Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para 12 de abril na História do Ceará.

  • 1855 - Assume o cargo de Chefe de Polícia em Fortaleza o conselheiro Vicente Alves de Paula Pessoa.
  • 1880 - Iniciada a trasladação dos ossos exumados do antigo Cemitério de São Casemiro para o Cemitério de São João Batista, pela Mesa Regedora da Santa Casa de Misericórdia. 
  • 1892 - Morre, em Fortaleza, o senador Manuel Bezerra de Albuquerque Júnior, aos 48 anos de idade. Como militar participou na luta contra o Paraguai. Nascera a 23 de agosto de 1843. 
  • 1924 - Morre, em circunstâncias misteriosas, na Capital Federal, o piloto cearense Euclides Pinto Martins, aos 32 anos de idade. Era cearense de Camocim nascido em 15 de abril de 1892. Apareceu morto com um tiro na cabeça. Em sua homenagem foi dado ao Aeroporto de Fortaleza seu nome, que após a privatização é apenas “Fortaleza Ayrport”. 
  • 1925 - Instala-se a Cooperativa de Responsabilidade Limitada, fundada em 23 de novembro de 1924 pelo Centro dos Importadores de Fortaleza que depois se transformaria no Banco dos Importadores de Fortaleza, sob a presidência do coronel José Francisco Alves Teixeira, que tinha como diretor gerente Francisco Floriano Delgado Perdigão. Funcionava em prédio na Rua Major Facundo, 55. Depois mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, 732, Palácio Guarani. 
  • 1935 - Morre em Fortaleza, aos 60 anos de idade, o vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa), jornalista, cearense de Itapipoca nascido em 19 de dezembro de 1874. Um dos fundadores da colônia de Hansenianos de Canafístula (Antônio Diogo) e da União dos Moços Católicos-UMC. No jornalismo usou o pseudônimo de O Velho Nicodemus. Hoje é nome de avenida em Fortaleza, a antiga Rua do Seminário. 
  • 1938 - Funda-se a Cooperativa Instituto do Algodão e Crédito Agrícola do Ceará Ltda., instituição de amparo às atividades dos que se dedicam à agricultura, pecuária e indústrias conexas, com seção de crédito e de mercadorias.
  • 1938 - Morre, em Fortaleza, o comerciante João Carvalho Rocha, proprietário da loja Rosa dos Alpes. É hoje nome de rua na Aldeota. 
  • 1945 - Fortaleza, como todo o Estado, todo o País e quase todo o mundo, recebe, consternada, a notícia da morte de Franklin Delano Roosevelt, o grande presidente americano que teve praça com seu nome, no Jardim América, que hoje tem o nome de Praça Frei Galvão.
  • 1946 - Morre, repentinamente, no Rio de Janeiro, o major Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, ex-interventor Federal do Ceará, nascido em 13 de novembro de 1894 no Rio de Janeiro. 
  • 1947 - Instala-se em Fortaleza o V Congresso Estadual de Estudantes. 
  • 1949 - Publicado o Diário Oficial do Município 4525 com a Lei 140, do dia primeiro, criando o Ginásio Municipal de Fortaleza, proposição do vereador João Ramos de Vasconcelos. Hoje chama-se Filgueiras Lima.
  • 1949 - Às 23h21 inicia-se um eclipse total da Lua que chega ao ápice aos 23 minutos do dia 13, terminando às 2h43. Foi observado em Fortaleza pelo astrônomo Rubens de Azevedo com seu refrator (luneta) de 61 milímetros. 
  • 1951 - Empossado nas funções de Diretor Regional do Departamento de Correios e Telégrafos do Ceará, José Magalhães, que recebe o cargo das mãos de Otelo Barreto Lima. 
  • 1955 - Realiza-se a abertura do XI Salão de Abril, mais uma vez sobre o patrocínio da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na época dirigida por Cláudio Martins. 
  • 1964 - Inaugura-se o Hotel Savanah, de Pedro José Lazar (Pedro Lazar), no Edifício Jereissati, esquina da Rua Major Facundo nº 411, com Travessa Pará nº 20. A Empresa Hoteleira Savanah iniciou-se no dia 11 de fevereiro de 1963. No térreo funcionavam as Lojas Brasileiras de Preços Limitados, “4$400” (Lobrás), onde inaugurou-se a primeira escada rolante de Fortaleza.
  • 1969 - O filatelista e numismata Francisco Firmino de Araújo (F. Firmino) inicia, nas páginas do jornal O Povo, a seção Ronda Filatélica. 
  • 1970 - Morre, nesta Capital, José Dantas de Oliveira (Gordo), um dos mais antigos gazeteiros de Fortaleza. 
  • 1971 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o capitão de fragata reformado, José Cals de Oliveira (Zelão), irmão do governador César Cals de Oliveira Filho. Nascera a 14 de janeiro de 1917. 
