Pular para o conteúdo principal



Cine Ceará 21


No comando, a palavra “ação!”. Tudo pronto para a arte e a emoção invadirem o 21º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que ocorrerá entre os dias 8 e 15 de junho, no Theatro José de Alencar. Na oportunidade, a exibição do curta de animação “Caminhando para o Iguaçu”, produzido pelas crianças do projeto Cine Coelce, abrirá o festival.
Depois da exibição, as crianças serão homenageadas e receberão certificados de conclusão do Curso de Extensão de Cinema de Animação, realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação do Ceará, da Casa Amarela Eusélio Oliveira (UFC), em parceria com a Coelce. Além de Fortaleza, o filme do Cine Coelce será exibido no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, dia 9 de junho, às 19 horas.
Reinauguração do Nuca
O dia 8 de junho reserva muitas surpresas, pois, às 15h, será inaugurada a nova estrutura do Núcleo de Cinema de Animação (Nuca) da Casa Amarela, ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC). O espaço conta com equipamentos de computação gráfica de última geração, os mesmos utilizados por grandes estúdios de animação do Brasil e do mundo.
Para prestigiar esse momento, estarão presentes Ana Paula Santana, Secretária Nacional do Audiovisual; Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinemado Brasil (Ancine); Renato Falcão, produtor do filme “Rio”; Petrus Barreto, advogado especialista em direito cultural; Jesualdo Pereira Farias, reitor da UFC; Abel Rochinha, presidente da Coelce; René Barreira, titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece); e Francisco Pinheiro, secretário de Cultura do Estado. Os convidados visitarão as novas instalações do Nuca.
Ainda na reinauguração do Núcleo, será exibido o filme “O Som da Floresta”, primeira produção do projeto Cine Coelce, na Sala Benjamin Abrahão, além domaking off da última edição do curso. Também será descerrada a placa de reinauguração.
O filme
O que acontece quando não há preocupação com o meio ambiente? O filme “Caminhando para o Iguaçu”, do Cine Coelce, conta a história de três vizinhos bem distintos. Um é um exímio reciclador. O outro separa o lixo de acordo com os dias de coleta, já o terceiro... Não dá a mínima atenção à coleta seletiva e joga lixo nas ruas, sem nenhuma preocupação. Até que uma grande chuva provoca enchentes, gerando sérias conseqüências.
O título “Caminhando para o Iguaçu” faz referência à língua tupi-guarani, em que Iguaçu quer dizer local com grande quantidade de água. Logo, Caminhando para o Iguaçu significa indo em direção à enchente. A oficina de cinema de animação que produziu esse Curta ocorreu entre os dias 24 de janeiro e 24 de fevereiro deste ano e foi realizada na Casa Amarela, por meio do projeto Cine Coelce.
Seleção das crianças
Em 2010, foram selecionados 200 jovens de 10 bairros de Fortaleza e da Região Metropolitana para participarem da Oficina de Animação com Recorte nos seus próprios bairros. Desses, os 10 que mais se destacaram foram escolhidos para produzirem o Curta na oficina de cinema de animação na Casa Amarela. Durante a oficina, foi apresentada a história do cinema de animação e as diferentes técnicas usadas pelos animadores (desenho animado, recortes, tridimensional, lápis de cor, aquarela). Após a definição do roteiro, os alunos produziram o storyboard, a animação, o traço e a arte final.
O Cine Coelce já está na sua quarta edição e faz parte da rede de ações de responsabilidade sociocultural desenvolvidas pela Coelce em parceria com a Casa Amarela. Ao todo, 800 crianças de 40 bairros da periferia e da Região Metropolitana de Fortaleza já foram protagonistas nesse filme de sonhos realizados. Dessa vez, os municípios de Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Aquiraz e Fortaleza foram contemplados pelo projeto.
FICHA TÉCNICA DO FILME “CAMINHANDO PARA O IGUAÇU”
Orientação – Telmo Carvalho e Josimário Façanha
Produção Executiva – Wolney Oliveira
Produção – Patrícia Baía e Andrea Brasil
Edição – Mariana Medina
Trilha Sonora – Daniel Jardim
Mixagem – Alexandre Jardim
Participantes – Andressa Marques; Maria Eduarda; Antônio Gleriston; Francisco Victor; Jhonatan Matias; Catarina Falcão; Luiz Jefferson; Ana Patricia; Adilson Santos; Erick Lima.
Ano – 2011
Duração – 5min e 36seg.
Reinauguração do Nuca
Data: 8 de Junho, às 15h
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira
Endereço: Avenida da Universidade, 2591, Benfica. Fortaleza (CE)
21º Cine Ceará
Exibição do filme “Caminhando para o Iguaçu”, do projeto Cine Coelce
Data: 8 junho, às 19h30
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, nº525, Centro. Fortaleza (CE)
21º Cine Ceará – Cariri
Exibição do filme “Caminhando para o Iguaçu”, do projeto Cine Coelce
Data: 9 de junho, às 19h
Local: Memorial Padre Cícero
Endereço: Av. Leandro Bezerra, s/n, Socorro. Juazeiro do Norte (CE)
Gerência de Comunicação Coelce
(85) 3453.4045/3453.4883

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...