Pular para o conteúdo principal



A palavra do Leão

A diretoria executiva do Fortaleza lançou uma nota de repúdio encerrando a polêmica sobre o caso Marcelo Nicácio. Eis a nota:
“A Diretoria Executiva do Fortaleza Esporte Clube - no uso de suas prerrogativas, vem a público, em respeito à maior torcida do Estado, atual tetracampeã cearense de fato e de direito, repudiar veementemente, as infelizes declarações prestadas na imprensa local nessa terça-feira, 19 de abril de 2011, pelo dirigente maior do Ceará Sporting Club, senhor Evandro Leitão, Secretário de Estado.
O Fortaleza Esporte Clube, quando externou por meio de seu presidente, Paulo Arthur Magalhães, interesse pelo jogador Marcelo Nicácio, que por sinal se destacou no futebol cearense vestindo a gloriosa camisa tricolor, o fez de maneira ética, transparente, espontânea e sincera, vez que deixou claro que só se reuniria com o atleta após o encerramento de seu contrato com o seu atual clube. 
A grandeza do Fortaleza, detentor do maior número de títulos estaduais conquistados em campo pelo suor e sangue dos seus atletas, da maior torcida do Estado, supercampeão da década e que, hoje, mantém em dia todas as suas obrigações trabalhistas, fiscais, tributárias e previdenciárias, possuindo em suas fileiras profissionais com bons salários, é normal que demonstre interesse em qualquer bom jogador, e nesse fato não se vislumbra nada de anormal, mormente quando esse atleta tem identificação com o clube e está com contrato prestes a terminar. 
E o Fortaleza não está interessado somente nesse jogador. Há um movimento entre conselheiros tricolores, para que se contrate para as disputas do Campeonato Brasileiro da Série C, outros grandes jogadores, objetivando-se o retorno imediato à segunda divisão. Não é porque o jogador ainda tem vínculo com o rival, que esteja descartado por qualquer outro clube do futebol brasileiro. 
Tal expediente vem a comprovar que o Fortaleza Esporte Clube é o time da ética. Nunca fez proposta a jogadores que treinavam uniformizados em seus clubes mantendo contratos de trabalhos tácitos (Erivélton e Marcello Nicácio). Nunca desviou caminho de jogadores que chegavam à capital cearense às custas do pagamento de passagens aéreas dos clubes que começaram as tratativas (Zezinho e Osmar). Nunca em vésperas de clássico decisivo entre os dois maiores rivais, dirigentes leoninos declararam conversações com jogadores do rival e que os mesmos interessavam ao seu clube, fato não concretizado a posteriori (Betinho e Peter). Nunca fez proposta a jogadores com contratos em vigência em seus clubes (Douglas e Luciano Henrique). Não federa jogadores da base cujos investimentos de anos foram feitos por agremiação rival. Nenhum dirigente tricolor usou a paixão de sua imensa torcida para promover interesses pessoais, sejam eles políticos, ideológicos ou religiosos. 
Será que quem age dessa forma tem como cobrar postura ética dos adversários?
Quanto à soberba de afirmar que o Ceará é time de primeira divisão, e que o Fortaleza é time de terceira, vale salientar que o tricolor de aço está na Série C, mas não é de Série C. Temos a maior estrutura do Estado. Temos um estádio particular autorizado pela CBF para abrigar jogos nacionais em fase de ampliação, um Centro de Treinamento parcialmente utilizado e em fase de conclusão, uma das melhores categorias de base do Estado e, sem cansar de repetir, dono da Maior Torcida do Estado. 
O Fortaleza, recentemente, passou três anos na Série A e nunca tomou atitudes antiéticas. Sempre pugnou pela prudência e humildade, pois o futebol é cíclico, e essa prepotência causa-nos espécie, pois praticada justamente por quem já passou agruras, escapando de rebaixamento à Série C nas últimas rodadas.
Ademais, quem está na Série A hoje, pode não estar amanhã, principalmente em se tratando de equipe oriunda de um futebol que tradicionalmente é relegado a segundo ou terceiro planos no cenário nacional.
Repudia-se as falácias levianas e destemperadas, eivadas de arrogância, do senhor Evandro Leitão, Secretário de Estado, quando o mesmo afirmou que o Fortaleza não está honrando seus compromissos trabalhistas, listando a quantidade de causas trabalhistas existentes em desfavor do clube, recebendo essas informações privilegiadas de fontes igualmente antiéticas, quando em verdade todos os compromissos do Fortaleza Esporte Clube estão em dia, colocando a Diretoria do clube o setor financeiro à disposição dos sócios proprietários e conselheiros em dia com suas obrigações sociais para eventuais fiscalizações sobre o alegado. 
Muito surpreende tal imatura colocação de quem anunciou que somente ao final desse ano de 2011 quitará suas pendências laborais, ou seja: tem os mesmos problemas na seara na Justiça Trabalhista. O Fortaleza, para quem não sabe, tem administrado muito bem essa parte, acordando e saldando muitas questões, e o que é mais importante, sem comprometer a folha principal. 
Além dos salários pagos em dia, não sabemos de outros clubes se os mesmos tem como procedimento pagar as gratificações prometidas no máximo 24 horas após as vitórias, quando não acontece nos vestiários.
No tocante ao atrito ocorrido entre o presidente Paulo Arthur e o uso de gestos obscenos, o mandatário tricolor, humildemente, se desculpou em nota oficial no site do clube à Maior do Estado, o que foi prontamente entendido. Nenhum dirigente tricolor anda cercado de truculentos seguranças privados. Nunca um dirigente foi cercado por torcedores, que lhe cobravam uma melhor performance à frente do seu clube, onde a integridade física ficou ameaçada.
O Fortaleza incomoda. Em qualquer situação ele preocupa. Afinal está em jogo um Pentacampeonato de verdade, sem articulações de bastidores, que pode ser ganho dentro de campo, de forma oficial e sem margens para nenhuma contestação. 
Pugnamos pelo respeito a essa instituição chamada Fortaleza Esporte Clube, que tem a simpatia de mais da metade da população desse Estado. Fortaleza Esporte Clube: O time da ética, da decência e do respeito às normas jus desportivas.
Diretoria Executiva do Fortaleza Esporte Clube”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...