solenidade presidida por Zoleka Mandela, embaixadora Global da Child Health Initiative (Iniciativa Saúde da Criança), neta do ex-presidente Neslon Mandela, da África do Sul.

A entrega ocorreu durante o evento This is my Street, Safe and Healthy Journeys for Children and Youth (“Isto é minha rua, Caminhos Seguros e Saudáveis para Crianças e Jovens”), organizado pela Fundação FIA, em Estocolmo, como pré-evento oficial da 3ª Conferência Internacional Ministerial sobre Segurança Viária.

Entre 2016 e 2018, a cidade de Fortaleza teve uma redução de 20,7% na mortalidade e lesões infantis, em todos os tipos de acidentes de trânsito, incluindo acidentes com pedestres. Em 2020, a Prefeitura de Fortaleza está implementando projetos de segurança viária nas áreas escolares, com o programa "Caminhos da Escola", que será implantado em 120 escolas da rede públicas da cidade.

“Pesquisas mostram hoje que os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento do cérebro humano. É por isso que nos preocupamos em investir na melhoria de espaços públicos na nossa cidade, incluindo ruas e praças, por exemplo, para que as crianças possam brincar e interagir com os amigos e a família”, afirma o prefeito Roberto Claudio, destacando que “isso significa investir no futuro. O caminho para uma qualidade de vida melhor na nossa sociedade também é através de ruas mais seguras”, conclui.

Representantes do mundo da indústria e da pesquisa, organizações e instituições internacionais, e profissionais do mundo todo se encontraram em Estocolmo para a Conferência Internacional, onde foram apresentados e compartilhados casos de sucessos e lições da implementação do Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020 (Global Plan for the Decade of Action for Road Safety 2011–2020), além de traçar direcionamentos estratégicos futuros para a segurança viária global até 2030 e definir formas de acelerar ação sobre estratégias comprovadas para salvar vidas.

“Temos a honra de reconhecer os esforços e as realizações de uma cidade que constrói, sob fortes fundações, sua mobilidade urbana, para promover a próxima geração de usuários de vias em Fortaleza, com foco no caminhar, andar de bicicleta e no uso do trânsito seguro,” disse Nancy Pullen-Seufert, Diretora do Centro Nacional de Caminhos Seguros para Escola, do Centro de Pesquisa para Segurança Viária da Universidade da Carolina do Norte (National Center for Safe Routes to School, University of North Carolina Highway Safety Research Center), nos Estados Unidos. “O compromisso de Fortaleza com as crianças, incluindo suas necessidades de brincar, de sentir-se comunidade, de acesso a espaços infantis e oportunidade de um transporte ativo, é um compromisso que desejamos ver seguido por outras cidades do mundo”, afirmou.

O Prêmio Internacional é uma extensão de um programa de premiação que começou nos Estado Unidos. Ele é conduzido pelo Comitê Visão Zero para Juventude, composto por organizações internacionais de segurança viária.

Na versão local, as cidades de Los Angeles, com o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles (The Los Angeles Unified School District), e Nova York, com sua Força Tarefa Visão Zero (Vision Zero Task Force) foram os dois primeiros vencedores do Prêmio nos Estados Unidos.

O Prêmio Internacional Visão Zero para a Liderança Juvenil reconhece e destaca práticas notáveis de segurança viária com o objetivo de inspirar outras cidades em tomar medidas corajosas para alcançar uma mortalidade zero no trânsito entre crianças e jovens.

Fortaleza mereceu o reconhecimento internacional por seus esforços em priorizar a mobilidade e a segurança para todos os usuários da estrada. A cidade foi escolhida como primeira recebedora do Prêmio Internacional devido ao seu trabalho em criar uma cultura de transporte ativo para crianças e jovens, incluindo:

- Implementar medidas de trânsito calmo para reduzir a velocidade inclusive onde crianças caminham e andam de bicicleta;

- Redesenhar zonas tradicionalmente usadas somente por veículos motorizados em zonas comuns para recreação, educação e atividade;

- Criar programas com foco na criança em si, garantindo que a ela não pode apenas se deslocar em segurança mas também pode se engajar de maneira significativa com o meio ambiente;

- Priorizar a juventude em políticas de segurança viária.

Para saber mais sobre Visão Zero para Juventude e o Prêmio Internacional, incluindo uma ficha de quatro páginas sobre as iniciativas e esforços de segurança no transporte de Fortaleza, entre no site da Instituição (http://www.visionzeroforyouth.org/).

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre primeira radialista cearense pelo Coronavírus

O Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará informa a primeira morte de radialista por Coronavírus no Estado.




Trata-se da acopiarense Jéssica Moreno (Francisca Moreno Dias), de 35 anos, da Rádio Liberdade de Iguatu.

Jéssica trabalhou ainda nas rádios Jornal, Mais FM, Tropicália FM e Antena Sul.

Jéssica Moreno morreu nesta quarta-feira (8).

Nota de pesar da Rádio Liberdade:

"É com pesar que noticiamos a morte da radialista Jéssica Moreno, de 35 anos, ocorrida no final da tarde desta quarta-feira (8), no Hospital Regional do Cariri. A comunicadora teve seu estado de Saúde agravado por conta de uma crise de hiperglicemia (elevação da glicose no sangue).

Jéssica era uma pessoa alegre, extrovertida e, acima de tudo, dedicada à sua profissão. Tinha um jeito carinhoso de interagir com seus ouvintes e internautas.

Neste momento de dor e tristeza, a equipe da Rádio Liberdade AM presta solidariedade à família e manifesta seus mais sinceros sentimentos".

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre primeira radialista cearense pelo Coronavírus

O Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará informa a primeira morte de radialista por Coronavírus no Estado.




Trata-se da acopiarense Jéssica Moreno (Francisca Moreno Dias), de 35 anos, da Rádio Liberdade de Iguatu.

Jéssica trabalhou ainda nas rádios Jornal, Mais FM, Tropicália FM e Antena Sul.

Jéssica Moreno morreu nesta quarta-feira (8).

Nota de pesar da Rádio Liberdade:

"É com pesar que noticiamos a morte da radialista Jéssica Moreno, de 35 anos, ocorrida no final da tarde desta quarta-feira (8), no Hospital Regional do Cariri. A comunicadora teve seu estado de Saúde agravado por conta de uma crise de hiperglicemia (elevação da glicose no sangue).

Jéssica era uma pessoa alegre, extrovertida e, acima de tudo, dedicada à sua profissão. Tinha um jeito carinhoso de interagir com seus ouvintes e internautas.

Neste momento de dor e tristeza, a equipe da Rádio Liberdade AM presta solidariedade à família e manifesta seus mais sinceros sentimentos".

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…