Pular para o conteúdo principal



Prêmio ABP de Jornalismo

Em sua quinta edição, cumprindo com a missão de reconhecer e estimular publicações sobre saúde mental na imprensa, o Prêmio de Jornalismo da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) leva o nome do psiquiatra cearense Nilson de Moura Fé, falecido no final do ano passado, em homenagem à luta incansável que dedicou pela diminuição do estigma que cerca os pacientes de transtornos mentais e a melhorias nas políticas públicas de atendimento.

O Prêmio ABP de Jornalismo – Nilson de Moura Fé reconhecerá os trabalhos divulgados no período de 01 janeiro de 2009 a 01 de agosto de 2010, pelos veículos de comunicação sediados em todo território nacional que abordem temas ligados à psiquiatria e que valorizem a auto-estima dos portadores, minimizando o preconceito, esclarecendo dúvidas da população e defendendo políticas públicas de saúde que melhorem o acesso e qualidade no atendimento dos doentes. Os candidatos devem encaminhar os seus trabalhos até o dia 15 de setembro de 2010, para o endereço da ABP em São Paulo (Rua Pedro de Toledo, 967 C1 - Vila Clementino - CEP: 04039-032 – SP). As fichas de inscrição podem ser obtidas através do site da ABP:http://www.abpbrasil.org.br/sala_imprensa/premio/.

Os vencedores nas categorias mídia impressos, rádio, televisão e on-line receberão prêmio de R$ 1.000 cada, além de uma premiação especial, o Grande Prêmio de Jornalismo, para a melhor publicação do ano, no valor de R$ 5.000. A premiação será realizada durante o 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontece no Ceará de 27 a 30 de outubro deste ano.

”A premiação atende uma das premissas básicas da ABP, que é incentivar iniciativas direcionadas à elevação do conhecimento sobre as problemáticas existentes na área da saúde mental no Brasil, colaborando para discussões que minimizem essas questões”, afirma o presidente da ABP, João Alberto de Carvalho.

Nilson de Moura Fé - Um dos psiquiatras mais conceituados do país, Nilson de Moura Fé consolidou sua carreira no Estado do Ceará, onde foi Coordenador da Saúde Mental do Estado por muitos anos. Defendia “a psiquiatria para todos” e era reconhecimento como “o homem da reforma psiquiátrica do Ceará”.

Fez história na saúde pública com a formulação de políticas inovadoras, colaborando com a construção de um sistema de atenção em saúde mental, incentivando a implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Nordeste, no município de Iguatu, em 1990, até o último a ser inaugurado no Ceará, totalizando 96 serviços em sua gestão como coordenador.

A trajetória do psiquiatra teve início no Ceará em 1958, quando veio do Piauí, seu Estado natal. Médico, formado em 1964, implantou o Programa de Interiorização da Saúde Mental (Pisam) e mais recentemente integrava a Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina (Cremec).

Preocupado com a formação profissional, implantou o primeiro Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Ceará, na década de 1980, estimulando a qualificação de médicos clínicos em Saúde Mental, apoiando as Jornadas de Saúde Mental em todo o Estado e realizando os três Encontros de Saúde Mental das Macrorregiões de Saúde do Ceará, tendo sido o encontro de Fortaleza o maior evento promovido na área, com a participação de 400 profissionais.

• Premio de Jornalismo da ABP - Os candidatos devem encaminhar os seus trabalhos até o dia 15 de setembro de 2010, para o endereço: ABP SP - Rua Pedro de Toledo, 967 C1 - Vila Clementino - CEP: 04039-032 – SP

As fichas de inscrição podem ser obtidas através do site da ABP http://www.abpbrasil.org.br/sala_imprensa/premio/

• Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Juliana Lousada (85) 8765.5727 –julianalousada@ad2m.com.br ou Bruno Sampaio (85) 9605.0462- bruno@ad2m.com.br

Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".