Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Eis o Arquivo Nirez para 14 de março na História Cearense:
  • 1777 - Empossado o 10º Ouvidor Geral do Ceará, José da Costa Dias e Barros.
  • 1885 - Começa a circular em Fortaleza um jornal com o nome de Parafuso.
  • 1892 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, substituindo o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro. 
  • 1903 - Publicada, em Fortaleza, a Revista Boemia dos Novos, literária, com redação de Vicente de Arruda Gondim ( V. de Arruda Gondim), José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho) e Meira Filho. Era mensal e impressa na Tipografia Minerva. 
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Repórteres, primeira entidade da classe jornalística no Ceará, de duração efêmera. Instalou-se no dia 23. 
  • 1914 - O Governo da República decreta intervenção no Estado do Ceará, nomeando para Interventor o coronel Fernando Setembrino de Carvalho, comandante da guarnição Federal, que assumiu no dia 15.
  • 1925 - Aparece a firma Alves, Medeiros & Companhia, importadora, na Rua Major Facundo, 114, tendo como sócios Antônio Augusto Alves, Paulo Hortêncio de Medeiros e Myrtil Meyer.
  • 1926 - A Light inaugura o trecho de linha de bondes que vai da Praça Fernandes Vieira até a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com o nome de Jacarecanga, indo pela Rua Guilherme Rocha e Avenida Philomeno Gomes, fazendo ponto nesta e voltando pelo mesmo caminho.
  • 1927 - Suspensas as obras do Viaduto Lucas Bicalho (Ponte dos Ingleses), que vinha sendo construído pela firma inglesa Norton Griffiths & Co., Ltda., que construiu apenas 255 metros de estacadas com 100 metros de estrado.
  • 1930 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 43 anos de idade, o cônego Plínio Teixeira Pequeno, cearense de Icó nascido a 27 de novembro de 1886.
  • 1943 - O atleta Carlos Silva Freitas vence a Prova Heróica dos 5 mil metros de nado.
  • 1944 - Suicida-se, saltando do sexto andar do Edifício Diogo, o jovem José Borges Farias, funcionário da “Ceará Light”.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, o ex-arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, cujo corpo foi trasladado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde ficou exposto à visitação pública, sendo em seguida sepultado na Cripta da Catedral em construção. Nascera em Salvador, Bahia, no dia 14/03/1876. Hoje seu nome está em Avenida no Centro de Fortaleza.
  • 1952 - Eleição para escolha das Diretoria, Conselho Fiscal e a Comissão de União e Defesa da Classe do Centro Médico Cearense. Com o resultado: Presidente - Silvio Ildeburque Leal (Sílvio Leal); Vice-Presidente - Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 1º Secretário - Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata); 2º Secretário - Adalberto Studart Filho; Tesoureiro - Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves (Geraldo Gonçalves); Bibliotecário - Ricardo Gouveia. Conselho Fiscal - José Ribeiro da Frota, Eliezer Studart da Fonseca e Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Comissão de União e Defesa da Classe: - Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Luís de Oliveira Pombo, Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba); José Carlos Ribeiro e Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro). 
  • 1962 - O governador do Estado, José Parsifal Barroso desapropria terreno na Aldeota pertencente a Carlos Gracie, residente no Rio de Janeiro, localizado entre a Rua Deputado Moreira da Rocha, Rua Silva Paulet, Rua Tenente Benévolo e Avenida Barão de Studart, para construção no local, do Palácio da Abolição. 
  • 1966 - O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará é fundado, com sede no Palácio do Comércio, 2º Andar - Sala 1. 
  • 1968 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, quando assume o coronel João Olímpio Filho, rio-grandense do norte.
  • 1973 - Toma posse, na Secretaria de Segurança Pública, o coronel José Aragão Cavalcante.
  • 1974 -  Morre o desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, cearense de Ipu nascido a dois de janeiro de 1899.
  • 1975 -  Entregue ao povo de Fortaleza a nova Avenida José Bastos, abrangendo da Avenida Carapinima até a Avenida General Osório de Paiva; passando pela Rua Augusto dos Anjos e também a segunda etapa do 4º Anel Viário de Fortaleza.
  • 1975 - Às 17 horas é inaugurado o Centro de Recursos Naturais Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, com área de 131 mil metros quadrados, projeto do arquiteto Jorge Neves, construído pela Gama Engenharia.
  • 1975 - Recebem, na Academia Cearense de Letras, das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho, a Medalha José de Alencar, os intelectuais, tabelião Cláudio Martins e historiador Raimundo Girão.
  • 1975 - Inauguradas, mais duas escolas em Fortaleza. Às 9h30, o Grupo Escolar Dona Ilza Diogo, no Conjunto Nova Assunção; e às 16 horas, a Escola Integrada Dr. César Cals, na Rua Domingos Olímpio.
  • 1979 - Criada pela Lei 10.249, a Secretaria Estadual de Comunicação Social, que teve como primeiro secretário o jornalista cearense José Rangel Araújo Cavalcante, radicado na época em Brasília.
  • 1982 - Morre em Fortaleza, aos 89 anos de idade, o médico José Leite Maranhão, ex-prefeito de Fortaleza, cujo sepultamento ocorre no Parque da Paz. Era nascido no distrito de Coité, no Município de Milagres, em 10 de agosto de 1894.
  • 1983 - A Praça Murilo Borges é inaugurada, ao lado do edifício do Banco do Nordeste de Brasil-BNB, entre a Rua da Assunção, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto, iniciativa do próprio banco que adquiriu e demoliu as casas que ali ficavam. Hoje o prédio pertence à Justiça. O arquiteto foi Otacílio Teixeira Lima Neto.
  • 2002 - Visto em Fortaleza, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), o cometa Ikeya-Zhang, que será visto até cinco de abril.
  • 2014 - Encontrado morto por uma paulada, com a cabeço envolta em um saco plástico, Djanir Pinheiro Landim, que foi Rei Momo de Fortaleza nos anos 1994 a 1998 e em 2009. Ele era aeroviário e trabalhou vários anos no Aeroporto Pinto Martins.
  • 2015 - O jornalista Luciano Diógenes morre. Foi jornalista do “Correio do Ceará”, dos Diários Associados, trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e publicou o livro “Os Sete Pecados da Capital”. Por muitos anos publicou o livro “Personalidades do Ceará”.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -