Pular para o conteúdo principal



Na Mostra Tiradentes-I

Dois filmes de alunas da Vila das Artes estão na programação da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 23 a 31 de janeiro, na cidade de Tiradentes (MG). O Festival é considerado o mais importante do país, dentro do circuito do cinema contemporâneo autoral e independente. A programação é gratuita.

“Arianas", de Hylnara Anny Vidal e "Miragem" (foto), de Virgínia Pinho, alunas do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual (EAV) foram produzidos durante o Ateliê Imagem e Narrativa.
"Arianas" será exibido amanhã, às 19 horas, na Mostra Panorama/Sessão de Curtas. Já "Miragem" tem exibição no sábado, 31, às 17 horas, na Mostra Formação/ Sessão de Curtas.
"É importante que os filmes que são produzidos dentro da Escola circulem, produzam pensamentos, compartilhem sensações. Essa importância de exibi-los é a mesma responsabilidade de produzi-los, principalmente quando os filmes surgem de dentro de uma Escola de formação em audiovisual em que se pensa as formas colaborativas de trabalho e de criação. Portanto, a experiência de exibir os filmes em festivais, mostras e cineclubes é sim também um ato político de se fazer ver essas produções", afirma Rúbia Mércia Medeiros, coordenadora da Escola Pública de Audiovisual.
Festival - A seleção de longas apresenta 37 filmes, nas mostras Aurora, Homenagem, Transições, Autorias, Sui Generis, Praça, Bendita e Mostrinha, uma sessão Cine-Debate e a sessão de encerramento, com o mineiro “Ela Volta na Quinta”, de André Novais Oliveira. “A dinâmica dramática e narrativa do deslocamento de corpos tem sido recorrente no cinema brasileiro recente, em produções menos ou mais independentes, menos ou mais caras, menos ou mais convencionais”, destaca o curador Cléber Eduardo.
Duas das seções de longas terão caráter competitivo. Na Mostra Aurora, dedicada a filmes independentes de diretores com até três longas no currículo, disputam o prêmio do Júri da Crítica e o Prêmio Itamaraty de R$ 50 mil. O júri vai ser composto pela professora e pesquisadora da UFRJ Guiomar Ramos (RJ); pela professora e pesquisadora da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) Amaranta César (BA); pela professora da Universidade Anhembi Morumbi Bernadette Lyra; pelo crítico, pesquisador e curador Ewerton Belico (MG); e pelo crítico Enéas de Souza (RS). Eles vão avaliar os seguintes títulos: “A Casa de Cecília” (RJ), de Clarissa Appelt; "Mais do que eu Possa me Reconhecer" (RJ), de Allan Ribeiro; "Medo do Escuro" (CE), de Ivo Lopes Araújo; "O Signo das Tetas" (MA), de Frederico Machado; "Ressurgentes: Um Filme de Ação Direta" (DF), de Dácia Ibiapina; "Teobaldo Morto, Romeu Exilado" (ES), de Rodrigo de Oliveira; e "O Animal Sonhado" (CE), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima, Victor Costa Lopes.
Às realizadoras, foram propostas duas perguntas. Confira as respostas.
PERGUNTAS:
1. Falar do processo do filme, as escolhas, a relação com a equipe, o produzir e suas respectivas pesquisas.
2. Como é essa relação de exibir o filme em festival e qual a experiência que se tem com isso?
RESPOSTAS
Virgínia Pinho
1. Falar do Miragem não é tarefa fácil. A própria natureza do material usado, um pequeno acervo de fotografias em diapositivo (slides) do qual não sabemos a origem, nos abria muitas possibilidades de abordagens. É um filme de vontades, muitas delas se efetivaram na tela. Toda a equipe que participou do filme ajudou também na pesquisa histórica, sonora e nas fabulações.
2. Ficamos muito felizes com a seleção do Miragem para a Mostra Formação. Será um momento interessante, vamos exibir nosso filme e ter contato com o público, com outros realizadores, com profissionais e críticos, isso nos possibilitará muitas trocas de experiências. Pra nós, que estamos num processo de formação em audiovisual, esse será também um momento de aprendizado.
Hylnara Anny Vidal
1. "Falar do processo do filme Arianas é falar da relação de trabalho em grupo, da entrega na realização e nos estudos para um fazer cinematográfico. Parti, enquanto realizadora, de um desejo urgente de ser vivido: falar daquilo que é inerente ao ser humano, suas dores, como fica seu corpo após uma violência, como algo pode afetar esse corpo da mulher e de que forma pode reverberar no fazer artístico.
Então, as escolhas de criação foram feitas com base em estudos em diversas referências do trabalho do ator no cinema brasileiro e mundial. Na literatura, tive como alicerce a obra Crime e Castigo de Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, O teatro da crueldade do Antoine Artaud e Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Assim, como também, tive forte influência dos estudos teóricos nesse processo, a relação com a equipe nas visitas de locação (Novo Oriente -400 km de Fortaleza), juntamente com as trocas nas aulas no Curso de Audiovisual da Vila das Artes foram proporcionando as escolhas de criação neste processo de colaboração, como também, e principalmente a relação do trabalho de preparação do elenco que envolveu a generosidade dos atores e a confiança no que estávamos produzindo.
Foram mais ou menos cinco meses de pré-produção, produção, realização e pós-produção que este projeto Arianas sinceramente ofereceu uma dedicação muito bonita e honesta de todos os participantes".
2. "Exibir o filme Arianas em festivais torna o desejo de criação do filme como algo instaurado na vida, ou seja, que é tão necessário que a sociedade traga de uma outra forma as questões sociais para falar de poesia, de cinema. De alguma forma proporcionar encontros, afetos e boas conversas em eventos tão importantes para a arte traz muita responsabilidade com os próximos projetos. A experiência que estou sentindo é de total felicidade, e em saber que nosso trabalho foi tão generoso e sincero que agora estamos tendo a oportunidade de compartilhar com outros brasileiros, ao longo do país a realização deste projeto. Participar de Festival é ter a real sensação de que vale sempre a pena sermos honestos com nossos desejos de filmes, com nossos desejos de um mundo melhor e mais cheios de boas experiências".
SERVIÇO
O que: 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Exibição dos filmes "Arianas", no sábado, 24, às 19h, na Mostra Panorama/ Sessão de Curtas e “Miragem”, no sábado, 31, às 17h, na Mostra Formação/ Sessão de Curtas.
Onde: Tiradentes (MG)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...