- A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante mobiliza a população para reforçar a importância do aleitamento materno.
- A campanha é realizada durante o mês conhecido como "Agosto Dourado".
- Para o projeto "Amamentar Vale Ouro", a Secretaria de Saúde dará orientações exclusivas sobre aleitamento para gestantes e lactantes.
- Os treinamentos e oficinas ocorrem em várias unidades de saúde, e há entrega de certificados aos participantes.
- Além das ações educativas, os prédios públicos da Prefeitura estão decorados com laços dourados para simbolizar a campanha, que tem ainda divulgação em emissoras de Rádio, distribuição de broches e material informativo.
- No Hospital Geral Luiza Alcântara Silva, são realizadas palestras sobre a melhores maneiras de amamentar, com a presença de especialistas para tirar dúvidas de gestantes e puérperas internadas.
- Por sua vez, as equipes do Programa Saúde da Família intensificam a visitação às puérperas na primeira semana de vida do recém-nascido, e os grupos de gestantes, formados nos distritos, receberão orientações de técnicas e posturas de amamentação, podendo também tirar dúvidas sobre o assunto.
- Quanto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entram em parceria com a campanha para também dar orientações às gestantes atendidas.
- Agosto Dourado - O mês do aleitamento materno
- Em sua cor, o laço dourado que representa a campanha simboliza o padrão “ouro” da amamentação para a alimentação.
- Um dos lados do laço simboliza a mãe, o outro a criança.
- Já o nó é a família.
- As pontas deste laço simbolizam o futuro da amamentação ideal: o aleitamento materno exclusivo por seis meses; a amamentação continuada por dois anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos; e um espaçamento das gestações, preferencialmente de três anos ou mais, dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado com a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança.
- O Aleitamento Materno
- Segundo o Programa das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 77 milhões de recém-nascidos – um a cada dois – não sãoamamentados em sua primeira hora de vida, sendo privados de nutrientes e anticorpos, e do contato corporal com suas mães, medidas essenciais para protegê-los de doenças e da morte. Atrasar o aleitamento materno, entre dois e 23 horas após o nascimento, aumenta em 40% o risco de morte nos primeiros 28 dias de vida. Atrasá-lo por 24 horas ou mais, aumenta esse risco em 80%. Segundo a Unicef, em todo o mundo, apenas 43% dos bebês com menos de seis meses de idade são exclusivamente amamentados.
Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Comentários
Postar um comentário