Pular para o conteúdo principal



Harun Farocki


A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC), o Curso de Cinema e Audiovisual (ICA|UFC) e o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, em parceria com o Instituto Goethe, realizam a mostra de cinema Harun Farocki.
Com entrada franca, a mostra foi idealizada e será realizada tendo à frente as professoras doutoras Walmeri Ribeiro (ICA/UFC) e Ute Hermanns (CCA/UFC). O evento acontecerá de 23 a 25 deste mês, no horário de 18h30 às 22h, e no dia 26, de 16h às 17h30, no auditório do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 3º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108). Inscrições podem ser solicitadas pelo e-mailcca@ufc.br. Aos participantes, será emitido certificado de 12 horas-aula.
Harun Farocki é um dos mais importantes cineastas do cinema contemporâneo alemão. Seus filmes questionam, indagam e se lançam sobre temas aparentemente marginalizados, retratando o cotidiano e o pensamento do cidadão do século XXI. Como documentarista, Farocki atribui ao cinema um trabalho de coleção, sistematização e conexão.
A Mostra Harun Farocki dá prosseguimento à proposta de apresentar diretores alemães contemporâneos e suas obras a estudantes e cinéfilos de Fortaleza.
Trajetória de Harun Farocki - Nascido 1944, em Nový Jicin (Neutitschein), situado na parte alemã, naquela época, anexada a Czecheslováquia. De  1966 a 1968, cursou a Deutsche Film- und Fernsehakademie Berlin (Academia Alemã de Cinema e Televisão em Berlim (Ocidental)).
Entre 1974 e 1984, trabalhou como Autor e redator da revista Filmkritik, (Crítica de Cinema) em Munique. De 1993 a 1999, foi professor visitante da University of California, em Berkeley, EUA. Desde 1966 realizou mais de 100 produções para televisão e cinema: Cinema infantil, filmes documentários, filmes, ensaio, ficções. A partir de 1996, realizou várias exposições coletivas e individuais em museus e galerias. Em 2007, participou com Deep Play da documenta 12. Desde 2006 é professor catedrático da Akademie für Bildende Künste (Academia das Artes Visuais) em Viena, Áustria.
Conheça a seguir a programação da mostra de cinema Harun Farocki, como também dos debates que haverão após as exibições dos filmes:
4ª-feira, dia 23/11/2011, 18h30 às 22h
Debatedores: Walmeri Ribeiro, ICA-UFC; Ute Hermanns, CCA-UFC; e Diego Hoefel.
Operários ao sair da fábrica
(Arbeiter verlassen die Fabrik)
Direção: Harun Farocki, 36 min., col. e p/b, 1995
Partindo de um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière, Farocki faz a montagem de cenas de 100 anos da história do cinema, que incluem variações do motivo "Operários ao sair da fábrica". Farocki extrai das imagens reflexões sobre a iconografia e a economia da sociedade de trabalho, mas também sobre o próprio cinema, que vai buscar os espectadores ao portão da fábrica e os rapta para o espaço privado
Imagens da prisão
(Gefängnisbilder)
Direção: Harun Farocki, 60 min., col. e p/b, 2000
Que imagem se tem dado às prisões, ao longo dos 100 anos do cinema? Que imagens é que a própria prisão produz, através das câmaras de observação e dos videos para formação dos funcionários? No filme de Farocki, o estabelecimento penal aparece como laboratório antropológico, onde, através do olho da câmara de filmar, é estudada a morte e a vida.
5ª feira, 24/11/2011, 18h30 às 22h
Debatedor: Marcelo Ikeda - ICA/UFC
Fogo que não se apaga
(Nicht löschbares Feuer)
Direção: Harun Farocki, 25 min., p/b, 1969
Primeiro filme do realizador Farocki fora da Academia de Cinema, faz a ligação entre o aspecto didático e a agitação política, através de uma rígida escassez de meios cinematográficos. Contra o voyerismo das reportagens da guerra do Vietnam, Farocki aposta numa elaboração pedagógica: partindo de uma reconstrução-modelo da bomba de napalm, segue-se um apelo lúdico à resistência.
Como se vê
(Wie man sieht)
Direção: Harun Farocki, 72 min., p/b e col., 1986
Produção civil e militar: o tanque tem origem numa alfaia agrícola, a metralhadora é baseada num princípio idêntico ao de um motor de combustão. Farocki mostra-nos a história da técnica como uma sequência de fases de automatização, nas quais a mão humana vai sendo posta de parte pela capacidade de cálculo do computador.
6ª-feira, dia 25/11/2011, 18h30, às 22h
Debatedor: Yuri Firmeza - ICA/UFC
Imagens do mundo e Epitáfios da Guerra
(Bilder der Welt und Inschrift des Krieges)
Direção: Harun Farocki, colorido, 75 min., 1988
Um ensaio registrado com a câmera sobre a conexão existente entre percepção e produção industrial. O filme se concentra na fotografia e na utilização das imagens, bem como na questão referente à influência da guerra na realidade reproduzida. Em 1944, pilotos americanos fizeram fotos aéreas das fábricas de Buna, sem se dar conta de que também fotografavam o campo de concentração de Auschwitz. Essas fotos só foram corretamente analisadas em 1977.
Reconhecer e perseguir
(Erkennen und verfolgen)
Direção: Harun Farocki, 58 min., col. e p/b, 2003
As imagens captadas por projéteis de mísseis americanos são conhecidas, mundialmente, desde a primeira guerra do Iraque, em 1991. Elas serviam para demonstrar superioridade técnica. Para Farocki, estas filmagens são exemplos de um novo tipo de imagem. Os sistemas GPS, as armas inteligentes, o tratamento industrial de peças em bruto: todas estas estão baseadas em processos calculáveis, nos quais as imagens são reduzidas a algoritmos e operações técnicas.
Sábado, dia 26/11/2011, de 16h às 17h30
Debatedor: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - ICA/UFC
Videograma de uma revolução
(Videogramme einer Revolution)
Direção: Harun Farocki, 106 min., col. e p/b, 1992
Para "Videograma de uma revolução", o realizador Farocki e o seu co-autor Andrej Ijica fizeram a recolha de filmes amadores e de emissões da televisão estatal romena, depois da sua ocupação por manifestantes, em dezembro de 1989. São as imagens e o som da primeira revolução histórica, na qual a televisão desempenhou um papel fundamental. O protagonista é a própria história contemporânea.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...