Pular para o conteúdo principal



Um Domingo na Estação das Artes para curtir com todas mães

 
Um Domingo na Estação para curtir com todas as mães e quem vive a maternagem, o cuidar. O Complexo Cultural Estação das Artes celebra o Dia das Mães com uma programação diversa para abraçar os mais diferentes perfis de mães, que podem, em família, desfrutar esse dia especial. Há programação para as que gostam de dançar, para quem ama cuidar da alimentação, e mesmo para quem curte passar um tempo em atividades com as crianças. A programação acontece de 9 às 12 horas e é gratuita. O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, após investimento do Governo do Ceará.

Logo que abrirem os portões, às 9 horas, o público já poderá circular pela Feira Cultural da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), que acontece no Mercado Gastronômico. É uma ótima oportunidade para comprar alimentos de qualidade diretamente de quem produz e ainda trocar experiências com este grupo de feirantes, cujo trabalho reconhece a identidade cultural cearense e visa fortalecer
a organização social de famílias agricultoras. Além de frutas, legumes, café e mel, a feira agroecológica também vai comercializar outros produtos, como por exemplo requeijão e queijos da marca Terra Conquistada, uma linha própria do MST. Mas não para por aí: bolos, focaccia, tortinha salgada de carne de caju, pão de mel e outras delícias também podem ser adquiridas para consumir na hora.

Os amantes da gastronomia e da cultura alimentar cearense também poderão adquirir e degustar comidinhas na Feirinha Gastronômica, que acontece no mesmo espaço. Então chama a sua mãe e vem para a Estação das Artes se esbaldar com cuscuz, tapioca, acarajé e outras delícias. Haverá também barraquinhas de bebidas para refrescar o dia e alegrar a festa. O som fica por conta da brasilidade da DJ Isa Capelo, que, das 9 às 12 horas, apresenta uma mistura do clássico da música popular brasileira e outras bossas, trazendo leveza e muito remelexo.

Aulas show de gastronomia com aproveitamento integral da castanha - Quando a gente pensa em comida de mãe, é puro afeto, não é mesmo? Quem curte ser bem criativa na cozinha não pode perder as três aulas show de gastronomia que acontecerão no Centro de Design sobre o aproveitamento integral de um produto bem cearense: a castanha de caju. Essas três atividades terão limitação de 50 vagas, e as senhas serão distribuídas no local. Então chega cedo para garantir seu lugar!

Na primeira aula-show, de 10h às 10h30, a artista e militante do MST Aspásia Mariana, que participa do projeto audiovisual do coletivo com receitas chamado “Comida de verdade”, ensinará como fazer o leite vegetal a partir da castanha. Em seguida, na aula show “Sobrou pra mim o bagaço da castanha”, a microempreendedora Karla Kizzi Farias usará os resíduos após a retirada do leite vegetal da castanha para fazer uma receita de ricota
temperada. Uma ótima opção para quem é vegano! Há quatro anos, Karla Kizzi Farias atua buscando mostrar, através do alimento que produz, que a culinária sem exploração animal e rica em vegetais pode ser, sim, apetitosa.

Logo mais, de 11 às 12 horas, é a vez da chef pâtissier Anna Paula Rezende, professora da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, ensinar a fazer um bombom de canjirão, feito a partir de um doce de castanha e derivados que é um patrimônio imaterial da nossa gastronomia cearense. Ficou curioso para conhecer? A aula-show “Bombom de Canjirão”, assim como as anteriores, também acontece no Centro de Design.

Atividades para o público infantil - As famílias também têm opções para curtir com as pequenas e os pequenos. Das 9 às 10 horas, na Gare, o grupo K'Os Coletivo apresenta o espetáculo "Guerra de Cup&Cake", ação que conta com o apoio do Sesc. A peça traz a história de dois mestres cucas experts em doces que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da cidade de Mascavo. A improvisação teatral, aliada à palhaçaria e ao riso, dá o tom do espetáculo, cuja classificação etária é livre, atendendo a todo mundo que gosta de Arte e Gastronomia.

Em seguida, das 10 às 12 horas, as crianças poderão participar da Oficina de Vagão de Trem com Caixas de Papelão, conduzida por Simone Barreto e Bruna Beserra. Na atividade, que acontece no espaço do Mercado Gastronômico, a meninada entrará no clima da antiga Estação Ferroviária, utilizando material reciclável para a construção dos vagões. Depois, o público infantil seguirá em um passeio pelo equipamento, utilizando as próprias criações.

E nessa mesma perspectiva da memória, para quem ainda não viu o ensaio fotográfico “Nos Trilhos do Tempo”, 30 imagens produzidas pelos fotógrafos Chico Gomes e Regivaldo Freitas seguem à disposição na plataforma da Estação das Artes, propondo um singelo passeio pela história sobre aqueles trilhos.

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes - O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9 às 12 horas. O projeto “Domingo na Estação” tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil metros quadrados, o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).

Programação completa (foto Felipe Abud)
9h às 12h - Feira Cultural da Reforma Agrária do MST
Mercado Gastronômico
9h às 12h - Feirinha gastronômica
Mercado Gastronômico
9h às 12h - DJ Isa Capelo
Gare
9h às 10h - Espetáculo de teatro infantil “Guerra de Cup&Cake”, do grupo K’Os Coletivo
Gare
10h às 12h - Oficina infantil de Vagão de Trem com Caixas de Papelão, com Simone
Barreto e Bruna Beserra
Mercado Gastronômico
10h às 10h30 - Aula show “Leite vegetal de Castanha”, com a artista e militante do MST
Aspásia Mariana
Centro de Design
10h30 às 11h - Aula show “Sobrou pra mim o bagaço da castanha”, com a
microempreendedora Karla Kizzi Farias
Centro de Design
11h às 12h - Aula show “Bombom de Canjirão”, com a chef e professora da Escola de
Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Anna Paula Rezende
Centro de Design
Rua João Moreira, 540, Centro.

Serviço
Domingo na Estação
Domingo (8 de maio de 2022), de 9 às 12 horas.
Rua Doutor João Moreira, 540, Centro
Gratuito e aberto ao público
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19 conforme decreto
estadual vigente

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".