Pular para o conteúdo principal



Amaudson Ximenes reeleito presidente do Sidimuce


Cobrando melhorias para a cena musical cearense e destacando a luta por mais valorização, respeito e visibilidade para a música e os músicos do Ceará, a nova diretoria do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará (Sindimuce) toma posse em solenidade no Teatro São José, na segunda-feira (24.11), às 10 da manhã. Na ocasião, também celebra-se o Dia da Música e Dia do Músico, comemorado mundialmente em 22.11.

A solenidade é aberta a todos os interessados e interessadas, neste momento de renovação da entidade e reafirmação da disposição em lutar por melhorias para a música e os músicos do Ceará, com enormes necessidades, desafios urgentes e muito por fazer, muito pelo que lutar.

O Sindimuce elegeu, em votação em 3 e 4.11.2025, sua nova diretoria. Amaudson Ximenes seguirá na presidência do Sindicato e Dalwton Moura continua na vice-presidência da entidade, que contará na diretoria com Heriberto Porto (seguindo como diretor tesoureiro), Joanice Sampaio (também continuando como diretora de Eventos e de Comunicação); Marcelo Brambiler, que continua como diretor secretário; Francisco José Alves De Aragão, diretor administrativo e do trabalho.

O conselho fiscal será formado por David Calandrine, João Bani e Tales Ribeiro, tendo como suplentes Jamie Barteldes, Marcelo Kraus e Rogério Soares Moreira.

Mais sobre o Sindimuce: O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará é a entidade que, desde 1942, representa os músicos e as músicas cearenses, defendendo os seus direitos e interesses.

O Sindicato tem o orgulho de ter criado, por meio de assembleia, a primeira Tabela de Cachês do Estado do Ceará, sendo esse um novo parâmetro para lastrear os valores pagos aos músicos autônomos cearenses.

Outra missão importante que o Sindicato abraça desde sua fundação é garantir dignidade profissional a todos os conveniados e fomentar a ampliação do mercado de trabalho para os músicos em geral.

O Sindicato atua não só oferecendo serviços e produtos aos sindicalizados, mas também nas lutas específicas da classe, mobilizando os trabalhadores e fomentando discussões em torno de novos projetos, seja na esfera administrativa ou legislativa.

Reivindicações, propostas e compromissos de luta: Entre as propostas e os compromissos da nova diretoria do Sindicato dos Músicos estão:

1. Fortalecer o movimento Música do Ceará - Nossa Música Pode Mais, integrado pelo SINDIMUCE e por diversos coletivos de músicos e músicas do Ceará, e lutar coletivamente por melhorias para nossa cena musical, junto ao poder público, à iniciativa privada, ao terceiro setor.

2. Lutar por aperfeiçoamentos, consolidação e ampliação da Escola Pública de Música de Fortaleza, por uma Escola Estadual de Música, por escolas públicas de música no Interior, carência histórica de nossa categoria, bem como pela implementação dos Centros de Referência da Música do Ceará e de estúdios públicos de ensaio e gravação.

3. Lutar, em conjunto com os colegas de outras linguagens e outros segmentos artísticos e de trabalhadores/as da cultura, pela implementação de uma Casa dos Artistas, residência a beneficiar músicos e músicas idosos, enfermos e/ou em situação de alta vulnerabilidade social.

4. Lutar pela implementação de uma previdência estadual para os músicos, pelo Governo do Estado do Ceará.

5. Lutar por um Plano de Saúde público para os músicos, pelo Issec/Governo do Estado do Ceará

6. Aprovar na Assembleia Legislativa do Ceará o PL da nova Lei Estadual do Couvert Artístico, de autoria dos deputados estaduais Renato Roseno e Larissa Gaspar, assegurando repasse de pelo menos 90% do couvert para os músicos ou pagamento mediante a tabela de cachês do sindicato. Fazer valer a tabela, cobrando dos estabelecimentos o respeito aos valores indicados. Lutar por mais transparência e melhores cachês. Seguir reconhecendo estabelecimentos com o Selo Amigo da Música, incentivando o correto repasse do couvert, os cachês conforme a tabela, o respeito aos músicos e músicas.

7. Lutar por mais respeito e melhores condições de trabalho nos bares, restaurantes e casas noturnas, contra as jornadas extenuantes, a favor de intervalos para repouso vocal, físico e mental, contra os cachês indignos e congelados, o fornecimento de água da torneira aos músicos, o fornecimento de pratos sem qualidade para o jantar dos músicos, a falta de equipamentos de sonorização de qualidade e o excesso de volume, que podem favorecer doenças ocupacionais/doenças do trabalho, em médio ou longo prazo.

8. Garantir respeito nas relações de trabalho, denunciando e lutando contra práticas de assédio moral e outras formas de abuso ou autoritarismo de proprietários ou funcionários de casas contra músicos.

9. Lutar pelo pagamento do cachê logo após o show, e não por quinzena (dia 5 ou dia 21, como muitas casas vêm fazendo em Fortaleza) ou em 30, 60, 90 dias (“Cachês Pá pé pio”), como acontece em equipamentos culturais do poder público no Ceará.

10. Oferecer assistência jurídica ao músico, para checagem de situação com a Previdência Social e para buscar a solução de pendências.

11. Incluir Plano Funerário entre os convênios/parceiros do Sindicato, através dos quais descontos em produtos e serviços são oferecidos aos filiados.

12. Promover campanha de conscientização do músico e oferecer assessoria quanto à necessidade de planejamento financeiro e previdenciário.

13. Realizar assembleia com a categoria, logo após a eleição, para atualizar diálogo, propostas, debate e agenda de ações.

14. Fazer valer a lei municipal que isenta o músico de pagar ISS. Lei originada em projeto apresentado pelo vereador Guilherme Sampaio. Apoiar os projetos de Lei apresentados pelo deputado estadual Renato Roseno e pela vereadora Larissa Gaspar, que estabelecem contratação de pelo menos 50% de artistas atuantes no Ceará e em Fortaleza, respectivamente, em eventos e programações apoiados com dinheiro público estadual ou municipal.

15. Promover campanha informativa e garantir apoio do Sindicato para que o músico que desejar saiba como abrir MEI, organizar sua contabilidade, ter melhores condições de formalizar seus trabalhos e assinar contratos.
Serviço
  • Posse da nova diretoria do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará (Sindimuce)
  • Segunda-feira (24.11), às 10 horas no Teatro Municipal São José
  • Acesso livre a todos os interessados e interessadas.
  • Informações: Instagram @sindimuce.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...