Pular para o conteúdo principal



Lançada Usina Solar da Kroma em Jaguaruana


O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) financia a Usina Solar da Kroma em Jaguaruana-Ceará:

Eliane Brasil superintendente BNB Ceará.

Ana Tereza diretora administrativa no BNB.

CEO da Kroma Energia, Rodrigo Melo

Deputado federal José Nobre Guimarães

Jurandir Picanço,  consultor da Fiec

Presença no lançamento da Pedra Fundamental da Usina Solar da Kroma Energia em Jaguaruana-Ceará nesta sexta-feira (7/2/2025):

  • Lauriberto Braga.
  • Marcos André Borges.
  • Carla Matos. 
  • Rebeca Noleto.
  • Eleazar Barbosa. 
  • José Nobre Guimarães. 
  • Deassis Diniz.
  • Jurandir Picanço .
  • Euvaldo Bringel.
  • Eliane Brasil.
  • Sara Camarote. 
  • Elias do Sargento. 
  • Toinho do Banco.

Nesta sexta-feira (7/2) a Kroma Energia realizou a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, o maior Parque desenvolvido pela empresa até o presente momento, localizado em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe-Ceará. Com um investimento previsto de R$ 800 milhões, o Projeto deve gerar entre 800 e mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a Economia da Região.

A mesa solene foi composta pela:
  • Superintendente Ceará do BNB, Eliane Brasil.
  • Superintendente executiva Bradesco, Large Corporate, Sarah Camarotti.
  • Deputado federal José Nobre Guimarães.
  • Deputado estadual De Assis Diniz.
  • Consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço.
  • Prefeito de Jaguaruana, José Elias de Oliveira-Elias do Sargento.
  • Vice-prefeito, Naldo Quirino.
  • CEO da Kroma Energia, Rodrigo Mello.
  • Diretor de Negócios Solar, Bess & Building da WEG,, Harry Schmelzer Neto.
Prestigiaram o  evento:
  • Diretor bancário corporativo do Itaú, Luciano Melo.
  • Gerente regional do Itaú, Cleyton Leite.
  • Diretor de operações da Afaplan, Flávio Barreiro.
  • Presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim.
  • Sócio-administrativo da Durametal, Felipe Soares Gurgel.
  • Diretores da Goener, Luiz Veríssimo, Antônio Mendes, Geraldo Rola e Arthur Correia.
Em sua fala, o CEO da Kroma, Rodrigo Mello, destacou que o Complexo é um projeto que está sendo trabalhado há mais de 5 anos e que agora entra em uma nova fase. 

- A cidade de Jaguaruana irá se desenvolver cada vez mais, gerando mais emprego e renda para a região. Este projeto reunirá o que há de melhor e mais moderno no setor”, explicou.

Em complemento, o deputado federal, José Nobre Guimarães, reforçou a importância do Ceará na transição energética. 

- Nosso Estado tem a possibilidade de liderar esse movimento. Nós temos um modelo de desenvolvimento que acolhe, integra e gera emprego e faz grandes investimentos. Hoje (7) participei ao lado do prefeito Elias do Sargento, o deputado DeAssisDiniz  e a superintendente do BNB Eliane Brasil, do lançamento da pedra fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, em Jaguaruana. Um marco enérgico sustentável, além de garantir geração de emprego.Em Jaguaruana participei do lançamento do parque solar na chapada do apodi. Com recursos do FNE operado pelo Banco do Nordeste e investimento de mais de R$ 500 milhões só do BNB esse parque solar vai gerar quase mil empregos diretos. É o Governo @LulaOficial presente", citou.

O diretor da WEG, Harry Schmelzer Neto, ressaltou que é uma honra participar do projeto, que cumpre com seu papel social, além do fomento à transição energética. 

- A iniciativa engloba diversos fatores que nos enchem de orgulho. Aqui está o nosso melhor time, melhores equipamentos, para fazermos desse Projeto uma referência”, frisou.


Eliane Brasil (foto) explicou que o BNB entra com 80% dos recursos para o Complexo.

- O Banco, sim, é o banco da energia limpa e a gente quer estar dentro de projetos como esse. Ele vai mudar o mercado do Brasil, não tenho dúvidas”, finalizou.

A programação incluiu a execução do Estado do Ceará, a exibição de um vídeo institucional sobre o Projeto, Hino Brasileiro e discursos das autoridades. Além disso, houve o descerramento da Pedra Fundamental e a bênção do empreendimento, realizada pelo paroco de Jaguaruana , padre Alessandro.

Visita ao governador: Nesta quinta-feira (6/2), Rodrigo Mello esteve reunido com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição. Durante o encontro, o CEO apresentou vídeo explicativo sobre o Complexo Fotovoltaico Arapuá, mapa da área do empreendimento, além de explicar incentivos e o desenvolvimento que um obra como essa trará para a região de Jaguaruana.

