Pular para o conteúdo principal

Há 28 anos morria Rogaciano Leite Filho

Confira o 5 de março na História de Fortaleza:
  • 1841 - Morre, no Aracati, o ex-vice-presidente José de Castro e Silva (filho), cearense de Aracati nascido a quatro de agosto de 1776.
  • 1914 - A The Ceará Light & Power Cº Ltda suspende o tráfego dos bondes, em virtude da falta de segurança, pela ameaça da invasão dos jagunços de Juazeiro do Norte, para derrubar o Governo Estadual. Também são fechados os colégios, as repartições públicas, casas de diversões, indústrias e o comércio, pelo mesmo motivo. A cidade estava cheia de trincheiras.
  • 1925 - Ocorre a inauguração oficial da tubulação adutora da água do Acarape, em Fortaleza, do abastecimento d'água de Fortaleza.
  • 1938 - Criada a Caixa Beneficente da Guarda Cívica de Fortaleza, que depois se denominou Associação Beneficente Três de Setembro, em homenagem à data da criação da extinta Guarda Cívica de Fortaleza.
  • 1942 - Toma posse, na chefia da Secretaria de Polícia e Segurança Pública, para o qual fora nomeado em 26 de abril, Rui de Almeida Monte (Rui Monte).
  • 1944 - Instalada a Delegacia da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Norte e Nordeste-FTIANN.
  • 1948 - Inaugurado no Alto da Balança o primeiro telefone público de Fortaleza, iniciativa do prefeito Acrísio Moreira da Rocha.
  • 1951 - Deixa o comando da 10ª Região Militar o general Ciro do Espírito Santo Cardoso, assumindo em 19 de maio o general Edgardino de Azevedo Pinta.
  • 1953 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), de 35 anos, em substituição a Jurandir Marães Picanço.
  • 1960 - Ocorre entre as homenagens prestadas ao jornalista e fotógrafo João Luciano da Mota Carneiro (Luciano Carneiro), a aposição de placa na avenida que tem o seu nome, embora ainda não pronta. E abertura, na Casa do Jornalista (da ACI), de exposição fotográfica daquele repórter.
  • 1969 - O comerciante José Ramos Torres de Melo é condecorado no Palácio da Luz com a Medalha da Abolição.
  • 1969 - Fundado em Fortaleza o Museu Fonográfico do Ceará - Musfono, iniciativa do musicógrafo Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), em sua residência, na Rua Professor João Bosco, 560, bairro de Rodolfo Teófilo. Depois se transformaria, em 1975, no Museu Cearense da Comunicação, hoje Arquivo Nirez.
  • 1970 - Morre em Fortaleza o 1º motorista (chauffeur) do Ceará, portador da primeira carteira de habilitação, Rafael Dias Marques, português, que dirigiu o primeiro carro chegado em Fortaleza em 1909.
  • 1971 - Publicado no Diário Oficial do Município 4.618, o Decreto 3.654, de 25 de fevereiro de 1971, que cria a Escola de 1º Grau Sebastião de Abreu, tendo como primeira diretora a professora Liles Benevides, funcionando na Avenida Gerardo Barbosa nº 1065, no Bom Jardim.
  • 1971 - Publicado no Diário Oficial do Município 4.618, o Decreto 3.654, de 25 de fevereiro de 1971, criando a Escola de 1º Grau Bárbara de Alencar, na Rua Capitão Porfírio, 544, no Parque Santa Maria.
  • 1972 - Com a benção do padre Moisés, em presença das diretoras Solange Rosa e Etelvina Barbosa é inaugurado, em Fortaleza, o Centro Educacional Piaget.
  • 1975 - Criação da Universidade Estadual do Ceará-Uece, obedecendo a Resolução 2/75 por ato do Conselho Diretor da Fundação Educacional do Estado do Ceará - Funeduce sob a orientação do professor Antônio Martins Filho.
  • 1983 - Morre, aos 54 anos de idade, o odontólogo Adelino de Alcântara Filho (Adelino Alcântara), ex-deputado estadual. Era cearense de São Gonçalo, nascido em 17 de dezembro 1927.
  • 1983 - Cai em Fortaleza uma chuva de 85 milimetros, com duração de sete horas, causando vários transtornos, inundações, derrubando a ponte do Lagamar e deixando centenas de desabrigados.
  • 1985 - Em Fortaleza abre-se o II Ciclo de Estudos e Debates de Administração Hospitalar Norte-Nordeste, no Imperial Othon Palace, sob o tema “Administração - A solução para a crise no âmbito da Saúde”.
  • 1986 - A Divisão de Música Popular da Funarte e a Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira promovem, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o IV Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, no período até oito de março de 1986, com a participação do pesquisador cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), representando o Ceará.
  • 1989 - Chega a Fortaleza o presidenciável Roberto Freire, deputado pernambucano do Partido Comunista Brasileiro-PCB.

  • 1992 - Morre à noite, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 37 anos de idade, vítima de Aids,o jornalista cearense Rogaciano Leite Filho, que assinava a coluna “Em Off” no jornal O Povo. Seu corpo chegou em Fortaleza no dia seguinte sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 2002 - Falece no Rio de Janeiro o ex-deputado federal, comerciante e incorporador imobiliário Bonaparte Pinheiro Maia. Ele e o irmão Salomão Pinheiro Maia mantiveram em 1958 O Jornal, na praça José Júlio (Praça Coração de Jesus, no prédio onde funciona hoje o Tribunal Regional Eleitoral-TRE). O Jornal foi precursor em Fortaleza da imprensa com formato gráfico inovador. Bonaparte Maia, eleito naquele ano, foi deputado federal de 1959 a 1963, lutando pela consolidação da Sudene.

Com informações do Arquivo Nirez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".