Pular para o conteúdo principal



Festival Noia 17 apresenta produção cinematográfica de universitários de 11 Estados até terça

O Ministério da Cultura e Enel apresentam o XVII Festival do Audiovisual Universitário (Noia 17), um dos principais encontros da produção artística universitária brasileira, que acontece gratuitamente até terça (16), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza (Ceará), apresentando a produção cinematográfica de universitários de 11 Estados (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Goiás e Minas Gerais).

'Vidas Cinzas', de Leonaro Martinelli, concorre na Mostra Brasileira do Noia 17 
Nesta edição, o Noia adere ao movimento mundial #MeToo, que ganhou visibilidade em 2017 com as denúncias de assédio em Hollywood, reforçando o compromisso com as lutas sociais.

Durante seis dias (começou nesta quinta-11), o Noia reúne uma extensa programação, que ocupa os espaços do entorno do Dragão do Mar, como o Cinema do Dragão, a Multigaleria, a Arena e o Porto Dragão.

O Noia volta a ser realizado no Dragão com o objetivo de aproximar, cada vez mais, as linguagens artísticas que compõem a nossa programação. O público poderá apreciar a exposição de fotografias antes das sessões de cinema e, em seguida, curtir os shows das bandas locais, circulando pelos diferentes ambientes do Dragão”, afirma o diretor Paulo Benevides.

HOMENAGENS - Neste quinta-feira (11), a solenidade de abertura homenageou o cineasta cearense Leonardo Moura Mateus, que recebeu o Troféu Noia por sua contribuição ao audiovisual brasileiro. 

Moura Mateus foi um participante ativo de edições anteriores do Noia e retorna ao evento para apresentar o seu primeiro longa-metragem, o ainda inédito 'Antônio Um Dois Três', realizado em Portugal.

No encerramento, na próxima terça-feira (16), antes do anúncio dos vencedores do ano, será entregue o Troféu Noia para a Escola Porto Iracema das Artes, que tem se destacado no processo de formação artística no Ceará.

Na ocasião, também serão exibidos três curtas-metragens produzidos pelos alunos do Porto: 'Abissal' (2016), de Arthur Leite; 'Grilhões' (2018), de Lucas Inocêncio, e 'Capitais' (2018), de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha.

MOSTRAS COMPETITIVAS - A Comissão de Curadoria das Mostras Brasileira e Cearense de Cinema Universitário foi composta pela pesquisadora e realizadora Ana Paula Vieira; professor de Audiovisual Alan Goes; e curador e crítico de Cinema Pedro Azevedo.

Foram selecionados 21 curtas-metragens de 11 Estados Brasileiros para a Mostra Nacional, que é exibida desta sexta (12) a domingo (14), sempre às sete da noite, e outras dez obras se estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Unifor de Fortaleza (Unifor) para a Mostra Local, com exibição na segunda (15), às seis da noite.

O júri oficial da Mostra Brasileira de Cinema Universitário é composto por Cida de Sousa, professora do Curso de Jornalismo da UFC; Maurício Ferreira, realizador audiovisual e curador; e Henrique Codato, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Os jurados concederão o Troféu Noia nas categorias melhor curta-metragem, direção, roteiro, montagem, som, música, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, atriz, ator e elenco. Os filmes também concorrem ao voto popular.

Os curtas-metragens da Mostra Brasileira de Cinema Universitário também concorrerão ao prêmio da crítica, concedido em parceria com a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

Compõem o júri os críticos Arthur Gadelha, Daniel Araújo e Daniel Herculano. A novidade desse ano fica por conta da criação do júri da Televisão, que será composto por profissionais que atuam com programação televisiva: Krishna Mahon, do canal Imprensa Mahon; Carla Domingues, do Canal Brasil, e Francisco Marinho, do Grupo O Povo.

O melhor curta-metragem da Mostra Cearense de Cinema Universitário será escolhido pelo voto popular.

A produtora cearense Filmerama Produções também vai premiar o melhor roteiro cearense com até R$ 5 mil em serviços de finalização do filme em composição e colorimetria, efeitos e correção de luz e créditos.

A obra premiada será escolhida pela equipe da Filmerama, composta por Daniel Aragão (diretor e roteirista), Renata Freire (produtora), Lucas Carvalho (animador e roteirista) e Wally Menezes (ator e roteirista).

Desta sexta (12) a domingo (14), sempre às nove da noite, a competição da Mostra Cearens
e de Bandas Universitárias terá shows de nove grupos locais, selecionados pela cantora e preparadora vocal Maria Juliana Linhares e pelo produtor musical George Frizzo.

Os vencedores serão escolhidos por voto popular e pelo júri oficial, que será composto por Lu Basile, professora do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece); produtor Rafael Neutral; e cantora Nayra Costa.

