Pular para o conteúdo principal



9º Festival Internacional de Circo do Ceará começa neste fim de semana

É férias! E a 9ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará está com uma rica programação na capital cearense. Neste final de semana, haverá apresentações artísticas, com tradução em Libras e Audiodescrição, no Centro Cultural Bom Jardim (Dia 07/07) e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Dias 08 e 09/07). Além disso, serão realizadas atividades formativas, como oficinas e encontros, que fazem parte do Programa Luz no Picadeiro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Dias 07 e 10/07), no Centro Cultural Bom Jardim (Dia 08/07), no Galpão da Vila e na Vila das Artes (Dias 10 e 11/07). A programação é gratuita e livre para todas as idades.

Pablo Nórdio/Divulgação


O espetáculo “Nordestinados In Circus”, da Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco), abre a programação artística desta edição, nesta sexta-feira, dia 07, às 17h, no Centro Cultural Bom Jardim. Inspirado na poesia de Patativa do Assaré, que dizia: “nordestinos sim, nordestinados não”, o espetáculo enaltece a força e a coragem do povo nordestino e a riqueza da cultura da Região.

As apresentações seguem no sábado e domingo, dias 08 e 09, às 17h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para este espaço, o acesso será liberado mediante a retirada de convite, disponibilizado às 16h, na bilheteria do Teatro Dragão do Mar. Entre as atrações estão Fanfarria Ambulante (Argentina), com o espetáculo cênico-musical “La Fabulosa Travesía”, que ecoa as histórias migratórias de avós e avós, recriando a jornada de uma tripulação hilária que viaja de um continente imaginário Balkanatolia para sua terra prometida Argentina; e o espetáculo “Consultora Sili”, de Brenda Louise (Fortaleza), que busca provocar discussões sobre padrão de beleza, consumismo e feminismo na linguagem da palhaçaria. Durante o espetáculo, a personagem Brunelita vai usar do deboche, da sátira e da ironia para vender o produto mais invendável do mundo.

PROGRAMA LUZ NO PICADEIRO

Durante a programação artística, o festival vai realizar o Programa de Formação Luz no Picadeiro em três espaços de Fortaleza: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Galpão da Vila e Vila das Artes . A ação tem como objetivo preservar e difundir o saber circense através do ensino periódico de técnicas, valorizando a tradição e explorando novas possibilidades na busca do aperfeiçoamento nas diversas técnicas circenses.

Serão três oficinas gratuitas, com 20 vagas cada. São elas: “Montagem de números aéreos”, com Pablo Nórdio, da Cia Barnabô (São Paulo), nos dias 07 e 10 de julho, às 16h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; “Gestão de Escolas de Circo” com a coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo Fátima Pontes (Pernambuco), no dia 08, das 8h às 12h, no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ); e “Equilíbrio em mãos” com Héctor Carrozzo da Resiliencia Dúo (Argentina), nos dias 10 e 11, às 14h, no Galpão da Vila. Os interessados podem se inscrever no site do festival (www.festivaldecircoceara.com).

Em paralelo às oficinas, nos dias 10 e 11, ocorrerão encontros na Vila das Artes com representantes de instituições que fazem parte do universo circense. No dia 10, serão dois encontros: às 14h, na Sala Branca do espaço cultural, com o tema “Cadê o Circo que tava aqui? A crise da falta de terrenos para montagem dos Circos de Lona”, no qual haverá um painel sobre o “Diagnóstico da crise circense em nível estadual e nacional - Desafios e soluções para a Crise”; e às 19h, sobre o tema “Repensando a comicidade”.

No dia 11, o encontro segue em formato híbrido, a partir das 14h, com parte dos convidados na Sala Branca do espaço cultural, sobre “Pedagogia circense: espaços de formação e escolas de circo”. Entre os convidados dos encontros estão Luciana Belchior Mota (Coordenadora Substituta da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha - ENCLO/DACEN/PRESI/FUNARTE), Cecília Rabelo (Advogada, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCult e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais - CNPq/Unifor), Marlene Querubim (Presidente da UBCI - União Brasileira de Circos) e Lenildo Gomes (Diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar).

9ª Edição FICC

O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) realiza a sua 9ª edição de 07 a 23 de julho, em praças e espaços públicos de sete cidades do Ceará: Fortaleza, Aracati (em Canoa Quebrada), São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Itapipoca e Sobral. Serão mais de 80 atividades, 100% acessíveis, com tradução em Libras e Audiodescrição.

A programação conta com grupos de quatro países: Brasil, Argentina, Espanha e Venezuela. Do Brasil, há participantes de diversos estados do País, como Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Os cearenses que vão mostrar sua arte no picadeiro do festival são de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Russas, Juazeiro do Norte, Quixeré, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Itapipoca, Taíba (São Gonçalo do Amarante), Canoa Quebrada (Aracati) e Sobral.

O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral e Apoio Institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos: Enel.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Dia 07 de julho (Sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Bom Jardim

Nordestinados In Circus - Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco)
Dia 08 de julho (Sábado)
Horário: 17h
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

La Fabulosa Travesía - Fanfarria Ambulante (Argentina)
Nordestinados In Circus - Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco)
Sorteio de Palhaçada - Palhaço Teretéteu (Caucaia)
O Grande Giro da Morte - Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco)
Consultora Sili - Brenda Louise (Fortaleza)
A Lira Espacial – Thalya Belly (Fortaleza)
4x4! - Little Testa (Espanha)
Aerial Straps and Hair Hanging – Resiliência Duo (Argentina)

Dia 09 de julho (Domingo)
Horário: 17h
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

La Fabulosa Travesía - Fanfarria Ambulante (Argentina)
Conquista do Ar - Gabriela Rojas (Fortaleza)
Circo do Só Eu - Esio Magalhães (São Paulo)
O Grande Giro da Morte - Ítalo Feitosa da Silva (Pernambuco)
Madame Frôda em Música Clássica! - Ana Luiza Bellacosta (DF)
Hair Hanging - Lucía Fernández (Argentina)
Allegro Andante - Cia Barnabô (São Paulo)
Flutuando – Cia FloTTant (Venezuela)
Programação sujeita a alterações

SERVIÇO

9º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) - APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS: Em Fortaleza, no Centro Cultural Bom Jardim (Dia 07/07) e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Dias 08 e 09/07). PROGRAMA LUZ NO PICADEIRO: no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Dias 07 e 10/07), no Centro Cultural Bom Jardim (Dia 08/07), no Galpão da Vila e na Vila das Artes (Dias 10 e 11/07). Site: www.festival de circo ceará.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...