Pular para o conteúdo principal

Secretaria lança Site do Sistema de Informações Culturais

Previsto no decreto nº 28.442, de 30 de outubro de 2006, que regulamenta a Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006, que institui o Sistema Estadual da Cultura, o Sistema de Informações Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SIC) chega ao público através da página https://sic.secult.ce.gov.br/

O Sistema de Informações Culturais visa coletar, armazenar, organizar e difundir informações relativas à cultura possibilitando o mapeamento cultural e a produção de indicadores aplicáveis, de forma coerente, aos processos de formulação e implantação de políticas culturais. A plataforma oficial do SIC é o Mapa Cultural do Ceará.

Lançado em um primeiro momento com o projeto de adesão de 20 novos municípios à Rede dos Mapas Culturais do Ceará, o site do SIC tem como missão contribuir para o aumento da transparência da Secult, criando melhores possibilidades de controle social das ações governamentais. A página reforça o momento atual de qualificação da política cultural, a partir do investimento numa rede de informações e cadastros integrada, que faz a ligação entre o estado e os municípios.

Atualmente, a Rede dos Mapas Culturais do Ceará vem se expandindo e está presente nos municípios de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Guaramiranga e Chorozinho. Com a integração da rede, ficou mais fácil para quem trabalha na área ou quer conhecer o campo da cultura obter informações e indicadores, a partir de um único cadastro.

“O Sistema de Informações Culturais (SIC) vem para aproximar os municípios que quiserem ter os seus mapas municipais dentro do Mapa Cultural do Ceará e para ajudar aqueles interessados em criar seus mapas próprios. Na página encontrarão um passo a passo, link para inscrição, além de informações para que os municípios que possuem interesse em customizar seus próprios mapas. Eles obterão um suporte da Secult, nesta etapa inicial. O grande benefício para o município é ter é uma base de dados com mais autonomia para elaborar políticas públicas a partir das informações geradas com o Mapa" destaca André Lopes, Orientador da Célula de Desenvolvimento Institucional.

A destinação de um gestor que administrará o mapa municipal, o suporte ao usuário final, bem como o investimento para a customizações e melhorias pontuais na plataforma, ficará a critério dos municípios. Já Secult oferecerá infraestrutura de hospedagem da plataforma e treinamento inicial, além de garantir o bom funcionamento da plataforma.
Como aderir a Rede dos Mapas Culturais do Ceará

Com o lançamento do SIC, a Secult abre inscrições para a chamada para a criação dos mapas municipais, que ocorrerão até três de julho de 2020, através do site: https://sic.secult.ce.gov.br/

Todos os dirigentes municipais podem utilizar o Mapa Cultural do Ceará para continuar promovendo o cadastramento de agentes e espaços do seu município e que essas informações serão utilizadas como base para a implementação da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural no Ceará. Após a sanção da lei, a Secult disponibilizará através do Mapa Cultural um formulário para aqueles que estejam aptos a serem beneficiários para as ações na lei Aldir Blanc.

Caso tenha dúvidas sobre a utilização da plataforma, acesse o tutorial (https://cultura-ceara.gitbook.io/tutorial-para-o-usuario-do-mapa-cultural/) ou envie um e-mail para mapacultural@secult.ce.gov.br
Vantagens em Participar da Rede - O Mapa oferece vantagens tanto para os órgãos gestores da Cultura quanto para os usuários, agentes culturais ou não. Os processos administrativos incorporados ao sistema ganham mais agilidade, fluidez, qualidade e segurança. A ferramenta oferece condições para mapeamento e rastreamento de dados e informações mais completas.

> Uma plataforma com visual e endereço personalizado do município.

> O perfil do agente cultural pode ser personalizado, e será relacionado com a sua plataforma.

> Administração sobre os dados, e usuários da sua região.

> Todos os dados de agentes, espaços e programações da sua região em um só lugar.

> Acesso ao dados da sua plataforma, através de uma API que permite fácil integração com outros sistemas.

> Gestão de Editais a partir de processo de seleção e avaliação 100% on-line integrado ao cadastro de agentes culturais.
Mapa Municipal

A criação do Mapa Municipal é realizada através do termo de cooperação técnica entre a SECULT-CE e Secretaria municipal de cultura ou o órgão correspondente. De um modo geral, cabe à SECULT-CE oferecer a infraestrutura de hospedagem da plataforma, criar e configurar o “Mapa Municipal”, garantir o bom funcionamento da plataforma e oferecer um treinamento inicial. Para o município cabe realizar a administração da plataforma, prestar suporte aos usuários e, caso necessário, investir na customização e/ou implementação de melhorias específicas da plataforma.

Equipe mínima recomendada para o projeto nos municípios:

Perfil do administrador da plataforma: responsável pelo mapas municipal. Deve possuir articulação com as secretarias de cultura da região, fórum, artistas e produtores culturais, também deve participar das discussões nacionais sobre os sistemas de indicadores e informações culturais. Uma de suas metas é garantir o cadastrado de todos os agentes, espaços, eventos e projetos do município no Mapas.

Perfil do suporte: pessoa comunicativa, com bons conhecimentos de informática e que saiba mexer no na plataforma Mapa Cultural. Ela é responsável por tirar dúvidas dos usuários, realizar treinamentos, monitorar e estimular a utilização do mapas, principalmente dentro da secretaria de cultura do município.
Mapa Cultural do Ceará - O Mapa Cultural do Ceará é uma plataforma livre, colaborativa e interativa de mapeamento do cenário cultural cearense e instrumento de governança digital no aprimoramento da gestão pública, dos mecanismos de participação e da democratização do acesso às políticas culturais promovidas pela Secretaria da Cultura do Ceará.

Com o Mapa Cultural do Ceará, é possível se programar para conhecer as opções culturais que as cidades cearenses oferecem: shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras. Além de conferir a agenda de eventos, você também pode colaborar na gestão da cultura do Estado: basta criar seu perfil de agente cultural. A partir deste cadastro, fica também mais fácil participar dos editais e programas da Secretaria, além de poder divulgar seus eventos, espaços ou projetos.
Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural

Projeto de lei n 1.075 de 2020 dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020.

SERVIÇO

Inscrições no Mapa Cultural do Ceará até três de julho de 2020.




Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…