Pular para o conteúdo principal



Câmara de Fortaleza no Conjunto Esperança

A movimentação na Areninha do Conjunto Esperança começou cedo nesta sexta-feira (27). O bairro recebeu o Projeto “Nossa Casa é de Todos”, uma iniciativa da Câmara de Fortaleza, que oferece uma estrutura completa de:
  1. Cidadania.
  2. Saúde.
  3. Lazer.


Atendimento e Documentação: Um exemplo desse impacto é a jovem Beatriz Mendes, de 19 anos. Ao saber dos serviços pelo Instagram do bairro, ela não perdeu tempo e buscou o estande do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), montado próximo à sua residência, para emitir o título de eleitor. Além do serviço eleitoral, Beatriz aproveitou a unidade itinerante da Central da Cidadania, no guichê da SPS, para solicitar a nova Carteira Nacional de Identidade.

Quem também buscou o projeto foi a dona Luciene Ramos, de 58 anos. Devido a uma condição de saúde que lhe garante gratuidade no transporte público, ela compareceu ao evento para emitir seu cartão de benefício. “Soube da atividade quando fui à igreja e vi a montagem dos estandes”, relatou a moradora.

Já Patrícia Suellen, moradora do Parque Santa Rosa, otimizou sua tarde resolvendo pendências com a Cagece, Enel, Defensoria Pública e SPS em um só lugar. 

- É muito bom contar com esses serviços aqui. Me poupou o deslocamento e permitiu resolver todas as demandas de uma vez”, destacou.



Saúde Mental e Bem-Estar: O Espaço Evoluir trouxe uma dinâmica diferenciada para tratar de saúde mental. Por meio de uma roleta com perguntas interativas, o Estande atraiu a curiosidade de Luisa Lopes, de 42 anos. 

- Entrei para entender como funcionava e vi como é importante identificar o que nos traz equilíbrio. No meu caso, é ir à praia e estar com a minha família”, compartilhou Luisa, que também se informou sobre o evento pelas redes sociais.



A promoção do bem-estar continuou com as massagens oferecidas pelos parceiros do Sesc. Maria Meneses, moradora do Mondubim, aproveitou a oportunidade: 

- Tudo fica mais fácil quando o cuidado com a saúde está a poucos passos de casa”, celebrou.

A Voz do Legislativo: O evento contou com a presença de diversos parlamentares. O vereador Aguiar Toba (PRD) enfatizou a descentralização dos trabalhos da Câmara:

- O Projeto leva serviços de qualidade às comunidades mais distantes. Foi uma grande iniciativa do nosso presidente, tornando a Câmara mais inclusiva e atuante”.

No mesmo sentido, o vereador Jânio Henrique (PDT) expressou satisfação em ver a Casa Legislativa próxima ao povo. 

- É uma alegria participar desse momento no Conjunto Esperança, um bairro que conhecemos tão bem, facilitando o acesso da população aos seus direitos”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), reforçou que a saída dos gabinetes em direção aos bairros é um marco da atual gestão.

- É um momento especial reunir vereadores, lideranças e empreendedores para servir diretamente ao cidadão”, concluiu.

Também prestigiaram a ação os vereadores^
  • Raimundo Filho (PDT).
  • Professor Enilson (Cidadania)
  • Professora Adriana Almeida (PT).
  • Mari Lacerda (PT).
  • Ana Aracapé (Avante).


Serviços disponibilizados no Nossa Casa é de Todos:

Documentos
  • Sindiônibus: Bilhete Único, Cartão do Idoso.
  • SPS: Caminhão do Cidadão, com serviços de emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CNI), Carteira de Trabalho Digital, CPF e orientações sobre o Seguro Desemprego.
  • AMC: Emissão de Credencial do Idoso e da Pessoa com Deficiência (PcD), para Estacionamento.
  • Etufor: Emissão do Bilhetinho e Carteira de Estudante.
  • Funci: Emissão de Certidão de Nascimento para quem nunca teve.
  • Enel: Solicitações para Cadastro no Baixa Renda, Parcelamento de Débitos, Ligações Novas, Troca de Titularidade, Religação e 2ª Via.
  • Cagece: Atendimento em geral.
  • Prevmóvel do INSS: Orientações sobre Aposentadoria e Benefícios.
  • SDHDS: Cadastro Único.
  • CIPTEA – Solicitação da Carteirinha do Autista.
  • TRE-CE: Alistamento Eleitoral, Transferência de Domicílio, Revisão de Dados, Cadastramento Biométrico, Consulta à Situação Eleitoral e Emissão da 2ª Via do Título.
Meio Ambiente
  • URBFOR: Doação de Mudas.
Saúde
  • SMS: Aferição de Pressão, Vacinação, fiquei sabendo jovem e maquete de Arboviroses.
  • Secretaria de Proteção Animal: Vacinação e Consulta.
Orientação ao crédito
  • Banco do Nordeste do Brasil-BNB: Crediamigo.
Orientações Jurídicas
  • Defensoria Pública: Consulta Processual, Certidões Digitais, Orientação Jurídica e Ofícios pra gGratuidade de Certidões de Nascimento e Casamento.
  • Procuradoria da Mulher da CMFOR: ações educativas e assistenciais sobre violência contra a Mulher.
Espaços Sensoriais, Infantis e Pets
  • Espaço Sensorial Evoluir.
  • Espaço Kids.
  • Espaço Pet.
  • Stand Sana, com Cosplay, Batalha de Rimas, Games e Robótica Sustentável.
Neste sábado (28/3/2026), o evento aconteceu de 8 às 12 horas, na Areninha do Conjunto Esperança, prestando diversos Serviços à população do Conjunto e seu entorno.
Com informações de Rochelle Nogueira e fotos de ZeRosa Filho.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...