  • 1973 - O engenheiro Egberto Machado assume a Superintendência Municipal de Obras Públicas - Sumov, substituindo o engenheiro Raimundo Antônio Filho. 
  • 1975 - Morre, em Brasília, aos 69 anos de idade, o médico oftalmologista e político Crisanto Moreira da Rocha, que se encontrava internado no hospital do IPASE, em Brasília. Representou o Ceará durante três legislaturas na Câmara Federal, a partir da Constituinte de 1946 até 1958. Após 1966, quando perdeu as eleições para o Senado, abandonou a política, voltando à clínica particular no Distrito Federal, onde também era médico na Câmara dos Deputados. Integrante de uma família de políticos, Crisanto era filho do ex-deputado Moreira da Rocha, já falecido, e irmão de Acrísio Moreira da Rocha, ex-prefeito de Fortaleza e de Péricles Moreira da Rocha (Pequim) ex-deputado estadual. Nascera em Fortaleza em 21 de julho de 1905. Existe hoje uma rua com seu nome na Água Fria, Edson Queiroz e Cambeba. 
  • 1976 - Colocado, no pedestal para ele construído, na Praça da Imprensa, o busto em bronze do jornalista Perboyre e Silva, confeccionado em São Paulo pelo escultor Honor Torres. Havia sido inaugurado no dia 14 de julho de 1975, dia da inauguração da praça, feito em gesso. Foi retirado e volta agora em bronze.
  • 1976 - Aberta, à noite, a Exposição de Artesanato Nordestino-II Exanor, no Centro de Convenções, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes.
  • 1976 - Inaugurado, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, com a presença do prefeito Evandro Ayres de Moura, o Edifício da IBM, na Avenida Heráclito Graça, 406, com bênção por dom Aloísio Lorscheider. Hoje o prédio é ocupado pela Hap Vida.
  • 1976 - Falece, no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o ex-deputado Manoel Gomes de Freitas. Em 1935, elegeu-se deputado estadual. Com o advento do Estado Novo e o consequente fechamento da Assembleia, ele passou a exercer atividades comerciais. Com a redemocratização do Brasil em 1945, candidatou-se novamente à Assembleia Legislativa pelo Partido Social Progressista - PSP, tendo participado da Constituição Estadual de 1946. Era cearense, natural de Tauá.
  • 1984 - Inaugurada a estátua do Chanceler Edson Queiroz, na Praça da Imprensa em solenidade presidida pelo governador do Estado, Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), escultura feita por João Bosco do Vale, iniciativa do deputado Almino Menezes.
  • 1984 - Terminado em Fortaleza, o racionamento d'água pela Cagece, que durou dez meses. No dia 14 sangrou o Açude Gavião, do sistema que abastece Fortaleza. 
  • 1989 - Morre em Fortaleza, José Guilherme Girão Vieira (J. G. Vieira), comerciante. 
  • 2002 - Lançado na Livraria Livro Técnico do Centro Dragão do Mar, o livro A Praça do Ferreira - República do Ceará Moleque, resgate dos fatos pitorescos e históricos do logradouro, que reuniu nas últimas décadas os mais variados tipos sociais, de autoria do cronista, poeta e historiador Juarez Fernandes Leitão (Juarez Leitão).
  • 2003 - Morre em Fortaleza, às 14 horas, aos 72 anos de idade, vítima de pancreatite aguda, a cantora e acordeonista Ana Mota Araújo Klein, conhecida nos meios musicais como Vera Lúcia, nome artístico sugerido pelo radialista Eduardo Campos. Conhecida nos programas de auditório do Ceará Rádio Clube na década de 1950, marcada pela beleza e por tocar mais de dez instrumentos, Vera chegou a ocupar capas de revistas, embalagem de baton e até a fazer pontas em filmes da Atlântida. É sepultada no dia seguinte, às 10h30 da manhã, no cemitério São João Batista. Era casada com o radialista Luciano Klein. Nascera em Fortaleza, em nove de dezembro de 1931.

  • 2004 - Morre o jornalista José Raimundo de Albuquerque Costa (foto), vítima de ataque cardíaco, aos 84 anos de idade. Era vice-presidente da Empresa jornalística O Povo Ltda. Formado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará-UFC, em 1981, fez, no ano seguinte concurso para professor da mesma, sendo aprovado mas não assumiu em virtude da idade. Desportista, era torcedor do Fortaleza Esporte Clube e na mocidade foi goleiro do Stela Foot-ball Club. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Era acreano nascido em Juruá, no dia 20 de janeiro de 1920. Há 17 anos.
  • 2013 - Sancionada a Lei 10.009, só publicada no Diário Oficial do Município no dia 24 de abril de 2013, que muda o nome da Praça 31 de Março para Praça Dom Hélder Câmara.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não