Também participaram da reunião o diretor de Implementações da Kroma Energia, Écliton Ramos; o gerente de Usinas Solares da WEG, Rafael Gabriel; a coordenadora de Vendas de Usinas Solares da WEG, Bruna Menon; o deputado estadual Bruno Pedrosa; e o presidente da LIDE Pernambuco, Drayton Nejaim.

Sobre o Complexo Fotovoltaico Arapuá: Com previsão de início da operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o Complexo Fotovoltaico Arapuá terá capacidade instalada de 250 MWp e produção anual estimada de 537 GWh, o suficiente para, anualmente, abastecer mais de 290 mil residências. O parque contará com 391.680 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de placas de 460 hectares, o equivalente a 644 campos de futebol.

O Projeto também conta com a parceria da Goener, empresa fundada em abril de 2020, especializada no desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis e adequadas de energia.

A empresa Astronergy será responsável pelo fornecimento dos módulos para o empreendimento.

Sócia da Kroma Energia no Projeto, a Goener, empresa fundada em abril de 2020, trabalha com o desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis e fornece energia limpa com inovação, segurança e eficiência, seja com Fonte Solar, Hídrica ou Biogás.


Complexo Fotovoltaico Arapuá: Antes de chegar a essa etapa simbólica, a empresa já havia iniciado uma série de ações preparatórias essenciais para o avanço do projeto. Em outubro de 2024, a Kroma deu início à remoção da vegetação da área destinada ao parque, localizado a aproximadamente 185 quilômetros de Fortaleza, na região do Vale do Jaguaribe. Nesse processo, cerca de 5.275 metros cúbicos de material lenhoso foram removidos e serão compensados, seguindo metodologias aprovadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

Na época, o CEO da empresa, Rodrigo Mello, comemorou o progresso e reafirmou o compromisso da empresa com a preservação ambiental: 

- A urgência em cuidar do meio ambiente e do nosso futuro é clara. Temos plena consciência da importância das plantações para a qualidade de vida. Não há um mercado promissor de energia solar sem esse comprometimento", disse.

A responsabilidade social e a preocupação com a economia local também se fez presente durante todo o processo para avanço da instalação do complexo solar. Representantes da empresa reuniram-se com os moradores do Assentamento Bela Vista, para explicar como seriam as obras de construção do empreendimento. Durante o encontro também foi apresentado o programa de capacitação e contratação de mão de obra local. A iniciativa aconteceu em parceria com o Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Geração de empregos: A ação com o Sine/IDT resultou no recebimento de cerca de 740 currículos. A Kroma prevê um impacto econômico significativo na região, com a expectativa de gerar entre 800 a mil empregos diretos e indiretos durante a obra do Complexo.

Segundo Rodrigo Mello, CEO da empresa, a construção do parque solar demanda uma ampla variedade de mão de obra, abrangendo atividades como a preparação e instalação dos equipamentos, além da operação e manutenção do complexo.

- Essa iniciativa beneficia os trabalhadores locais e contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da região”.

Responsabilidade social: Além da capacitação e geração de emprego, a Kroma Energia reforçou o seu compromisso social junto às comunidades próximas a Jaguaruana, com a doação de 300 brinquedos para a celebração de Natal das crianças, que foi organizado pela Prefeitura Municipal. A entrega feita em dezembro, foi realizada nas comunidades de Serra Dantas, Bela Vista, Açude do Coelho e Cabeço Branco.

Também foram também doados 150 quilos de alimentos e 140 brinquedos para a Fundação Onça Preta, instituição sem fins lucrativos.

Kroma Energia: Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua no desenvolvimento de projetos voltados à geração e comercialização de energia. Com uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a empresa foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.

Em 2023, a Kroma foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das cinco melhores empresas do Brasil para se trabalhar no setor de comercialização de energia. Essa distinção, uma das mais prestigiadas do mundo, avalia organizações de diferentes portes em 97 países, destacando as melhores práticas em gestão de pessoas.

No histórico de suas realizações, a empresa se destaca no desenvolvimento do Complexo Apodi, em Quixeré, no Ceará, projeto executado em parceria com a Equinor e a Scatec e em operação desde o ano de 2018. Ainda no Ceará, a empresa é responsável pela Usina Fotovoltaica Beberibe, concluída em 2023, com capacidade instalada de 3,16 MWp e com produção anual de 6.132 MWh.

Recentemente, no início de 2024, o grupo inaugurou o Complexo Solar São Pedro e Paulo, localizado em Flores, Pernambuco, o projeto possui 101MWp de capacidade instalada, tendo sido desenvolvido em parceria com a também pernambucana Elétron Energy, reforçando seu compromisso com a expansão da energia sustentável no país. A Kroma é membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...