Pular para o conteúdo principal



Finanças Rurais

No Brasil, existem muitas experiências de organização do desenvolvimento. Uma delas é a inovação promovida pelo BNB com o programa Agroamigo. É algo que não existe em outros países e que temos que aprender”, disse a presidente do Fórum Latino-americano e do Caribe (Forolacfr), Isabel Cruz, na abertura do III Seminário Internacional sobre Finanças Rurais. Realizado em Fortaleza, no Hotel Gran Marquise, o evento, que se estende até quarta-feira (9), envolve representantes de 25 países em seis painéis e 16 oficinas.

Promovido pelo Banco do Nordeste, em parceria com o Forolacfr, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco Central, Corporação Andina de Fomento, Instituto Nordeste Cidadania e sistema de cooperativas Cresol, o Seminário já reuniu até agora mais de 400 participantes, entre legisladores, diretores e executivos de instituições financeiras e bancos de desenvolvimento, agentes públicos e representantes de organizações de produtores e cooperação internacional.

Isabel Cruz destacou também a diferença dada às políticas de desenvolvimento voltadas para os pequenos agricultores. “A política do MDA, por exemplo, é importante porque focaliza recursos financeiros e políticos na agricultura familiar. Eu, como mexicana, quero promover a criação de um ministério como esse, que é uma maneira de diferenciar a pequena agricultura em relação à grande. No meu país, as duas coisas estão juntas, e os grandes se apoderam da maioria dos recursos e da política, restando pouco, ou nada, para os pequenos produtores”, afirmou.

Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, a grande atratividade na realização do evento se encontra no sucesso dos programas sociais do Governo Federal, que tem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) o seu ponto mais avançado. “O BNB, sobretudo com o Agroamigo, tem muito a mostrar e desenvolver nessa troca de experiências. Há um grande aproveitamento na troca de formações e procedimentos, na identificação dos avanços e das formas de controle, principalmente quanto às operações exitosas, para não se cair nos constantes endividamentos que afastam o pequeno agricultor familiar dos mecanismos de crédito e avanços tecnológicos”, disse.

Roberto Smith também expôs o tema “O papel do Estado no desenvolvimento da agricultura familiar, da soberania alimentar e dos sistemas financeiros rurais: quais as políticas agrícolas nacionais e globais e quais os sistemas financeiros necessários?”. O painel, realizado com Isabel Cruz e o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Peraci, fez uma recuperação histórica da pequena agricultura, tendo como base de análise a experiência e os resultados do Brasil.

“O debate se afastou da questão acadêmica e dos interesses sociológicos, indo em direção a como as coisas devem acontecer. A história mostra a má formação da propriedade da terra no Brasil, o que está intimamente vinculado à exploração colonial, dentro do regime de escravidão. Isso trouxe como herança problemas enormes, que redundam em poder e violência no campo, nos quais há um defrontamento até hoje”, enfatizou.

O presidente ainda destacou o papel dos bancos públicos na recente crise da economia mundial e a forma como o Brasil superou o momento, mostrando que a ação desses bancos foi imediata e decisiva. Depois falou sobre o desempenho do BNB enquanto banco público empenhado com as políticas do governo, ressaltando a atuação da Instituição no campo da agricultura familiar, notadamente do segmento B do Pronaf, que se tornou o Agroamigo. “O Programa vem gerando resultados e trabalhando para avançar no progresso tecnológico, com aumento da produtividade e melhoria de vida, tão importante para manter o homem no campo”, acrescentou.

Para o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar Júnior, o Banco do Nordeste tem no Agroamigo um importante instrumento, que, a partir da metodologia utilizada nas microfinanças do Crediamigo, traz grande inovação para o setor. “O Programa tem conjugado duas coisas aparentemente incompatíveis, que é assistência técnica e acompanhamento a um custo menor, com queda no índice da inadimplência, que se caracteriza como um caso de sucesso”, esclareceu.

Ele ainda informou que o seminário é uma oportunidade de apresentar o Agroamigo para pesquisadores e operadores de política da área de agricultura familiar, tanto do Brasil como da América Latina e de outros países. O diretor, ao lado de Marcel Mazoyer – do Instituto Nacional de Agronomia Paris Grignom (Inapg), da França –, participou do painel que tratou sobre fenômenos e crises globais e mudanças climáticas na segurança alimentar, agricultura familiar e economias camponesas.

Na quarta-feira (9), pela manhã, o superintendente da Área de Agricultura Familiar e Microfinança Rural do BNB, Luís Sérgio Farias Machado, falará sobre o papel dos bancos de desenvolvimento e a importância de seus programas de microcrédito para inclusão social e financeira das populações rurais, com destaque para apresentação do Agroamigo, metodologia, práticas e resultados obtidos.

Criado em 2004, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa de microcrédito rural orientado e assistido do Banco do Nordeste, o Agroamigo objetiva conceder financiamento a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) com renda bruta anual de até R$ 6 mil. Atualmente, o Programa já realizou 725 mil operações de crédito, disponibilizando R$ 964 milhões em financiamentos.

----------------------------------------------

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A

Ambiente de Comunicação Social

(85) 3299 3149"


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...