Pular para o conteúdo principal



Ceará é o 1º colocado no Brasil nas séries finais do Ensino Fundamental

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública (1º ao 5º ano), o Ceará ocupa a 3ª colocação e nos anos finais (6º ao 9º ano) é o Estado com maior nota, junto com São Paulo. 

Além disso, o Ceará é o primeiro do Ranking no Brasil entre as 100 Escolas Melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental da Rede Estadual, conforme Estudo do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep).


A edição do Ideb de 2019 mostra que a Educação Pública Cearense contínua evoluindo na Nota frente aos demais Estados. O Ceará tem o maior número de municípios que, no ano passado, atingiu as metas projetadas: 98,9% nos anos iniciais e 83,7% nos anos finais do Ensino Fundamental.

O Ceará, que ocupava a 18ª colocação para os anos iniciais do ensino fundamental da rede pública entre todos os estados, em 2005, com uma nota média do Ideb equivalente a 2,8, passa a ocupar o 3º lugar em 2019, atingindo um índice de 6,3.

Desse modo, o Estado registra a maior evolução no período, possuindo uma Taxa de Crescimento relativo do Indicador da ordem de 125%. A meta projetada do Ideb nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o Ceará neste ano foi de 4,8 e em 2021 tem-se uma meta projetada de 5,1. 

Os números estão Ipece/Informe ( 184 /novembro/2020)-Evolução do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): uma análise para o Ensino Fundamental publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Já nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino, a evolução do Ceará também apresenta resultados expressivos. O Estado saiu da terceira posição, que ocupava em 2017, para o primeiro lugar em 2019, dividindo essa posição com São Paulo. 

O Ceará apresenta uma Taxa de Crescimento, relativo no período de 2005 a 2019, de 85,7%, ou seja, saiu da 17ª posição para a maior nota alcançada entre os Estados Brasileiros. O trabalho revela ainda que das 1.025 escolas que tiveram seus Idebs divulgados em 2005, 96,9% tinham notas iguais ou inferiores a 3,9. E apenas 0,2% com notas superiores a 5,0, isto é, duas escolas. Em 2019, o número de escolas passa para 2.012 e, houve também uma melhora significativa das notas alcançadas por essas Escolas: 59,2% atingiram notas iguais ou superiores a 5,0, sendo que 14,7% tiveram notas iguais ou superiores a 6,0.

O analista de Políticas Públicas do Ipece, Cleyber Nascimento de Medeiros, um dos autores do Estudo, juntamente com a assessora Técnica Luciana de Oliveira Rodrigues, chama atenção para o fato do Ceará ser o primeiro Estado do Brasil com maior número de escolas entre as 100 melhores: são, ao todo, 79. Em seguida vem:
  • Alagoas (15 Escolas).
  • Paraná (6).
  • São Paulo (4).
  • Santa Catarina (3).
  • Piauí (2).
  • Pernambuco (uma Escola).
- Merece destaque, ainda, que a primeira colocada, a escola Maria do Carmo Cardoso EEF, localizada no município de Independência, alcançou o maior Ideb do país (9,8). Além disso, das 10 escolas com maiores índices nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública no Brasil, nove são cearenses. Quando o recorte é para as 50 primeiras escolas, 42 são cearenses”, destaca Luciana Rodrigues.

Ainda no âmbito do Estado, merecem destaque:
  • Sobral (12 escolas).
  • Cruz (10).
  • Quixeramobim (8).
  • Itatira (5).
  • Granja (4).
  • Pedra Branca (4).
  • Forquilha (3).
  • Independência (3).
  • Milhã (3).
  • Ararendá (2).
  • Barroquinha (2).
  • Deputado Irapuan Pinheiro (2).
  • Ipaporanga (2).
  • Jijoca de Jericoacoara (2).
  • Novo Oriente (2).
  • Pires Ferreira (2).
  • Tamboril (2).
  • Brejo Santo (uma).
  • Catunda (uma).
  • Crateús (uma).
  • Ibiapina (uma).
  • Martinópole (uma).
  • Mucambo (uma).
  • Pentecoste (uma).
  • Reriutaba (uma).
  • Ubajara (uma).
  • Uruoca (uma).
  • Varjota (uma Escola).
Luciana Rodrigues observa que, classificando as escolas que ocupam as 100 primeiras colocações no País quanto ao Ideb nos anos finais do ensino fundamental, o Ceará, mais uma vez, é destaque com um total de 60 dentre as melhores colocadas. Em seguida, estão:
  • Pernambuco (10 Escolas).
  • Alagoas (8).
  • São Paulo (6).
  • Minas Gerais (5).
  • Goiás (4).
  • Piauí (4).
  • Santa Catarina (4).
  • Rio Grande do Sul (3).
  • Mato Grosso (2).
  • Paraná (2).
  • Bahia (uma).
  • Distrito Federal (uma).
  • Maranhão (uma).
  • Mato Grosso do Sul (uma).
  • Rio de Janeiro (uma).
  • Roraima (uma Escola).
A primeira colocada no País é cearense, a Escola Nossa Senhora Aparecida Estadual de Ensino Fundamental, de Granja, alcançando, com Ideb de 8,7. As demais Escolas estão em:
  • Sobral (9 Escolas).
  • Quixeramobim (8).
  • Cruz (7).
  • Novo Oriente (5).
  • Pires Ferreira (4).
  • Pedra Branca (4).
  • Milhã (3).
  • Jijoca de Jericoacoara (2).
  • Granja (2).
  • Brejo Santo (2).
  • Uruoca (uma).
  • Campos Sales (uma).
  • Horizonte (uma).
  • Independência (uma).
  • Ipaporanga (uma).
  • Juazeiro do Norte (uma).
  • Martinópole (uma).
  • Mombaça (uma).
  • Mucambo (uma).
  • Russas (uma).
  • Senador Pompeu (uma).
  • Fortaleza (uma Escola).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês