Pular para o conteúdo principal



Curso de Teatro da UFC celebra 10 anos com Webinário

Em referência a uma década de criação do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC) e suas contribuições para as artes da cena e para o ensino teatral no Estado, será realizado desta segunda (20 de julho) a sexta (21 de agosto), o Webinário 'Teatro-Licenciatura UFC 10 Anos: Modos de Pertencer e Agir no Seu Tempo'.


A programação, gratuita e aberta ao público, terá atividades virtuais às segundas, quartas e sextas-feiras, nas plataformas Google Meet, YouTube e Instagram.

Para possibilitar o acesso ao Webinário, links serão divulgados uma hora antes de cada atividade nos perfis do Curso de Teatro da UFC e do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA) no Instagram. A programação completa do evento pode ser consultada tanto no site do TUPA (https://teatrouniversitario.ufc.br/pt/webnario-10-anos/) como nos perfis citados.


O Webinário começará nesta segunda-feira (20), às 15 horas, por meio de reunião no Google Meet. Com o tema "Carta aos de agora", a abertura terá como convidados a professora Tharyn Stazak, atual coordenadora do Curso de Teatro da UFC; o professor Francis Wilker, coordenador-geral do Webinário; e a atriz Samya de Lavor, egressa da primeira turma do curso.

Na sequência, às 16 horas, será a vez da roda de conversa inaugural "Práticas performativas em tempos de necropolítica", com a participação da professora Ileana Diéguez Caballero, da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), do México, no canal do Curso de Teatro da UFC no YouTube.

CURADORIA ‒ Pensado considerando a tríade artista-pesquisador-docente, sustentada no projeto pedagógico do curso, o Webinário se organiza a partir de três eixos: 

  • 'Indagar o Tempo', em que se discutem questões emergentes do presente.
  • 'Reabrir o Tempo', que propõe um olhar perspectivo para as práticas do curso ao longo desses 10 anos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão.
  • 'Recriar o Tempo', que se configura como um eixo de programação mais diretamente voltado aos processos artístico-pedagógicos e possibilidades performativas nas redes sociais.

Para contribuir com a curadoria, foram convidadas as professoras Ileana Diéguez Caballero (UAM-México) e a Eleonora Fabião (Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), que trouxeram importantes aportes sobre o teatro latino-americano, a arte da performance e suas implicações éticas, estéticas e políticas.

"A realização do Webinário tenta produzir um impulso pedagógico que parta do afeto e crie uma experiência sensível neste momento de crise que nos impede de operar a partir da lógica convivial que tanto nos é cara. Antes de tudo, ele nos desafia a rever quem somos, a lembrar muito do que já produzimos, com quem produzimos e para quem produzimos na última década", declara a professora Tharyn Stazak.
PROGRAMAÇÃO ‒ As atividades do Webinário incluem rodas de conversa e propostas artísticas. Às sextas-feiras serão realizados os encontros 'DesMontagens', para apresentar os bastidores dos processos artísticos e pedagógicos originários dos 10 espetáculos criados na disciplina de Montagem que ganharam os palcos de Fortaleza.

Também às sextas, o público poderá apreciar, ao vivo, o 'Sarau Vozes em Performance', com muita música e poesia (perfil @tupaufc) e uma inédita batalha de lip sync (dublagem) batizada de 'Divas Vorazes' (IGTV do perfil @teatro.ufc).

Francis Wilker destaca a busca por olhares múltiplos que pauta o evento. O legado de 10 anos de ensino superior no campo do teatro na UFC será discutido por ex-alunos, professores colaboradores e do quadro permanente, estudantes e pelas comunidades acadêmica e artística.

"O desejo foi, desde o início, criar um espaço de encontro entre as diferentes gerações e pessoas que viveram o curso e, assim, gerar um olhar múltiplo para a sua trajetória, trazendo à tona suas contribuições para a paisagem da cena, da produção de conhecimento e do ensino de teatro nas escolas do Ceará", afirma Francis Wilker.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês