Pular para o conteúdo principal



Eunício inaugura IFCE de Acopiara


Um sonho que se torna realidade. Assim foi acolhida a inauguração do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Acopiara. A solenidade contou com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), do prefeito da cidade, Antônio Almeida, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, do deputado estadual Danniel Oliveira, entre outras autoridades e população em geral.

O equipamento, construído em 4 mil metros quadrados, com 10 salas de aula, 10 laboratórios, auditório com capacidade para 180 pessoas, praça e biblioteca, tem capacidade para atender 1200 alunos. O curso de Técnico em Informática começa em maio e o superior de Licenciatura em Biologia tem inicio em agosto. A especialização em Ensino de Ciências e Matemática já está funcionando.

"É muito gratificante poder fazer parte dessa construção do IFCE de Acopiara. Podem ter certeza de vamos seguir trabalhando forte para obter mais recursos", assegurou Eunício. Ao destacar todas as ações que vem desempenhando na presidência do Senado em defesa do Ceará e do Brasil, o parlamentar afirmou que seu objetivo é realizar destinar obras e recursos a todos os municípios cearenses ainda no primeiro semestre.

Antônio Almeida afirmou que a entrega do IFCE Acopiara só foi possível pelo incansável trabalho e honradez nos compromissos assumidos por Eunício, "Ele tem atendido a todos os pleitos que levamos a Brasília, essencialmente para finalizar obras que melhorem a qualidade de vida da população. Somos gratos pela valorização demonstrada ao campus do IFCE de Acopiara como instituição estratégica no desenvolvimento econômico e social do município", ressaltou.

O reitor Virgílio Araripe destacou que, mesmo a despeito da crise econômica que prejudicou o orçamento dos Institutos Federais, tanto no custeio quanto na construção de novas unidades, não houve recuo na missão de expandir a rede. "Os talentos da nossa juventude estão despontando por meio da atuação do IFCE. Temos inteligência e competência, mas faltava a educação, a indutora do desenvolvimento, que agora chega em Acopiara", enalteceu.

O deputado federal Odorico Monteiro disse que Eunício tem se empenhado diariamente em implementar uma agenda de desenvolvimento para o país e, em especial, para o estado do Ceará. Para ele, nas cidades que contam com uma sede do IFCE, ocorre uma "revolução silenciosa" pela educação. "Precisamos universalizar o acesso ao ensino universitário. O século XXI é da informação e da oportunidade, e só a educação permite essa condição", defendeu.

Danniel Oliveira destacou que, em virtude da luta desempenhada por Eunícioem defesa da formação dos cearenses, o presidente do Congresso Nacional deveria receber o título de "Padrinho da Educação". Além do apoio ao Instituto Federal de Educação, destacou o parlamentar, o trabalho de Eunício garantiu a abertura de novos cursos de Medicina no Ceará.

A diretora do IFCE Acopiara, Eliane Coelho, agradeceu a Eunício pelo empenho em contribuir para transformar em realidade o sonho da população de Acopiara e região. "Aqui é um local de transmissão de saber e produção de conhecimento, seguindo o padrão de ensino, pesquisa e extensão do IFCE", ressaltou.

Na ocasião, Eunício se reuniu com o diretor, o prefeito Antônio Almeida, o deputado federal Odorico Monteiro, o deputado estadual Danniel Oliveira e diversos prefeitos da reunião para discutir melhorias para os institutos em âmbito regional, especialmente na destinação de recursos. O presidente do Senado se colocou à disposição para reforçar essa luta.

Prestigiaram a solenidade os prefeitos de Mombaça, Ecildo Filho, de Catarina, Tiago Paes de Andrade, de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, de Granjeiro, João Gregório, de Várzea Alegre, José Hélder, de Santana do Cariri, Gildo Lopes, Superintendente da Funasa no Ceará, Ricardo Silveira, secretário estadual de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Acopiara, Cícero Teixeira, além de estudantes e da população em geral.





Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".