O Troféu Noia será concedido nas categorias: melhor banda (júri oficial e júri popular) e melhor música autoral (júri oficial).

Já a seleção da Mostra Cearense de Fotografia Universitária foi realizada pelo publicitário e fotógrafo Igor Grazianno; e professor e fotógrafo Carlos Gibaja.

As fotografias estão divididas em duas categorias: individual, com sete trabalhos, e série, com três trabalhos que somam 24 fotos.

O júri avaliará as obras selecionadas e concederá o Troféu Noia, durante cerimônia de encerramento, na categoria de Melhor Fotografia e Melhor Série. A exposição fica aberta durante os seis dias de festival, das duas da tarde às dez da noite.

MOSTRAS PARALELAS - Sempre trazendo novidades para a programação, o Noia realizará duas mostras especiais, também no Cinema do Dragão.

A Mostra Noia Kids reunirá, na terça (16), às dez da manhã, crianças e adolescentes para assistirem a um programa de 13 curtas de animação locais, cedidos pelo Fórum Cearense de Animação (Foca). A Mostra contará com tradutores de libras, legendagem e audiodescrição.

A Mostra Internacional Festival Equinoxio será realizada na segunda (15), às três da tarde, em parceria com o Festival Universitário de Cine y Audiovisuales Equinoxio, uma janela de exibição do audiovisual universitário produzido na Colômbia e no Mundo.

O evento nasceu em 1994 como iniciativa de um grupo de alunos da Escola de Cinema e Televisão da Universidade Nacional da Colômbia, ansiosos para mostrar seus trabalhos e cientes da falta de espaços de exibição para o curta-metragem universitário, assim como aconteceu com o Noia, que foi criado em 2002, no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), pelos mesmos motivos.

SEMINÁRIO E FÓRUM DO AUDIOVISUAL - O Noia garante a discussão sobre o audiovisual universitário, com acesso livre ao público geral.

Neste ano, o Seminário do Audiovisual Universitário propõe um diálogo sobre o acesso das produções universitárias aos canais de TV, com uma mesa composta pelos profissionais Carla Domingues (Canal Brasil/RJ), Krishna Mahon (Imprensa Mahon/SP), Marcos Tardin (TV O Povo/CE) e José Gledson (TV Ceará/CE), com mediação de Doug de Paula (Câmara Setorial do Audiovisual/CE). O encontro acontece no sábado (13), às três da tarde, no Auditório do Dragão do Mar.

Outro momento de debate é o Fórum do Audiovisual Universitário, que reunirá estudantes universitários locais e nacionais em torno do fortalecimento de uma agenda sobre formação, produção e difusão do audiovisual universitário, tanto nos ambientes acadêmicos como fora deles. O Fórum será conduzido por Maurício Ferreira (PR), diretor Artístico do 3 Margens: Festival Latino-Americano de Cinema.

O Fórum acontece no domingo (14), às três da tarde, no Auditório do Dragão do Mar.

OFICINAS DE FORMAÇÃO - Além das exibições artísticas, o Noia mantém a tradição de realizar oficinas de formação em diversas áreas do audiovisual. 

Esse ano, serão quatro cursos: Produção Executiva de Shows, com o produtor Rafael Bandeira; Trilha Sonora para Filmes, com o produtor musical Helder Melo; Fotografia para Eventos, com o fotógrafo Luiz Alves, e Documentário em Primeira Pessoa, com a roteirista e pesquisadora Patrícia Dourado.

As aulas acontecem até este sábado (13), no Porto Dragão.

A programação conta com instalações interativas e video mappings de Vitor Grilo e Valentino Kmentt, além de uma área de games na Multigaleria com estandes de faculdades parceiras.

Desta sexta (12) a domingo (14), as noites de sete às nove serão embaladas por DJs. O público poderá adquirir produtos oficiais do Noia em um estande especial.

O XVII Noia é apresentado pelo Ministério da Cultura e Enel, com realização da Propono Consultoria Executiva, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult/CE) via Mecenas Estadual (Lei 13.811/2006). O patrocínio é da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultural (MinC) via Fundo Nacional de Cultura e Lei Rouanet, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

A promoção é da Rádio Beach Park, com apoio cultural do Blog do Lauriberto, Enel, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Porto Dragão, 1Bando, VAAC, Balta Som & Luz, Nerd Retrô, Karthaz Cultura, Grupo Manga, Imprensa Mahon, Canal Curta, Canal Brasil, TV O Povo, TV Ceará, Fórum Cearense de Animação e Festival Universitário Equinoxio (Universidade Nacional da Colômbia).

Local do Noia 17: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza – Ceará.
Horário e Classificação indicativa: Consultar programação (http://www.festivalnoia.com.br/2018/site/programacao-2018.html)
Entrada gratuita (sujeita à lotação do cinema). Retirar ingresso na bilheteria antes de cada sessão.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...