Pular para o conteúdo principal



TCM

O sistema de processo eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), que entrou em operação em 2014, trouxe até agora, em termos monetários, economia de R$ 1,9 milhão para o órgão, superando o valor do investimento feito, de R$ 1,8 milhão. O cálculo é feito considerando a quantidade de páginas que não precisaram mais passar pelo processo de digitalização de documentos, número que ultrapassa 13 milhões.
 
"O investimento feito nessa tecnologia", de acordo com o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, "teve esse como um de seus propósitos: o ganho de eficiência na utilização dos recursos públicos". O dirigente explica que "além do aumento da velocidade no trâmite e análise processual e da segurança de informações públicas, bem como da transparência, o processo eletrônico tem o aspecto da redução de gastos e impacto ambiental e o da salubridade no manuseio".
 
A economia para os cofres públicos chega a ser ainda maior se for considerada a redução de mão de obra envolvida - por exemplo, na numeração manual de páginas e no transporte interno de processos - e a eliminação de serviços de postagem e entrega, já que o envio das prestações de contas ao TCM é feito pela internet.
 
Mais de 7 mil processos ingressaram no TCM pelo novo modelo, trazendo consigo 1 milhão e 400 mil arquivos. Hoje o órgão tem capacidade de armazenamento de 40 terabytes, distribuídos em 43 servidores.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês