Pular para o conteúdo principal



Na Thomaz Pompeu

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), dentro do seu Programa de Formação Básica nas áreas de conservação e restauração do patrimônio cultural e valorização do patrimônio imaterial, abre inscrições para os cursos de Conservação, Restauração e Organização de Acervos Museológicos (CRAM); Aperfeiçoamento em Contexto de Trabalho de CRAM; Artefatos em Couro; Artefatos em Madeira; Artefatos em Cerâmica; Bordado e Xilogravura.

PROPOSTA DOS CURSOS
Conservação, Restauração e Organização de Acervos Museológicos – Conhecer e aplicar normas e procedimentos básicos de conservação, restauração, higienização e catalogação de acervos museológicos.
Aperfeiçoamento em Contexto de Trabalho – Aperfeiçoar conhecimentos através de aulas teóricas e vivência das necessidades cotidianas de museus, bibliotecas e equipamentos culturais.
Artefatos em Couro – Conhecer e apropriar-se das técnicas específicas do trabalho com o couro: modelagem, corte, costura e acabamentos, capacitando jovens para a produção de artefatos em couro.
Artefatos em Madeira – Formação básica para criação de objetos artísticos em madeira, aplicação de técnicas específicas, tais como manuseio de ferramentas manuais na produção de artefatos em madeira.
Artefatos em Cerâmica – Conhecer e aplicar técnicas de criação de objetos em cerâmica tais como modelagem e queima.
Bordado – Realizar o estudo do bordado e desenvolver habilidades do criar, riscar e bordar à mão.
Xilogravura – Desenvolver competências básicas de desenho, gravura, impressão e produção de produtos através da xilogravura.


INSCRIÇÕES
As inscrições dos cursos ofertados são presenciais e gratuitas.
Período de inscrições: 1 a 14 de agosto de 2014, de segunda a sexta-feira.
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h.
Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, na Av. Francisco Sá, 1801 - Jacarecanga.
Informações: (85) 3238.1244.
Observação: Poderão concorrer às vagas jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, que tenham habilidades artísticas e/ou manuais que serão comprovadas através de atividades específicas durante o processo de seleção.


REQUISITOS QUANTO À NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Candidatos aos cursos de Conservação, Restauração e Organização de Acervos Museológicos (CRAM) e Aperfeiçoamento em Contexto de Trabalho em CRAM: Ensino médio concluído ou estar cursando o 3º ano.
Candidatos aos cursos de Artefatos em Couro, Artefatos em Madeira, Artefatos em Cerâmica, Xilogravura e Bordado: Ensino Fundamental ou estar cursando.


DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
Todos os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, a seguinte documentação:
a) Formulário Padrão de Inscrição Preenchido sem rasuras (formulário entregue no local);
b) Cópia legível, frente e verso, de um documento de Identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação);
c) Cópia legível de comprovante de residência: conta de energia (COELCE) ou água (CAGECE) referente aos meses de maio, junho ou julho de 2014;
d) Comprovante de escolaridade (certificado, histórico escolar ou declaração da escola);
e) Poderá apresentar ainda seu Registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal, caso possua.


DA COMISSÃO TÉCNICA DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado por uma Comissão Técnica, composta pela Equipe Pedagógica da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e 1 professor, notoriamente reconhecido na área de arte, cultura e patrimônio cultural.
Os integrantes da Comissão Técnica poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação decorrente de caso fortuito ou de força maior, por outros técnicos e profissionais igualmente idôneos a serem designados pelo IACC.


DO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA
Período: 18 a 26 de agosto de 2014.
Os candidatos participarão do seguinte processo de seleção:
I – Primeira Etapa: Entrega, no ato da inscrição, de um portfólio digital (fotografias) com os desenhos e/ou produtos artísticos, confeccionados pelos candidatos.
II – Segunda Etapa: Produção escrita e identificação de habilidades artísticas.
III – Terceira Etapa: Entrevista individual.
Importante: Não haverá segunda chamada para quaisquer das etapas.


DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO
- Os resultados serão divulgados, através de meios eletrônicos, conforme finalização das etapas de seleção.
- Das decisões da seleção realizada cabem recursos, para a própria comissão, no prazo máximo de 24horas. (Vinte e quatro) horas após a divulgação do resultado que desclassificou o candidato.
- Os casos omissos serão decididos pela Comissão Técnica.


DA MATRÍCULA
A matrícula dos classificados será realizada na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, nos dias seguintes à divulgação dos resultados. De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 16h30min.                                                                                               
Documentação para realização de matrícula
Formulário Padrão de Matrícula Preenchido sem rasuras (disponível na EAOTPS);
Cópia legível de comprovante de endereço (COELCE ou CAGECE);
1 (uma) foto 3x4;
Cópia do CPF.


DOS BENEFÍCIOS
Lanche diário;
Vale transporte para deslocamento da residência para a Escola e vice-versa;
Material didático.


DOS CURSOS:
Número de alunos por curso:
Conservação e Restauração de Acervos Museológicos (CRAM): 20 alunos
Aperfeiçoamento em CRAM: 10 alunos
Artefato em Couro: 20 alunos
Artefato em Bordado: 20 alunos
Artefato em Madeira: 20 alunos
Artefato em Cerâmica: 20 alunos
Xilogravura: 20 alunos
Carga horária:
Conservação e Restauração de Acervos Museológicos (CRAM): 200h/a
Aperfeiçoamento em CRAM: 300h/a
Artefato em Couro: 120h/a
Artefato em Bordado: 120h/a
Artefato em Madeira: 120h/a
Artefato em Cerâmica: 120h/a
Xilogravura: 120h/a

Horário das aulas:
Turno Manhã
Curso de Artefato em Couro - das 8h às 12h, às terças, quartas (módulo de Iniciação Empreendedora) e quintas-feiras.
Curso de Artefato em Bordado - das 8h às 12h, às segundas (módulo de Iniciação Empreendedora), e sextas-feiras.
Curso de Aperfeiçoamento em CRAM - das 8h às 12h, às segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

Turno Tarde
Curso de Conservação e Restauração de Acervos Museológicos (CRAM) - das 13h30 às 17h30, às segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.
Curso de Xilogravura - das 13h30 às 17h30, às segundas, quartas (módulo de Iniciação Empreendedora) e sextas-feiras.
Curso de Artefato em Madeira - das 13h30 às 17h30, às segundas (módulo de Iniciação Empreendedora), terças e quintas-feiras.
Curso de Artefato em Cerâmica - das 13h30 às 17h30, às terças, quintas e sextas-feiras (módulo de Iniciação Empreendedora

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...