Pular para o conteúdo principal



Enel e Ministério da Defesa oferecem Formação de Eletricista a alistados no Serviço Militar

A Enel e o Ministério da Defesa assinaram, nesta terça-feira (1/4), um acordo de quatro anos para a realização de cursos de Formação de Eletricistas para jovens em período de Alistamento Militar, no âmbito do Projeto Soldado Cidadão, do Governo Federal, que prepara jovens para o Mercado de Trabalho após o fim do Serviço Militar. Pelo acordo, serão formados, no mínimo, 120 jovens das Forças Armadas por ano nas Escolas de Eletricistas promovidas pelas distribuidoras de Energia da Enel no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. 


A assinatura do documento de Cooperação, que terá duração inicial de quatro anos, aconteceu durante o LAAD Defense & Security, evento do Setor de Defesa e Segurança, no Riocentro, e contou com a presença do:
  • Diretor de Pessoas e Organização da Enel Brasil, Alain Rosolino.
  • Presidente da Enel Distribuição Rio, Francesco Moliterni.
  • Secretário adjunto de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Oswaldo Gomes dos Reis Júnior.
  • Coordenador-geral do Projeto Soldado Cidadão do Ministério da Defesa, coronel Osmar Malveira de Souza Júnior.
Além de oferecer qualificação profissional aos jovens como forma de prepará-los para o mercado de trabalho após o fim do Serviço Militar, a iniciativa ajudará a suprir a falta de mão de obra especializada no setor elétrico, que é um dos grandes desafios do segmento. Ao fim do curso, os formandos poderão ser contratados pelas distribuidoras da Enel.

- As pessoas são o nosso maior patrimônio e promover a formação de novos eletricistas nos ajuda a fortalecer todo o Setor Elétrico. Além disso, entendemos, que oferecer oportunidade a jovens talentos gera desenvolvimento e valor sustentável nas cidades em que atuamos", disse Alain Rosolino, diretor de Pessoas e Organização da Enel Brasil.

- Estamos felizes por contribuir com o projeto Soldado Cidadão e apoiar o desenvolvimento do talento e a formação profissional dos jovens das Forças Armadas, não apenas no Rio de Janeiro, mas nos três estados em que a Enel está presente com suas distribuidoras. Os eletricistas representam o nosso propósito de estar perto dos clientes. A oferta deste curso gratuito para jovens alistados é uma oportunidade para que eles ingressem no mercado de trabalho atuando num serviço essencial para a sociedade”, destaca o presidente da Enel Rio, 
Francesco Moliterni.

- A parceria, que acabamos de firmar com a Enel Brasil tem um viés muito importante, pois segue um modelo, que possibilita sua replicação para outras entidades públicas ou privadas, que desejem investir nos jovens vinculados ao Serviço Militar e depois queiram absorvê-los como como mão de obra qualificada. Este tipo de parceria tem sido muito procurada pelas empresas, que enxergam nesses jovens diversas competências, que são conquistadas no vínculo militar, como disciplina e hierarquia", afirma coronel Osmar Malveira de Souza Junior, goordenador-geral do Projeto Soldado Cidadão do Ministério da Defesa.

Formação de eletricistas: uma prioridade para a Enel-O protocolo de intenções assinado com o Ministério da Defesa é uma das iniciativas da Enel com foco na formação de eletricistas, que está integrada a um importante plano de contratações da empresa. Para garantir a formação de mão de obra que irá suprir essas novas vagas, a Enel também está investindo na abertura de novas turmas de sua escola de eletricistas, em parceria com o Senai, em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Com o aumento de equipes próprias em campo, a Enel busca reduzir o tempo de atendimento em campo e otimizar serviços como manutenções preventivas, podas e o combate ao furto de energia.

Sobre o Projeto Soldado Cidadão: O Projeto Soldado Cidadão é uma Ação desenvolvida pelo Ministério da Defesa para qualificar social e profissionalmente os jovens voluntários, que prestam o Serviço Militar para ingressos no mercado de trabalho, por ocasião do Licenciamento por término de tempo de serviço. O PSC foi lançado oficialmente em 2004 e abrange todo o território nacional. São oferecidos cursos em diversas áreas, como telecomunicações, eletricidade, automobilística, comércio e varejo, alimentício, construção civil, conservação e zeladoria, informática e Ensino Profissional Marítimo. Desde a sua origem, há 18 anos, o Projeto já beneficiou mais de 261 mil jovens.

Sobre a Enel Brasil-A Enel Brasil está presente em toda a cadeia energética, com atividades em distribuição, geração, comercialização e soluções sob medida para consumidores residenciais, públicos, comerciais e industriais. É um dos maiores players privados do Setor Elétrico Brasileiro e leva energia a mais de 15 milhões de clientes por meio de suas distribuidoras em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. 

Por meio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel, a Companhia é o maior operador de fonte solar e eólica em termos de capacidade instalada no país, com mais de 6,6 GW em operação, dos quais mais de 3,5 GW são de fonte eólica, mais de 1,8 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.  A empresa construiu e opera no Brasil o maior parque eólico da América do Sul, o complexo Lagoa dos Ventos-Piauí.

No segmento de comercialização, a Enel compra e vende energia convencional e incentivada no mercado livre por meio da Enel Comercializadora, que está atualmente entre as maiores comercializadoras do Brasil. A Enel também atua no país por meio da Enel X, linha de negócios, que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a Transição Energética.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...