Pular para o conteúdo principal



Jovens Lideranças Empresariais


Nos dias 5 e 6 de dezembro, Fortaleza vai se tornar o centro de discussão sobre os negócios econômicos que envolvem entes familiares e a preparação profissional para a sucessão desses empreendimentos entre gerações.

Com a proposta de ampliar o debate sobre sucessão familiar empreendedora no Ceará, que é essencialmente caracterizado por empresas com este perfil, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza vai realizar, nos dias 5 e 6 de dezembro, a primeira edição do Fórum Cearense de Jovens Lideranças Empresariais. Com o tema “O futuro da empresa familiar: desafios e soluções”, o evento vai reunir especialistas nacionais no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999 – Guararapes) para discussão de temas relacionados, como estrutura de poder, protocolo de família e preparação familiar.

Dirigido a jovens empresários de todos os segmentos econômicos, gestores de empresas em processo de sucessão familiar, dirigentes e associados de entidades classistas com núcleos jovens, o Fórum terá ampla programação, com solenidade de abertura no dia 5 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas. Logo em seguida, às 20 horas, o fundador do Instituto Empresariar e representante da HSM, Cícero Rocha, vai ministrar palestra sobre cenários e tendências da empresa familiar. Atuando como conselheiro em cinco grupos empresariais no Brasil, Cícero Rocha explicou em entrevista recente que as empresas familiares funcionam sob uma perspectiva diferente, levando em consideração as relações de família e a gestão da propriedade, mas precisam dar um passo adiante para o desenvolvimento. “No Nordeste, a profissionalização das famílias ainda é tratada de maneira empírica. Os empresários ainda participam muito pouco para saber sobre esse assunto. Porém, um detalhe muito importante e que precisa ser destacado é que as empresas familiares no Brasil e no resto do mundo são as mais rentáveis, lucrativas e as que crescem mais rápido”, disse Rocha.

No dia seguinte, 6, a partir de 9 horas, haverá a programação de atividades se divide em palestras, painéis e apresentação de cases. Abrindo as atividades, a psicóloga especialista em psicoterapia de família, Patrice Gaidzinski, vai ministrar palestra sobre protocolo de família como instrumento de profissionalização. Tendo passado pela diretoria executiva e do Conselho Internacional da Family Business Network (FBN) – Brasil, Patrice defende que o negócio familiar tem um conjunto de valores, regras, princípios, mitos e rituais familiares que garantam a coesão da família, onde todos são incluídos, com a possibilidade de poder aproximar-se deste negócio de uma forma respeitosa e de colaboração. “Os objetivos de um Acordo de Acionistas ou Protocolo Familiar são de preservação das relações, acordar e estabelecer comportamentos e procedimentos e vetar atos que são considerados nocivos ao convívio societário, ao desenvolvimento do negócio e a harmonia da família”, afirma Gaidzinski.

Com sólida carreira executiva em empresas como Mangels, Cargill, Nec do Brasil, dentre outras, Eduardo Najjar também vai participar do evento, ministrando palestra no mesmo dia, a partir de 10h45, com o tema “Sucessão Familiar – Desafios e Soluções”. No encontro, o blogueiro oficial no tema Gestão Familiar do Blog do Management da EXAME.com. vai relatar as características que definem o futuro desses negócios, bem como os mitos que devem ser combatidos. “Fica claro que empresas familiares são mais dispostas a reinvestir. Por ser um patrimônio da família de seus fundadores, esses negócios não precisam ter seus lucros remetidos para matrizes internacionais ou divididos entre milhares de acionistas”, enfatiza Najjar.

Ainda no dia 6, quinta-feira, a partir de 13h30, haverá o painel com o tema “Empresa Familiar Cearense”, com a participação do vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto, a diretora comercial do grupo Ypioca Agroindustrial, Aline Teles, além do executivo Wilton Daher, que faz parte do Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa (IBGC). Logo em seguida, haverá apresentação do Movimento Jovem Empresarial. Finalizando as atividades do Fórum, às 16 horas, serão apresentados cases de profissionalização de empresas familiares, com a medição da consultora sênior do Instituto Empresariar, Aletéia Lopes, e participação de Jaerly Rolim e Hannah Rolim, do Grupo Magnólia, e de Lauro Lima Junior, da Lima Transporte.

