Pular para o conteúdo principal



Ano Legislativo 2026 aberto na Câmara de Fortaleza


A Câmara de Fortaleza abriu nesta segunda-feira (2/2) o Ano Legislativo 2026. Presença no Plenário Fausto Arruda:

  • Presidente da CMFor, vereador Leo Couto (foto).
  • Vice-presidente da CMFor, vereador Adail Júnior.
  • Vereadores Bruno Mesquita, Benigno Júnior, Professora Adriana, Gabriel Aguiar, Luiz Paupina, Professor Toba, John Monteiro, Mari Lacerda, Professor Aglayson, Adriana Jerônimo, Ana do Aracape, Luciano Girão e Doutor Vicente. 
  • Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (foto).
  • Secretários municipais Wellington Saboia (Procon), Eudes Bringel (chefe de Gabinete), Bá (secretária executiva), Doutor Portinho (secretáruo executivo), Helena Barbosa (Cultura), Jonas Dezidero (Habitação) e Idivan Alencar (Educação).
A
  • Jornalistas Lauriberto Braga, Alessandra Castro, Kiko Silva, Fábio Tajra, Assis Pereira, Pedro Sampaio, Wolker Gomes, André Capiberibe, Kilmer de Campos, Fernanda Barrocas, Adriana Albuquerque, Silmara Cavalcante, Jânio Alves, Márcio Dorneles, Erika Fonseca, ZéRosa Filho, Luciano Melo, Jarbas Melo, Mateus Dantas, Gilda Barroso, Tony Arruda, Maryelise Araripe, Gilson Lima, Rufino Sales, Chistiane Sales, Guto Castro, Ciro Câmara, João Victor Costa, Amando Lima Júnior, Bruno Leite e Anna Regadas.

LEO COUTO: Durante a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2026, realizada na manhã desta segunda-feira (2/2) o presidente Leo Couto (PSB) anunciou a plataforma ZOI — Zona de Observação e Inovação da Câmara de Fortaleza — será lançada na segunda edição do Innova Câmara, marcado para o dia 9 de fevereiro, na Pinacoteca, no Centro da Cidade.

A ferramenta funcionará como o Observatório da Câmara de Fortaleza, reunindo e organizando informações estratégicas sobre a capital, como dados populacionais, distribuição etária, equipamentos públicos, infraestrutura urbana e indicadores sociais. Com ela, os parlamentares terão uma leitura mais precisa da realidade dos bairros antes de propor projetos, requerimentos e políticas públicas.

- Com o ZOI, o vereador terá acesso a dados, que mostram, por exemplo, se um bairro tem mais crianças ou idosos, se precisa mais de uma creche ou de uma Areninha. Isso garante decisões mais assertivas e políticas públicas mais eficientes”, destacou Leo Couto.

Segundo ele, a iniciativa também reforça os pilares de inovação, inclusão e sustentabilidade que nortearam a gestão da Casa em 2025 e seguem como prioridades em 2026.

Outras Ações


Entre as ações previstas para este ano, o presidente citou a realização de três edições da Corrida da Câmara de Fortaleza em alusão aos 300 anos do Legislativo. Cada edição terá como temática um eixo estratégico do Parlamento da Capital (inovação, inclusão e sustentabilidade), formando uma mandala simbólica. Também foi destacada a inauguração do Espaço PET, que oferecerá gratuitamente serviços de castração e vacinação para animais das comunidades do entorno, além da ampliação das ações da Procuradoria da Mulher e do Espaço Evoluir.

Outro ponto enfatizado foi a mudança da sede do Legislativo para o Centro da capital. A nova sede ocupará o terreno do antigo Mucuripe Club, localizado entre a Travessa Icó e a Avenida Leste Oeste.

- Isso significa mais segurança, mais ocupação dos espaços públicos e fortalecimento da economia, com pessoas vivendo a cultura do Centro, comprando no comércio local e gerando emprego e renda”, informou Leo Couto, acrecentando que a licitação para a construção do local deve ser lançada ainda no primeiro semestre.

A nova sede estará integrada um projeto mais amplo de revitalização urbana, envolvendo comunidades do entorno, como Poço da Draga, Moura Brasil e Pirambu, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, para trabalhar políticas de acolhimento e revitalização das comunidades.

O espaço contará com praça, anfiteatro e áreas de convivência, prevendo a participação de pessoas em situação de rua nas obras e a realização de um concurso de arquitetura para o novo Plenário.

Balanço das ações de 2025

Na ocasião, o presidente também fez um balanço das principais ações de 2025, ressaltando o fortalecimento do diálogo institucional com a Prefeitura, que resultou na aprovação de matérias de impacto direto para a população, como a extinção da taxa do lixo e a isenção de 50% do IPVA para motociclistas por aplicativo.

Leo também enfatizou os avanços na transparência pública, como a conquista do selo diamante e a modernização dos processos legislativos — que ocorreu a partir da implantação e consolidação da plataforma CMFor 360, que permitiu que 95% das proposições passassem a tramitar de forma digital, gerando uma economia de aproximadamente 10 toneladas de papel.

