Pular para o conteúdo principal



Pacientes são atendidos em 14 especialidades na policlínica em Caucaia


“Foi iniciativa minha procurar o exame de mamografia por conta da minha idade, 44 anos, achei interessante que fizesse. Então fui até o posto de saúde da minha cidade, Tejuçuoca, e lá o médico me atendeu e solicitou o exame. Fui atendida muito bem no posto de saúde e com uma semana o exame de mamografia foi marcado para a Policlínica regional em Caucaia”, diz Maria Iranice Mota. A Policlínica Regional José Correia Sales, em Caucaia, é um das 19 policlínicas regionais da rede pública do Governo do Ceará.

Essa foi a primeira vez que a professora Maria Iranice realizou o exame de mamografia, nesta quinta-feira (21). Ela já tinha ido à policlínica para uma consulta com um dermatologista. O tratamento foi de um ano. A paciente relata que teve nenhuma dificuldade nas duas vezes que foi até a policlínica. “Não teve mau atendimento, indicaria a policlínica com certeza. Muita gente da minha cidade vem não só pela necessidade e sim também pela estrutura que oferece”, ressalta.



Iranice confessa que temia fazer a mamografia, pelo medo do desconforto. Mas ao passar pela experiência e compreender que é importante para prevenção e segurança da saúde, não faltou ao exame. “Particularmente, tinha muito medo de fazer a mamografia por causa da história que doía muito, era um bicho de sete cabeças. Hoje vi que o exame não é tão exagerado assim. Claro que dói, é desconfortável, mas acho que é necessário fazer esse exame. Indico para qualquer uma mulher, e tem que vir fazer”, diz.

Para a diretora Josefa Cavalcante, o grande diferencial é que o paciente chega à policlínica com a certeza de que será atendido. “Foi uma ideia inovadora do Governo do Ceará, a criação das policlínicas. Pois não existe isso em outro lugar do país, garantir o acesso da população à atenção secundária com consultas e exames especializados”, afirma.
Atendimento especializado

O Estado do Ceará integra uma rede de policlínicas regionais em diferentes regiões de saúde. Ao todo são 19 policlínicas, em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Sobral, que facilitam o acesso a exames e a consultas com especialistas. Até o fim do ano mais três serão inauguradas, nos municípios de Canindé, Crato e Maracanaú.

Neste ano, até o mês de abril, 485.743 atendimentos foram realizados nas 19 policlínicas reginonais. Desse total, 25.798 foram na policlínica regional em Caucaia: 7.119 exames de imagem e laboratoriais e 18.679 consultas. Os exames mais comuns são tomografia e mamografia. Nesse mesmo período, a policlínica em Caucaia fez 1.346 tomografias e 1.185 mamografias.

Para ser consultado ou fazer exame o paciente tem que ser encaminhado pelo município que integra a rede de saúde do consórcio. Os consórcios fazem a gestão das policlínicas regionais da rede pública estadual, além do transporte sanitário que garante o deslocamento de pacientes até os serviços de saúde. O Governo do Ceará integra os consórcios em todas as 22 regiões de saúde e participa com, no mínimo, 40% do custeio de cada policlínica. Os 60% restantes são rateados entre os municípios.

Outra paciente que teve na policlínica na manhã desta quinta-feira, 21, foi a dona de casa Maria Lucélia, 51 anos, moradora de Itapajé. Ela fez uma tomografia do crânio. O exame foi solicitado porque ela estava sentindo muita dor na cabeça, devido a uma queda. “Foi a segunda vez que vim até a policlínica. Achei bom e fui muito bem atendida, todos que me atenderam gostei. Fiquei satisfeita com o meu atendimento”, enfatiza Maria Lucélia. A primeira vez na policlínica foi em outubro de 2017, quando fez uma mamografia.

A policlínica regional em Caucaia tem 14 especialidades médicas e realiza exames como tomografia computadorizada, mamografia, eletroencefalograma, 24 tipos de ultrassonografia, audiometria, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, raio-X, dentre outros. O acesso é fácil, não é demorado porque já é previsto.

Além dos os municípios de Tejuçuoca, Caucaia e Itapajé, a policlínica ainda atende os pacientes de Apuiarés, General Sampaio, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante e São Luiz do Curu.

Com informações da Secretaria de Saúde do Estado.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".