Pular para o conteúdo principal



Começa nesta quarta a Bienal Internacional de Teatro do Ceará

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará-BITCE realiza entre esta quarta-feira (4 ) e sábado (14 de novembro), a Mostra Internacional de Espetáculos. O evento é gratuito e a transmissão da Programação será através do Canal do Youtube e Facebook BITCE.


Segundo a coordenadora do evento e da Escola Livre Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, as montagens trazem o tema 'Mostra Teatro, Mito e História' para a cena com vieses que atravessam a História da Humanidade.

- A Criação Teatral é atravessada pelo mito, assim como toda a História da Arte, a Psicologia, diversos saberes e fazeres, tudo envolve o Mito”, destaca Rejane Reinaldo.

As mesmas cidades que antes receberiam espetáculos presenciais, no Ceará, agora serão pontos de difusão do Teatro Online para espectadores/as do Brasil e do Mundo. São três cidades envolvidas, Fortaleza, que terá no Estúdio do Teatro São José o ponto de transmissão dos espetáculos, e Sobral e Juazeiro do Norte como pontos de difusão.

Ao todo, de dezembro de 2019 até 14 de novembro de 2020, as atividades da BITCE reunirão 300 pensadores criadores e técnicos, nas 40 apresentações artísticas, de oito  países (Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile, Itália e Brasil;) e de nove Estados Brasileiros (Acre, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro).

ONLINE - No primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (4), às 17h30, a solenidade de abertura vem com o espetáculo Périplo Varietés, do grupo Periplo Marionetas da Espanha. Em seguida, a partir das 19 horas, Quem matou Edward Munch, atuação e direção de Lucas Sancho, um espetáculo criado a partir da vida e obra do pintor norueguês Edvard Munch e sua pintura O grito. 

A programação continua no formato digital. Na quinta-feira (5), às 17 horas, outra Companhia da Argentina apresenta a peça Enderas Masugui – A viagem de Luisa. À noite, às 19 horas, A Sanfonástica Mulher Lona (Bahia/São Paulo) que mostra uma intervenção sonora em performance cênica circense.

O Ceará está inserido na Programação Online. Na sexta-feira (6), às 17 horas, em cena a atriz e jornalista Daniella de Lavôr com a peça Florbela, do grupo Elas de Teatro (Ceará). No roteiro, a atriz revive vida e histórias baseados nos textos transcritos das cartas e do diário de Florbela Espanca.

A Bienal volta ao ar somente no domingo (8), às 17 horas, com Iracema (Ceará), um espetáculo de dança voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. Logo em seguida, às 19 horas, o espetáculo EPA! Estudos para Quase Nada (Rio de Janeiro) que apresenta um estudo das máscaras balinesas inseridas no universo urbano.

Na segunda-feira (9), às 17 horas, a BITCE traz para o público Notas de Uma Terra Devastada, que mostra um cenário lamentável e de destruição do Meio Ambiente, e a partir das 19 horas, o espetáculo Marias de Mandacaru que através da Dança Étnica Contemporânea (Tribal Fusion) referência a força da mulher do sertão transitando no passado, presente e futuro.

Chegando na terça-feira (10), às 17 horas, tem na grade de programação Jão, Uma História na Terra e no Mar, do grupo Bricoleiros de Teatro de Boneco. Na sequência das apresentações, a partir das 19 horas, o Manifesto Seresteiro, uma conversa cantada, uma cantacão de histórias da Companhia de Belém do Pará.

E na quinta-feira (12), às 17 horas, segue com o espetáculo Pas de Temps, da Companhia de Teatro Epidemia de Boneco. Às 19 horas, o público poderá assistir o drama #POLIFAZE_EDITH7X7, uma produção da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. 

Na sexta-feira (13), às 17 horas, será transmitido o espetáculo DESCALÇA (Chile), canção que mostra a jornada em que pessoas deixam para trás uma história para ter um novo recomeço. Um novo caminho. Ás 19 horas, vem o Grupo Ninho de Teatro com Poeira (Ceará), que no roteiro vem com várias interrogações: do que somos feitos???

No sábado (14) é o dia do encerramento da BITCE. Às 17 horas, pelo Rio de Janeiro, o espetáculo Quatro Momentos do Sol, uma produção de Lea Schmitt. E pela Companhia de São Paulo, às 19 horas, a AFINAÇÃO I, peça baseada nos textos de Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

TEATRO ONLINE - Em um formato híbrido, a BITCE se desafiou e conseguiu trazer para o formato on-line as experiências de Artes Cênicas e deixá-las como registro perene na Internet. Além da disponibilidade do evento nos canais digitais, como registro, memória e pensamento da BITCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na História, tal qual a BITCE de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para 2021.

- A nossa missão de proporcionar espaços formativos e a mostra sobre dramaturgia, mitos e suas criações/desconstruções está sendo cumprida. Como diz Aderbal Freire Filho, o Teatro Online veio para ficar e teremos um rico conteúdo disponível para ser apreciado”, ressalta Rejane Reinaldo.

As palestras do Seminário Teatro e Mito, que aconteceram em setembro deste ano, bem como as multiresidências e experimentos cênicos ocorridos em novembro e dezembro de 2019, fazem parte da BITCE. Os seminários estão disponíveis no canal do Youtube e Facebook do evento.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Tem patrocínio da:
  • Cegás.
  • Caixa Econômica Federal (CEF).
  • Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
  • Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda-Farmace.
SERVIÇO

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...