Pular para o conteúdo principal



TDAH


A terapia esportiva usa o esporte como ferramenta de transformação, já ajudou centenas de famílias que enfrentam o TDAH, Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, na Espanha, e agora é oferecida em Fortaleza

Pais desesperados, filhos incompreendidos. Quem tem um filho com Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, compreende bem essa frase. A inquietação, a agitação, a falta de atenção e a impulsividade fazem da criança e do adolescente com TDAH um desafio constante para pais e professores. A Organização Mundial da Saúde estima que, mundialmente, 20% das crianças sofrem de algum tipo de transtorno mental debilitante. No Brasil, estima-se que cerca de  11 milhões de crianças e adolescentes brasileiros sofram desses transtornos. 

Entre esses transtornos, o mais comum é  o TDAH, que tem prevalência estimada entre 2 e 10% das crianças e adolescentes. Nos consultórios de neurologia e psiquiatria, calcula-se que 50% das crianças atendidas se enquadram no perfil do TDAH.

Uma forma inovadora de tratar esses pacientes sempre tão agitados e impulsivos começa a ser utilizada em Fortaleza amanhã, 5 de fevereiro de 2013.  Trata-se da terapia esportiva, criada pelo professor e psicólogo Fernando Bryt em 2004 e já bastante utilizada em Barcelona, na Espanha. Aqui em Fortaleza, as sessões da terapia serão realizadas nas instalações esportivas do Colégio Universidade Infantil, na Rua Cel. Honório Vieira, 11, na Cidade dos Funcionários.  A sessão inaugural será realizada nesta terça-feira, 5 de fevereiro, às 17h, com a presença de pais e alunos.

O trabalho, realizado sem fins lucrativos, terá um custo  de R$20,00 por sessão. As vagas são limitadas.

Usando o esporte como terapia

O esporte como atividade extra escolar tem uma grande potencialidade educativa e transformadora que  nem sempre é aproveitada, sendo muitas vezes, fator de estresse agregado para crianças e jovens.
A terapia de habilidades sócio emocionais através do esporte da Clínica TDAH Fortaleza se enquadra dentro das terapias grupais de habilidades sócio emocionais e de autocontrole, porém é inovadora ao utilizar o esporte como ambientação e motivação da criança.

Na terapia, são treinadas não só as habilidades esportivas, como também as habilidades de superação pessoal e inteligência emocional. Recomendada para toda criança e adolescente que procura  melhorar suas habilidades de comunicação, de liderança, de seguridade e inteligência emocional, é especialmente indicada para crianças e adolescentes com TDAH, impulsividade, ansiedade, timidez, baixa autoestima, medos, problemas de conduta, obesidade e depressão.
Na terapia, os objetivos de superação e crescimento pessoal são individualizados para cada participante. O lema é  “Todos temos coisas que melhorar”. Com o foco nessas coisas a melhorar, são estabelecidas metas, objetivos e desafios. E os treinadores - terapeutas – tem o papel de reconhecer de forma sistemática o esforço de cada um para conseguir estas metas.

Fernando explica que são muitas as estratégias para conseguir esses objetivos. Uma das estratégias tem o nome do Grande Capitão, que premia mensalmente a criança que mais conseguiu fichas de acordo com seus objetivos pessoais. Então, não necessariamente ganha o melhor como acontece na escola, e nas atividades esportivas tradicionais, ganha quem se superou mais a si mesmo.
O primeiro Grande Capitão em Barcelona em 2004 foi uma criança obesa, expulso de varias colégios, que não era aceito em nenhum time esportivo e vitima reiterada de bullying pelo seu físico e pela sua grande impulsividade e descontroles emocionais. “Nós não presenteamos esse reconhecimento, ele mesmo ganhou com seu esforço e se emocionou até as lágrimas quando  foi premiado na cerimônia com a presença de seus pais. Isso para nós tem maior valor que os resultados frios e anônimos dos estudos científicos, que anos depois respaldaram o projeto.”- comenta.
Um dos segredos dos bons resultados da terapia é deixar pra lá os problemas, as criticas, os sermões, os castigos e focar-se nas metas e desafios, reconhecendo os esforços e premiando estes como se fossem triunfos esportivos. Outro fator de êxito terapêutico deste projeto é a própria motivação da criança e do jovem na atividade. “Em nossa experiência na psicologia clínica, a criança vai muito mais motivada à terapia esportiva, já que é um espaço feito para as crianças. 90 % de meus pacientes de idade escolar em Barcelona além da terapia individual compartilham a terapia esportiva.”
Em Fortaleza, serão formados dois grupos na terapia esportiva.  O grupo A, de atividades lúdico esportivas não competitivas, Multiesport,  e o grupo B para crianças que gostem muito de futebol. As sessões terapêuticas serão coordenadas pelo psicólogo Fernando Bryt Trosman e um professor de educação física, além de assistentes.
A terapia esportiva teve seus resultados avaliados em estudos acadêmicos da Universidade Ramon Llull, comprovando melhoras significativas. Os resultados dessa terapia em Barcelona evidenciam melhoras na adaptabilidade e no rendimento escolar, nas habilidades sócio emocionais em casa e na escola, aumentando as condutas pró-sociais, a obediência e melhorando as relações com os companheiros.

De 2004 até 2009, o programa teve um impacto em 1150 crianças e adolescentes e suas famílias em distintas cidades catalãs.


Quem é Fernando Bryt

Psicólogo pela Universidad de la República (Uruguay), o professor Fernando Bryt Trosman é mestre em Psicología pela Universitat Ramon Llull (Catalunha, Espanha) e doutorando  em Psicologia pela Universitat de Barcelona (Catalunha, Espanha). Foi assessor do Departamento de Ensino do Governo do Catalunha, realizando palestras internacionais. Veio a Fortaleza, convidado pelo Curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará, com bolsa de extensão tecnológica da FUNCAP. Fundou o Núcleo de Inovação e Pesquisa do Transtorno por Déficit de Atenção, Hiperatividade e Problemas de Conduta – NIP/TDAH da UECE e dirige a Clínica TDAH Fortaleza, onde atende em orientação e coaching terapêutico.

Serviço:
Sessão inaugural da Terapia Esportiva
Data: 05/02/2013
Horário: 17h
Local: Colégio Universidade Infantil - Rua Cel. Honório Vieira, 11 - Cidade dos Funcionários

Mais informações:
Gilda Barroso, jornalista – (85)9925-5762
Fernando Bryt, psicólogo e professor
Por e-mail ferbryt@gmail.com

Clínica de Psicologia TDAH Fortaleza  

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...