Pular para o conteúdo principal



Dragão do Mar promove debate sobre acessibilidade nos museus

O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar promove uma série de discussões sobre acessibilidade nos museus, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC). Nesta quarta-feira (8), a partir das 16 horas, no www.youtube.com/dragaodomarcentro, tem mais uma edição de debates ao vivo sobre Narrativas sobre Acessibilidade a Museus. 


As educadoras Bárbara Cunha, Natália Maranhão e Sara Nina, que integraram o Projeto Acesso, entre 2008 e 2013, compartilharão suas experiências e abordarão o tema 'Projeto Acesso: Formações, Práticas e Educação'.

A iniciativa de promover o reencontro entre as ex-educadoras do MCC Bárbara Cunha, Natália Maranhão e Sara Nina visa promover uma reflexão sobre como suas experiências com o projeto Acesso resultaram em pesquisas acadêmicas e práticas no campo da acessibilidade e inclusão, o que poderá ampliar os debates atuais e fecundos sobre museus para o desenvolvimento humano e social. A acessibilização do bate-papo em Libras ficará por conta dos intérpretes Tyson Guilherme e Maria Coelho.

Sobre as participantes:


Bárbara Cunha - Licenciada em História, pela Universidade Estadual do Ceará-Uece, especialista em Educação Inclusiva (Uece) e no Ensino de Libras (FIAR), Mestre em Educação (UFOPA). Foi educadora museal e coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC).


Natália Maranhão - Licenciada em História e especialista em Gestão Cultural. Há 12 anos desenvolve projetos para museus e espaços culturais nos setores de Ação Educativa e de Gestão. Atuou durante 6 anos como educadora museal, produtora e depois gestora do Sobrado José Lourenço e em vários Editais da Secretaria de Cultura do Ceará, como parecerista e responsável pela produção de instrumental de pesquisa, formação e capacitação de pesquisadores e avaliadores em ciclos tradicionais da Cultura Cearense, como o Carnavalesco e o Natalino. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, atuou Museu da Cultura Cearense (MCC), como educadora museal, mediadora cultural, assistente do Projeto Acesso e assistente do Projeto Comida. Atualmente, integra o Programa Educativo Gente Arteira, como orientadora pedagógica, na Caixa Cultural Fortaleza.


Sara Nina - Nasceu em Fortaleza, é formada em Artes Plásticas e Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), especialista em Educação Inclusiva pela Uece e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisas que giram em torno da mediação inclusiva em espaços expositivos. Foi estagiária do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre 2009 e 2011, tendo trabalhado diretamente com o Projeto Acesso e ações de inclusão nos dois museus do CDMAC.



Márcia Bitu Moreno - Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceatá (UFC) e especialista em Gestão Pública pela Uece. Máster em Educación y Museos: Patrimonio, Identidad y Mediación Sociocultural (Universidade de Murcia, Espanha). Tem experiência na gestão de projetos socioculturais para jovens moradores de bairros em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza. Criadora de ações sociomuseológicas que integram o Núcleo de Mediação Sociocultural do Museu da Cultura Cearense, tais como Projeto Acesso, Projeto Museu e Cidadania Cultural e Museu Patrimônio de Todos. Atualmente, é gerente do Museu da Cultura Cearense e coordena ações do projeto Acesso para inclusão de pessoas com deficiência.

Serviço
  • Live Narrativas sobre Acessibilidade a Museus - Projeto Acesso: Formações, Práticas e Educação.
  • Quarta-feira (8), às 16 horas.
  • Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
  • Acesso gratuito e livre.
  • Acessível em Libras.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".