Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza divulga Cenário da Covid-19

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) divulga por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), um relatório técnico sobre o cenário da Covid-19 na Capital. 


Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa virtual. Participaram do momento a secretária executiva da Saúde, Ana Estela Fernandes, o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da SMS, Antônio Silva Lima Neto; o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Soares; e o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues (Doutor Cabeto).

Na ocasião, foi apresentado o boletim epidemiológico e um estudo de projeção da pandemia do Novo Coronavírus em Fortaleza e no Ceará. Segundo os especialistas, é possível fazer algumas previsões, caso o Isolamento Social Rígido não seja cumprido pela população.

Os primeiros dados eram sobre o atual cenário na Capital, que indicaram uma mudança de patamar da transmissão. “Há um aumento bastante relevante, sobretudo, identificado nas fatalidades, que de alguma forma dialoga com a propagação da doença para as mais diversas áreas da Cidade”, explicou Antônio Silva Lima Neto.

O estudo mostrou que Fortaleza vivenciou duas ondas epidêmicas, segundo ele. “A primeira onda se estende até 31 de março, onde parece que vai diminuir, mas depois há uma expansão para essa segunda onda, que coincide com a dispersão do vírus para as outras áreas, as mais vulneráveis da Capital", explanou.

De acordo com o professor José Soares, os bairros de Fortaleza se encontram em fases diferentes da epidemia

No mapa de confirmação de casos por bairros em Fortaleza, observou-se que o número maior se aplica aos locais onde a epidemia começou. “Lá, a testagem era mais ampla, mais acessível, sobretudo na área do Meireles, Aldeota, Cocó e Mucuripe, que começaram com os casos importados. Mas hoje, temos uma confirmação bem maior em áreas mais vulneráveis. Já são mais de 150 casos no Vicente Pinzon e, sobretudo, no Cristo Redentor, Barra do Ceará e também em direção à Regional 5 e parte da Regional 6. São áreas muito importantes para nós porque contêm grandes aglomerados, principalmente se pensarmos em exaustão do Sistema de Saúde”, alertou.

O mapa de calor mostra as áreas onde a transmissão está ganhando amplitude, confirmando que os casos estão aumentando nas regiões mais vulneráveis.

Projeção de óbitos - Quanto às fatalidades, os dados demonstraram um padrão mais exponencial. “Na nossa curva de óbitos, a gente percebe uma mudança de padrão impressionante nos últimos dez dias. Temos hoje uma média de 16 óbitos confirmados por dia. Mas quando a gente analisa as últimas semanas, essa média sobe para 30 óbitos por dia e a expectativa ainda é, infelizmente, de um aumento de fatalidades neste momento”, disse.

Em relação à faixa etária, o estudo mostra que Fortaleza representa o município de maior número de mortes em todas as faixas. E ainda destaca que as mortes se concentram em áreas de baixo IDH. 

“Infelizmente, estes desfechos fatais se concentram muito nos bairros de baixo IDH. Quase 90% dos óbitos, até o momento, aconteceram nestes bairros", destacou o gerente.

Na coletiva foi apresentado um estudo elaborado pelo professor José Soares, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no qual é possível fazer previsões acerca da situação epidemiológica. “Por que essa epidemia é difícil de ser modelada matematicamente? Porque é uma contaminação invisível e silenciosa, tem alta eficiência de contágio, alto tempo de incubação e a alta mobilidade dos tempos modernos. Quando você combina estes quatro fatores, isto nos leva a uma epidemia sem precedentes”, pontuou.

Isolamento necessário - Por meio dos dados e projeções, José Soares mostrou que o primeiro decreto do Governo do Estado foi o mais eficiente. "Vemos que a curva foi achatada. Mas em seguida, vemos também que o isolamento mais rígido precisa ser aplicado, infelizmente”, afirmou.

Conforme o professor, a estimativa de parâmetros foi feita em cima do número de óbitos, já que a testagem ainda não é suficiente. "Nossa previsão é uma projeção de aproximadamente 4 mil óbitos até o dia 31 de maio. Então, o lockdown se vê necessário na Cidade”, completou.

Soares apontou possíveis soluções. “Primeiro, é preciso entender que os bairros de Fortaleza se encontram em fases diferentes da epidemia. Mas há aplicativos, por exemplo, que conseguem capturar a trajetória das pessoas. Eles são capazes de coletar dados, caso as pessoas permitam que sejam rastreadas ao longo do tempo. Assim, é possível rastrear e identificar aquelas pessoas que foram infectadas, assim como aquelas que tiveram apenas contato perigoso etc.”, concluiu.

Ações municipais - A secretaria executiva da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Fernandes, ressaltou as medidas que a Prefeitura vem tomando e destacou a preocupação em aumentar a capacidade de acolhimento dos pacientes.

“Há mudanças consideráveis em todos os níveis de Atenção. Na Primária, com atuações mais incisivas na última semana, com os Postos fazendo atendimento e monitoramento para diagnóstico precoce, assim como os Agentes de Endemias colaborando com a identificação, orientação e sensibilização da população. Nas UPAs 
municipais estamos entregando hoje 170 novos leitos de observação, o que significa um aumento de 170% nesta porta de entrada", lembrou.

A secretária destacou, que o hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas iniciou, nesta quinta-feira (7), as atividades do quarto bloco, que tem 17 novos leitos.

"Também estamos abrindo mais 10 leitos no IJF2, totalizando 60 leitos de terapia intensiva, e para a próxima segunda-feira está prevista a abertura de uma enfermaria com 47 leitos. Temos ainda mais 8 leitos de UTI no Hospital da Mulher com mais 19 de enfermaria. No Frotinha do Antônio Bezerra, estamos colocando mais 8 leitos de terapia intensiva e 24 de enfermaria. No total, já expandimos no Município 103 leitos de terapia intensiva, 170 de observação e 247 leitos de enfermaria", ressaltou Ana Estela.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".