Pular para o conteúdo principal

Literário Diálogos Contemporâneos traz a Fortaleza escritores renomados

Aproximar a população do escritor e suas obras. Essa é a premissa do Projeto Literário Diálogos Contemporâneos, que entre 18 de abril e 17 de maio traz a Fortaleza escritores brasileiros renomados para uma conversa sobre temas da atualidade. Realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), com sede em Brasília, este ciclo de conferências na capital cearense é viabilizado por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal José Airton (PT do Ceará).

Com acesso gratuito, por ordem de chegada, a programação será marcada por um ou dois encontros semanais, sempre às 19 horas, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O protocolo de acesso ao local será conforme o decreto do Governo do Estado do Ceará vigente no período. Os encontros terão transmissão ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.

Na semana de abertura, o Projeto recebe a escritora Mary Del Priore (foto Karen Louise) em conferência em 18 de abril (segunda-feira) sobre o tema “Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil”. 

Em 19 de abril (terça-feira) o convidado é o escritor Fernando Morais, que conversa sobre “Guerras Culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”.

Nas semanas seguintes os convidados e temas são: 
  • 26 de abril, Tony Bellotto, sobre “Segurança e violência policial na literatura brasileira.
  • 27 de abril, Preta Ferreira, em conferência com o tema “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história”;
  • Três de maio, Viviane Mosé, sobre “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver”; 
  • Nove de maio, Sérgio Vaz, que discorre sobre “Literatura e realidade”.
  • 16 de maio, Fabrício Carpinejar, em conversa sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”.
  • E no encerramento, em 17 de maio, o projeto tem como convidado Ailton Krenak, para discutir sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, Meio Ambiente e o futuro da humanidade”. Nomes de importante atuação na área da cultura no Ceará vão mediar os debates com os autores convidados. São eles: Isabel Costa, Sávio Alencar, Élcio Batista, Nina Rizzi, Lia Sanders, Tuyra Andrade, Anna K Lima e Talles Azigon.
Grupos de alunos estudam obras dos escritores convidados - Como uma ação do projeto Diálogos Contemporâneos para formação de leitores, grupos de alunos de oito escolas públicas vão estudar durante um mês um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. Serão 30 alunos de cada escola. Juntos, vão conhecer a obra do escritor e se aprofundar em um de seus livros. Na ocasião da vinda do autor a Fortaleza para a conferência no Cineteatro São Luiz, o grupo de estudo de cada escola participará de um bate-papo exclusivo com o autor da obra estudada.

A ação será desenvolvida com grupo de alunos do Liceu do Conjunto Ceará (obra de Mary Del Priore a ser trabalhada: Histórias da gente brasileira Volume I a IV), da EEM Presidente Roosevelt (obra de Fernando Morais a ser trabalhada: Olga), da EEFM Luiza Távora Promorar (obra de Tony Bellotto: Bellini e a Esfinge), da EEFM Paróquia da Paz (obra de Preta Ferreira: Minha carne: Diário de uma prisão), da EEMTI Visconde do Rio Branco (obra de Viviane Mosé: O homem que sabe), da EEMTI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (obra de Sérgio Vaz: Pão e Poesia), do Liceu da Messejana (obra de Fabrício Carpinejar: Coragem de viver) e na EEMTI Profa. Telina Barbosa da Costa (obra de Ailton Krenak: Ideias para adiar o fim do mundo).

O ciclo de conferências Diálogos Contemporâneos, idealizado por Nilson Rodrigues, teve edições anteriores realizadas em 2008, 2018, 2019 e 2021 em outras cidades brasileiras. “É uma programação bem vasta, com figuras importantes que vão pensar o contemporâneo a partir das suas obras literárias. São vários aspectos dos desafios do contemporâneo que vão ser tratados. Além disso, o projeto prevê uma ação junto a escolas públicas, voltada para essa iniciativa de formação de plateia, de leitores”, diz Mardônio Barros, coordenador do projeto em Fortaleza. 

O deputado federal José Airton (PT do Ceará), que viabilizou o projeto em Fortaleza por meio de Emenda Parlamentar individual, destaca a importância desta iniciativa para o crescimento cultural da população.

- Ações como esta proporcionam não só esse encontro direto do público com o autor e com a obra, mas trazem temas atuais para o debate como a depressão, o negacionismo, a violência, a desigualdade étnico-raciais e o meio ambiente. São temas presentes na literatura contemporânea e que precisam ser discutidos, pensados e debatidos”. 

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até seis meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto. A ocupação da capacidade máxima, de 1032 lugares, é permitida. Há disponibilidade de álcool em gel no hall de entrada e o uso de máscara é indispensável durante a permanência no equipamento.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".