Pular para o conteúdo principal



Começa Jazz & Blues de Guaramiranga


Começa o 19º Festivaç de Jazz & Blues de Guaramiranga. São mais de 20 shows, além de ensaios abertos, bate-papos e oficinas para adultos e crianças, no Festival que segue até terça-feira (13) e depois desce para Fortaeza, onde terá apresentações na quinta (15) e sexta (16). Em Guaramiranga, o evento promove ações ambientais, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Em Guaramiranga a música entra em pauta já pela manhã com o Café no Tom, um bate-papo com uma das atrações do Festival, sobre sua carreira e sua música. É sempre às 11 horas, no restaurante Basílico, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz. Participam dessa conversa, respectivamente de sábado a terça, Juarez Moreira (MG), Davi Duarte (CE), Filó Machado (SP) e Jefferson Gonçalves (RJ).

Também às 11 horas, amanhã e segunda-feira, acontecem oficinas na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Amanhã, a oficina é de sopros, com o músico mineiro naturalizado canadense Marcelo Padre, do Duo Estro Cuba, e na segunda-feira é de guitarra com o cearense Lu D’Sosa.

Às 16h30 o público já pode chegar à Cidade do Jazz & Blues, estrutura erguida pelo Festival na rua principal, a cerca de 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. Começa com os Ensaios Abertos dos espetáculos das 21 horas, e segue com a sessão Shows ao Pôr do Sol, às 17 horas, com duas atrações por dia.

Hoje (10), se apresentam no fim de tarde o Trio Guara (CE) e Juarez Moreira (MG). Amanhã (11), a sessão começa com o show do homenageado desta edição do Festival, o cearense Macaúba do Bandolim, acompanhado por seu filho Marinaldo (também um virtuoso nesse instrumento), Ribamar Freire (nome histórico do violão de 7 cordas) e Fernando do Pandeiro, e depois o palco é do também cearense Davi Duarte com o Duo Estro Cuba.

Na segunda-feira, quem abre a sessão das 17 horas é o trio instrumental de baixo, bateria e guitarra formado por Netinho de Sá, Robertinho Marçal e Lu D’Sosa (CE). O show seguinte é de Filó Machado Trio (SP), com Filó e Felipe Machado nos violões e Fábio Leandro no piano. Na terça-feira, a primeira apresentação da tarde é do trio de gaita, violão e percussão formado por Rebeca Câmara, Natanael Pereira e Igor Ribeiro (CE). Em seguida, quem sobe ao palco é o guitarrista mineiro Gustavo Andrade com o carioca Jefferson Gonçalves, que juntos apresentam o show “Explosion Blues”.

Tem mais shows à noite. Na sessão das 21 horas, o festival recebe quatro grandes atrações. Hoje, o show é do sanfoneiro Waldonys com o Sexteto de Jazz da Big Band Unifor. Amanhã, o som jazzístico instrumental é levado ao palco pelo multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo (SP), com o gaitista brasiliense Gabriel Grossi, o gaúcho Bebê Kramer no acordeon e o violonista cearense Cainã Cavalcante. Na segunda-feira, a atração é Dori Caymmi (violão), um dos grandes mestres da música brasileira, que se apresenta ao lado de Itamar Assiere (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria). Na sessão das 21 horas, na terça-feira, o Festival apresenta o projeto “Blues for Africa” (foto de Marcelo Crelece), do paulista Adriano Grineberg (piano), tendo como convidado especial o cantor gaúcho Filipe Catto.

Depois é a hora das tradicionais Jam Sessions, que esse ano começam mais cedo, às 23 horas. Serão quatro noite de blues, blues rock e outros sons afins. Quem se apresenta na Jam de hoje é a cearense Marília Lima. No domingo, o guitarrista cearense Rafael Balboa faz um tributo a Eric Clapton. Quatro guitarristas de estados distintos se juntaram no projeto que será apresentado na Jam de segunda-feira: Blues do Nordeste, com André de Sousa (Piauí), Gustavo Cocentino (Rio Grande do Norte), Roberto Lessa (Ceará) e Rodrigo Morcego (Pernambuco). E as mulheres fecham a programação de shows na serra com “Divas do Blues”, apresentado pelas intérpretes Marília Lima, Raíssa Dantas e Fernanda Fialho.

AÇÕES AMBIENTAIS - Guaramiranga está localizada em uma Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité. Para que seu público conheça a riqueza natural da serra e mantenha uma boa convivência com sua flora e fauna, o Festival soma, às atividades musicais, uma série de ações ambientais, começando no sábado de manhã, na entrada da cidade, com a Blitz Ecológica, que busca sensibilizar quem chega para a importância da preservação ambiental. Com a participação da Sema e da Cagece, são distribuídas mudas de plantas aos visitantes, que recebem também orientações para o descarte correto do lixo e a programação destas ações. As outras ações ambientais são as oficinas de repelente natural de citronela e de produção de mudas, palestra sobre a APA de Baturité, trilha ecológica e exibição do filme “A lei da água”. Essas ações buscam aproximar as pessoas da natureza e reforçar o respeito ao meio ambiente. A programação pode ser conferida no site do Festival.

PARA AS CRIANÇAS - Uma programação especial foi criada para o público infantil. O Espaço Do Ré Mi, na Cidade Jazz & Blues, vai oferecer oficinas de musicalização ministradas pelos professores Amanda Montenegro e Diego Gomes, da escola BSB Musical, de Fortaleza. A atividade, destinadas a crianças de 6 a 10 anos, acontecerá das 9h30 às 10h30, amanhã, segunda e terça, respectivamente com aulas de prática de canto, percussão/expressão corporal através de dinâmicas rítmicas e, no último dia, atividades de ritmo com apoio de instrumentos percussivos (canos sonoros) e uma dinâmica de grupo. O objetivo é proporcionar a comunicação e a expressão através da música.

EXPRESSO JAZZ & BLUES - O Expresso Jazz & Blues sobe a serra. O transporte oficial do Festival faz um ‘bate-volta’ nos quatro dias de programação na serra, saindo do Hotel Amuarama (Terminal Rodoviário João Thomé), em Fortaleza, às
 13 horas e retornando à meia-noite. O passaporte inclui o translado ida-e-volta para um dia e um ingresso para o show das 21 horas. O passaporte custa R$ 140,00.

DOIS DIAS EM FORTALEZA - Em Fortaleza três espaços vão receber a programação. No Cineteatro São Luiz acontecerão shows de Dori Caymmi na quinta-feira (15), e “Blues for Africa” de Adriano Grineberg com o convidado Filipe Catto na sexta-feira (16), ambos às 19 horas. No Centro Cultural Banco do Nordeste haverá oficina de gaita na quinta, às 17 horas, com Jefferson Gonçalves, que na sequência, às 18h30, apresenta o show “Explosion Blues” com o guitarrista Gustavo Andrade. E para fechar esta edição, tem festa de encerramento na sexta, às 20h30, no Theatro José de Alencar, com shows de Davi Duarte e Duo Estro Cuba e do Blues do Nordeste.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, o 19° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: Hipercor, Nacional Gás e BNB. Apoio cultural: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Indaiá, Café Santa Clara Reserva da Família, Cagece, Dakota, Casa Pio, Mercadinhos São Luiz e Servis Segurança. Agradecimentos: ENEL e Coca-Cola. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Ministério da Cultura e Via de Comunicação.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...