Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Confira o Arquivo Nirez para dois de maio na História do Ceará:



  • 1875 - Surge o primeiro número do jornal semanário recreativo e noticioso "A Brisa". Saía aos domingos.
  • 1875 - Morre em Fortaleza, aos 45 anos de idade, o doutor em medicina Joaquim Antônio Alves Ribeiro, cearense de Icó nascido em nove de janeiro de 1830. O Ceará deve a ele seu primeiro museu. Exerceu sua profissão na Santa Casa de Misericórdia. Era Cavaleiro da Ordem de Cristo. Hoje é nome de rua em Fortaleza.
  • 1897 - Publicada em Fortaleza a revista caricata "O Ceará Moleque".
  • 1926 - Funda-se o Grêmio dos Estudantes Fenistas, da Fênix Caixeiral, dirigido pelo professor Adolfo Arruda.
  • 1931 - Fortaleza tem novo Prefeito, assume o engenheiro Antônio Urbano de Almeida.
  • 1943 - Disputada a 1ª Volta da Cidade, prova ciclística levada a efeito sob o patrocínio dos Diários Associados do Ceará, vencida pelos atletas Howard Kaye Adams, inglês de 16 anos (1º lugar), Raimundo Oliveira Paulo (2º lugar) e Rubens Girão Barreira (3º lugar).
  • 1944 - Morre, vítima de congestão pulmonar, em Fortaleza, o poeta Francisco Ramos Neto, funcionário dos Correios. Era natural de Fortaleza, nascido em 05/12/1888.
  • 1945 - Chega a notícia da queda de Berlim, havendo várias comemorações pelo fim da Guerra. Na verdade Berlim foi invadida pelos russos em 21 de abril. O armistício só seria assinado em 8 de maio. Restava ainda o Japão que prosseguia a beligerância.
  • 1947 - Falece, em Fortaleza, aos 49 anos incompletos, o industrial Carlito Narbal Pamplona (Carlito Pamplona), pioneiro da industrialização da semente de oiticica. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte, no Cemitério de São João Batista, saindo o féretro da Rua 24 de maio 1345. Era cearense de Fortaleza nascido em três de junho de 1898.
  • 1950 - Inauguração do Posto Willys, da firma J. Macedo & Companhia, para abastecimento e recondicionamento dos carros fabricados pela Willys Overland, da qual são representantes em Fortaleza. Ficava na Rua Senador Pompeu, 2301.
  • 1951 - Instala-se o Ginásio Municipal de Fortaleza, que passa a funcionar na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo na casa onde funcionou a Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF e hoje está o Instituto do Ceará; seu primeiro diretor foi o advogado Jacinto Botelho de Sousa. Hoje chama-se Colégio Municipal Filgueiras Lima e fica na Avenida dos Expedicionários. Fora criado pela Lei  140 de 1º de abril de 1949. Seu Regimento Interno foi aprovado pelo Decreto Municipal  1.022, de 26 de julho de 1951.
  • 1952 - No Clube de Engenharia de Fortaleza, funda-se o Instituto Politécnico do Ceará, sob os auspícios daquela entidade.
  • 1953 - Eleições para escolha dos novos dirigentes da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará-APCDEC, ficando assim constituída: Presidente - Antônio Pontes Tavares; Vice-presidente - Antônio de Almeida; 1º Secretário - Tiago Otacílio de Alfeu; 2º Secretário - Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); 1º Tesoureiro - Luís Carlos Aguiar; 2º Tesoureiro - Aliatar Bezerra; Procurador - Aécio de Borba Vasconcelos; Diretor de Publicidade - J. Arabá Matos. Conselho Fiscal - Presidente: Eduardo Guilherme da Silva; Secretário - Orlando Ramalho Barros e Relator - José Carlos de Araújo e Orlando Ramalho. Comissão Permanente de União e Defesa da Classe - Presidente: Aécio de Menezes; membros: Iran Benevides e Arnolfo Fontenele.
  • 1953 - Assume, às 8 da manhã, as funções de subprefeito do distrito de Parangaba, Mendo Leonel Chaves, com a presença do prefeito Paulo Cabral de Araújo, de secretários municipais, vereadores e funcionários da subprefeitura de Parangaba. Fez uso da palavra, inicialmente, o Prefeito de Fortaleza, que ressaltou e agradeceu os bons serviços prestados à sua administração pelo subprefeito anterior, Afonso de Codes, que solicitou exoneração em face de haver sido nomeado assistente de uma das cadeiras das Faculdade de Farmácia e Odontologia. A seguir falou, em nome da UDN, o vereador Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães), que também pôs em relevo a destacada atuação do subprefeito que se exonerara.
  • 1956 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Othelo da Rocha Ferraz, em substituição ao tenente coronel aviador José Tavares Bordeaux Rego.