O coordenador geral da AJE Fortaleza, Tiago Diógenes, fala sobre a importância do Fórum para a Economia do Ceará, afirmando que grande parte das empresas no estado são familiares, onde parentes próximos, na maioria das vezes os filhos, estão na linha de sucessão. “É aí onde se encontram oportunidades, mas também muitas ameaças. Por isso, fica claro que a sucessão familiar no ambiente empresarial deve ser construída a longo prazo, embasada no perfil do sucessor e do sucedido”, atesta Diógenes, reiterando que o processo de sucessão deve ser feito de forma preparada, planejada, estudada e na hora certa.

Palestrantes
Cícero Rocha – É fundador e CEO do Instituto Empresariar, organização especializada na profissionalização de empresas. É Mestre em Administração e autor dos livros “Educação, Competências e Desempenho”, “Marketing e Recursos Humanos” e “Avaliação, Gestão e Estratégias Educacionais – Projetos e processos Inovadores em Organizações”. Atualmente participa como conselheiro em 5 grupos empresariais no Brasil. Já desenvolveu mais de 200 projetos de profissionalização de empresas familiares nos últimos 12 anos. É Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Patrice Gaidzinski – Psicóloga, especialista em Psicoterapia de Família, pela Child Guidance Clinic, Filadélfia, EUA e pelo Núcleo de Psicologia Clínica, Curitiba, PR. Membro da 3ª Geração da Família Gaidzinski, controladora da Eliane S.A. Revestimentos Cerâmicos. Coordenadora do EDP Family Business da HSM Educação. Coaching de Carreira e de Vida, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Ex-diretora Executiva da FBN – Brasil e ex-membro do Conselho Internacional da FBN – Family Business Networking, a rede líder mundial pertencente a famílias que promove a integração, o sucesso e a sustentabilidade das empresas familiares no mundo.

Eduardo Najjar – Com sólida carreira executiva em empresas como Mangels, Cargill, Nec do Brasil dentre outras. Autor de livros, colaborador de publicações acadêmicas e empresariais em diversas mídias. Graduado em Administração de Empresas – FEA/USP. Blogueiro oficial no tema Gestão Familiar do BLOG DO MANAGEMENT da EXAME.com. Coordenou o Núcleo de Estudos de Empresas Familiares e Governança Corporativa da ESPM.

Programação
05/12
19h às 19h45 – Solenidade de Abertura
20h às 20h45 – Palestra: Cenários e Tendências da Empresa Familiar (Cícero Rocha)
21h – Coquetel

06/12
08h às 09h – Credenciamento
09h às 10h15 – Palestra: Protocolo de Família, Instrumento de profissionalização (Patrice Gaidzinski)
10h15 às 10h45 – Intervalo para  Coffee Break
10h45 às 12h – Palestra: Sucessão Familiar. Desafios e Soluções (Eduardo Najjar)
12h às 13h30 – Intervalo para almoço (Livre)
13h30 às 14h45 – Painel: Empresa Familiar Cearense (João Dummar Neto – Grupo O POVO de Comunicação; Aline Teles – Ypioca Agroindustrial; Wilton Daher – Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa)
14h45 às 15h – Intervalo para  Coffee Break
15h30 às 16h – Movimento Jovem Empresarial
16h às 17h15 – Cases de Profissionalização de Empresas Familiares: Governança da Família
1) Grupo Magnólia (Aletéia Lopes – Mediadora; Jaerly Rolim e Hannah Rolim)
2) MR Transportes (André Bezerra)

17h15 às 18h – Entrega de Certificados

Serviço
Fórum Cearense de Jovens Lideranças Empresariais
Período: 5 de dezembro de 2012 (De 19 às 21 horas)
6 de dezembro de 2012 (De 8 às 18 horas)
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Guararapes
Mais informações: (85) 3244-7909
Inscrições pelo site oficial do evento: www.forumdejovensliderancas.com.br



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...