Pular para o conteúdo principal



Urbmídia veicula Campanha produzida por alunos da Unifor


Uma Campanha de Segurança no Trânsito direcionada aos jovens e produzida por alunos de Comunicação da Universidade de Fortaleza está gerando uma grande visibilidade nas principais vias da Capital por meio da veiculação nas telas do Grupo Urbmídia, gigante do Digital Out Of Home.

Trabalhando em cima da pergunta “Era tão urgente assim?”, a campanha alerta para alguns desvios de atenção no trânsito que podem parecer urgentes na hora, como responder a uma mensagem ou escolher uma música, mas que apresentam um risco à segurança e não são tão urgentes quanto a vida.

A produção foi criada dentro da disciplina “Projeto Intercursos II”, ministrada em 2022.2 pelo professor Davi Rocha para cerca de 50 a 60 alunos do Centro de Comunicação e Gestão Unifor, que engloba cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração.

Como parceiro no projeto, o Grupo Urbmídia participou do processo de briefing e orientação dos estudantes, bem como da comissão responsável por eleger o melhor trabalho, que foi premiado com uma semana de veiculação nas telas da empresa, iniciada em 6 de fevereiro.

Com isso, a campanha de maior destaque na disciplina ganhou grande exposição em 20 dos painéis de LED da Urbmídia em Fortaleza e região, além das empenas nos shoppings Aldeota e Iguatemi Bosque, totalizando mais de 15 milhões de impactos.
Para André Gurjão, diretor de criação do Grupo, trata-se de uma iniciativa acertada da Unifor e do curso de Publicidade, “porque põe o aluno para colocar suas habilidades em prática, para testar seu entendimento sobre pesquisa, mídia, layout, direção de arte…”, pontua.

Projeto Re:Ação - Desde 2021, a disciplina promove o projeto Re:Ação, inspirado por uma iniciativa australiana, onde alunos e profissionais do mercado realizam um intercâmbio de saberes em prol da construção, por parte dos estudantes, de uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito.

Trabalhando em cima do subtema da “Responsabilidade Compartilhada”, os alunos tiveram a tarefa de criar uma campanha de comunicação com foco principalmente em veiculação Out Of Home e para o público alvo de jovens de 18 a 25 anos, mesma faixa etária da maioria da turma.

- O interessante é que o entregável final do projeto não é só um conjunto de peças que se conecta diretamente com uma demografia que não é tão visada nas campanhas de conscientização, como também esses alunos, durante o semestre inteiro, passam por uma profunda imersão sobre a temática,” afirma o professor Davi Rocha.

Em datas marcadas no calendário da disciplina, representantes do Grupo Urbmídia, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e de agências parceiras, como a EBM Quintto, visitaram a sala de aula para conversar com os alunos, que puderam aprender mais sobre o tema e sobre como esses profissionais atuam de maneira prática no mercado.

“Era tão urgente assim?” A equipe vencedora é composta pelos estudantes Glenda Rosa, Gabriel Almeida, Nicolly Tamaoki, Dainah Aguiar, Amanda Albuquerque e Pedro Loureiro. Aluna do curso de Jornalismo, Glenda Rosa descreve a experiência como enriquecedora e capaz de integrar pessoas de diferentes áreas.

Para elaborar a campanha, os alunos da equipe se inspiraram em uma rede social que fez muito sucesso entre os jovens em 2022: o BeReal. Diariamente, e em horários aleatórios, o aplicativo envia notificações simultâneas para que os usuários possam postar em um limite de tempo. A ideia é evitar os posts programados e a realidade editada.

- É como se fosse uma postagem combinada, e isso estava promovendo acidentes de trânsito ao redor do mundo, porque jovens recebiam a notificação do aplicativo e postavam enquanto dirigiam. Então a ideia partiu daí, e obviamente eles elaboraram para muito além do que só esse aplicativo, e ficou fantástico o trabalho deles”, avalia o professor.

Para André Gurjão, todas as produções dos alunos foram bem embasadas, mas essa se destacou. “Ela foi a vencedora porque foi a mais completa, tanto na parte da pesquisa, de apresentação, como no embasamento e layout. Não tem nada realmente mais urgente que a vida, então teve força o conceito, e o layout também ficou equilibrado”, avalia.

Para Caio Torres, especialista de Segurança no Trânsito da AMC que acompanhou os alunos na elaboração do projeto, as campanhas de mídia são uma importante ferramenta para conscientizar a sociedade sobre os riscos no trânsito e suas consequências. Ele fala do que foi, para ele, o destaque na campanha vencedora.

- A Campanha desenvolvida pelos alunos da Unifor retrata o drama e desfecho quando os usuários infringem as regras de trânsito, achando que nada de ruim pode acontecer, e colocam a si e outras pessoas em risco. A ideia é chocar a audiência para que elas reflitam sobre o perigo no trânsito quando as leis são infringidas.”

Colaboração de impacto - Para o professor Davi Rocha, parte do sucesso da sua disciplina está na escolha dos profissionais convidados, que não só devem ter uma bagagem de experiência prática de mercado, mas também um tom professoral de fala, para orientar os estudantes da maneira correta.

- Me é extremamente fortuito e feliz poder dizer que a participação do Grupo Urbmídia, assim como dos outros parceiros do projeto Re:Ação, é de extrema importância para os alunos. Eles não só saem sentindo que estão mais próximos do mercado, mas também saem com uma impressão extremamente positiva dos profissionais que estão nesse mercado”, afirma.

- Foi um projeto que me tirou completamente da zona de conforto. A palavra que eu tenho para esse projeto é gratidão, porque eu tenho certeza que foi uma experiência que abriu mais a nossa visão e que vai poder abrir mais portas pra gente no nosso futuro”, completa a estudante Glenda Rosa.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, professor Claudio Sena, aponta que o projeto Re:ação é uma oportunidade única para que os alunos despertem para questões sociais importantes e exercitem as habilidades desenvolvidas na universidade, se aproximando do mercado da comunicação da forma mais real possível. 

- Para a Unifor, projetos nesse sentido sempre foram e sempre serão essenciais”, completa.

- O bacana é que no final eles entregam algo à sociedade, já que a equipe terá as peças veiculadas de fato, mas principalmente o grande retorno para nós é que todos os alunos que participam da cadeira saem dela sabendo muito a respeito de um assunto que hoje é imprescindível, mas que está ainda muito distante desses jovens, que é a segurança no trânsito”, conclui o professor Davi Rocha.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...