  • 1958 - Lotada de flagelados da seca, a Hospedaria Getúlio Vargas, criada para abrigar os flagelados do interior do Estado durante os períodos de seca ou em inundações. Viaturas da 10ª Região Militar colaboram no trabalho da Hospedaria.
  • 1958 - Reabre-se a Casa de Tomás Pompeu, na Rua 24 de Maio, que abriga a Academia Cearense de Letras-ACL e o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1961 - Fundado o Ginásio Deoclécio Ferro, pelos professores Acrísio Nogueira Pessoa e Ângela Maria Sales Nogueira, na Rua Barão de Ibiapaba, 213 (hoje Professor João Bosco nº 213), Rodolfo Teófilo, mudando-se depois para a Rua Minervino de Castro, no mesmo bairro. No local anterior é onde hoje funciona o Colégio Maria Monfort.
  • 1966 - Iniciada a demolição do Abrigo Central, na Praça do Ferreira, que diziam estar ameaçado de ruir. A Comércio e Indústria Brasileira de Engenharia Ltda - Cebel, firma vencedora da coleta de preços para execução da obra, usou até dinamite na demolição. Os jornais noticiaram com euforia a derrubada do “monstrengo”, hoje escrevem-se matérias saudosistas a respeito dele. No Abrigo Central existiam as paradas de ônibus, as reuniões profissionais discussão de classes, comentários em torno de esportes, política, música, enfim, todos os assuntos. Nos boxes funcionavam cafés como o Café Hawaí, Café Presidente e o Café Wal-Can, casas de merendas como a do famoso "Pedão" da bananada, livrarias como a do Alaor, vendas de selos de consumo, armarinhos, casas de vender discos como a “Discolândia”, além dos boxes portáteis como a banca do Bondinho, do Holien, do Raimundo - este vendia diversas coisas, entre elas discos de segunda mão e onde parte dos acervos discográficos do Arquivo Nirez e dos pesquisadores Christiano Câmara e Aldo Santiago de Freitas foram adquiridos. O nome oficial do Abrigo Central era Abrigo 3 de setembro, homenagem à Guarda Civil de Fortaleza, criada na data de três de setembro de 1880.
  • 1966 - Morre, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, o médico Pedro Herbster Menescal, ex-legista da Polícia. Nascera a 15 de dezembro de 1893 em Fortaleza.
  • 1968 - Funda-se a Junta de Serviço Militar de Fortaleza-JSMF, pelo então comandante da 10ªRegião Militar, general Oscar Jansen Barroso.
  • 1973 - Mais uma vez mudam os diretores da Companhia Industrial de Transportes Limitada - Cialtra quando quando assumem os novos dirigentes, Armando José Sales Sampaio (diretor presidente) e Caetano de Paula Bayma (diretor superintendente).
  • 1974 - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) aprova a instituição da Medalha do Mérito Industrial.
  • 1975 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.649, o texto da Lei 4.500, de do dia dois, dando nova denominação ao bairro conhecido por Tirol, nome não oficial, que fica a oeste do Pirambu, que passa a se chamar Bairro Cristo Redentor. Os limites do novo bairro são: Leste - Rua Álvaro de Alencar; Sul - Rua Gomes Passos, Rua do Oriente e Rua Irineu de Sousa; Oeste - Rua Graça Aranha; e Norte - Oceano Atlântico. A proposição foi do vereador Bianou de Andrade.
  • 1980 - O Ceará Sporting Club é classificado no Campeonato Nacional “Taça de Ouro”.
  • 1980 - Morre, aos 53 anos de idade, o jornalista Antônio Pontes Tavares, Secretário de Redação do jornal O Povo, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas e da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará-APCDEC. Nascera em Maranguape, no dia 22 de março de 1927.
  • 1984 - Toma posse na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, o desembargador José Ferreira de Assis.
  • 1997 - Criada a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, pela Lei  12.682, para substituir o Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza.
  • 2001 - Lançada, às 17 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, no Edifício Raul Barbosa, na Praça Murilo Borges, no centro de Fortaleza, a primeira edição do livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural, de autoria do pesquisador e jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), em dois volumes, sendo o primeiro tomo o corpo do livro propriamente dito e o segundo, o índice analítico e a iconografia. A apresentação foi feita pelo professor Antônio Martins Filho. A obra foi editada dentro do Programa Editorial da Casa de José de Alencar da Universidade Federal do Ceará - UFC e Banco do Nordeste do Brasil. É este livro que você, leitor, está lendo.
  • 2018 - É assassinado no Planalto Ayrton Sena, Francisco Fonseca Neto, conhecido por Fonsequinha, humorista das noites de Fortaleza. Ele estava trabalhando como motorista de Uber e levava um passageiro que seria o alvo dos bandidos que ao reconhecerem no carro, matou os dois. O passageiros era portador de uma extensa fixa criminal.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".