- No ano de 2025, foi muito importante o diálogo com a Prefeitura de Fortaleza. As proposições eram discutidas previamente e chegavam ao plenário mais bem estruturadas, permitindo que a população, representada pelos vereadores, participasse de um debate mais qualificado. Foi um ano bastante proveitoso. Também avançamos de forma significativa na transparência, saindo do Selo Prata para o Selo Diamante”.


EVANDRO LEITÃO:
 Na solenidade de abertura dos trabalhos da Câmara de Fortaleza de 2026 nesta segunda-feira, o prefeito Evandro Leitão (PT) fez um Balanço do primeiro ano de Gestão, apresentando as ações realizadas ao longo de 2025 e os projetos para 2026. Destacando o diálogo com o Legislativo, o gestor destacou o compromisso com o desenvolvimento da cidade.

- Foi um ano muito intenso e de muito trabalho. Um ano em que, no primeiro dia útil do mês, nós enviamos aqui para a Câmara de Vereadores uma mensagem extinguindo a Taxa do Lixo. E os vereadores quebraram o recesso parlamentar e estiveram aqui presentes para votar essa importante mensagem para a população fortalezense. Isso demonstra o espírito público, o compromisso que todos os vereadores e vereadoras de Fortaleza têm para com a população”, destacou Evandro Leitão.

Em Relatório Mensagem apresentado, Evandro Leitão falou das ações voltadas para a Saúde, Segurança, Infraestrutura Urbana, Assistência Social e Cultura. Dentre os destaques elencados pelo gestor estão:
  • Alívio Fiscal e Econômico: revogação da Taxa do Lixo e redução de 50% do IPVA para motociclistas.
  • Saúde Pública: convocação de 753 novos profissionais, reabertura de 525 leitos, administração do Hospital Santa Casa, e realização de mais de 11 mil cirurgias pelo Programa “Agora Tem Especialista”.
  • Segurança: ampliação e modernização da Guarda Municipal, com a criação de 18 pelotões nos bairros, nomeação de 253 novos guardas e reforço no armamento.
  • Infraestrutura e mobilidade: recuperação extensiva de vias (800 mil m² de asfalto), implantação de faixas exclusivas para motos, e avanços na sinalização e iluminação pública (substituição de 4.578 luminárias por LED).
  • Assistência Social e Inclusão: lançamento dos programas “Fortaleza Sem Fome” e “Fortaleza Inclusiva”, além da criação da Secretaria Municipal da Mulher e ampliação de vagas de aluguel social.
  • Cultura e Turismo: descentralização de eventos (Carnaval, aniversário da cidade) e crescimento no fluxo turístico (4,13 milhões de turistas, +4,3%).
  • Obras e Moradia: retomada e conclusão de 115 obras paradas, entrega de praças requalificadas e 2.984 novas moradias em execução.
  • Educação: ampliação de 2.628 vagas em creches e climatização de 30% das salas de aula.
  • Meio Ambiente: plantio e doação de mais de 92 mil mudas, criação de parques urbanos e lançamento do Observatório dos Riscos Climáticos.
  • Relacionamento institucional: envio de 63 mensagens e 60 projetos de lei à Câmara Municipal, destacando a cooperação para a revogação da Taxa do Lixo.
Evandro Leitão falou sobre as projeções para 2026, com ampliação da climatização para 50% das escolas municipal com a meta de 100% até o final da gestão. Na área da Segurança, a entrega da Central de Videomonitoramento intersetorial e mais 12 células nas regionais.

Na Saúde, o gestor destacou o compromisso com a redução das filas de espera, ressaltando a realização de mutirões de cirurgias, consultas e exames, além da reforma do Centro de Queimados do IJF. A temática da moradia também foi um destaque. Para 2026, Evandro Leitão anunciou a entrega de mais 3 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida e ampliação do programa de melhorias habitacionais Morar Bem.

Outras entregas previstas para 2026:
  • Inaugurar o Mercado Popular Fortaleza Sem Fome;
  • Ampliação da frota de ônibus com 120 novos veículos climatizados;
  • Lançar o aplicativo de mobilidade urbana de Fortaleza;
  • Implantação da primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com serviço de Centro Dia, no Conjunto Palmeiras;
  • Finalizar a revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos, após 14 anos;
  • Reabertura do Parque Zoobotânico;
  • Lançar o Plano Fortaleza Mais Verde.
- Meu maior objetivo à frente da quarta maior capital é deixar como legado o resgate daquelas pessoas que passaram anos sem ser enxergados e que possam ser vistas com respeito e dignidade, na área da moradia e infraestrutura. Temos fragilidades e deficiências, mas não falta esforçou e respeito com a população”, reafirmou Evandro Leitão.

O prefeito finalizou o seu pronunciamento reiterando o trabalho de escuta ativa, diariamente recebendo as demandas, críticas e cobranças como uma resposta ao trabalho que deve ser pautado pelo melhor para a população.



Com informações de Anna Regadas e Adriana Albuquerque; e fotos de Mateus Dantas 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...