Pular para o conteúdo principal



Maracatu cearense: o ritmo e o brilho do patrimônio imaterial do nosso carnaval

Quando o baque ressoa e a vista se enche das cores vivas, plumagens e brilhos na avenida, é o maracatu que se anuncia na graciosidade do cortejo. Uma das tradições no Carnaval do Ceará, a manifestação cultural traz consigo a exaltação a ancestralidade negra, seja através da reverência a entidades de religiões de matriz africanas ou pela dança dramática carregada de simbologismos e histórias seculares.

Desde a década de 1930 em desenvolvimento no Estado, o maracatu ganhou ares cearenses a partir da popularização de agremiações carnavalescas dedicadas a difundir a estética e a rítmica dentro do circuito de carnaval na cidade de Fortaleza. Ao longo dos anos, a história de famílias cearenses dentro dos blocos fortaleceram o vínculo dos foliões com a imagem tradicional dos tambores, ferros, chocalhos e gonguês das caras pintadas de negrume.

Em 2015, após tantos carnavais, o maracatu se tornou patrimônio imaterial de Fortaleza. Sinal da resistência e dimensão cultural gigantescas traçadas pela prática na Capital. No sábado (2) e no domingo (3) de Carnaval, a Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, reservará mais uma vez programação especial para que diversos grupos de rua mostrem ao público as suas temáticas preparadas com muito capricho, visual e musical. Sempre seguindo e respeitando a tradição de ritos característicos do manifesto.


A preparação para a avenida

Logo que se encerra um ciclo carnavalesco, os grupos de maracatu já iniciam o planejamento para o ano seguinte. E a partir daí, muito trabalho é demandado para os que fazem, por amor à tradição, a alegria dos foliões com novas fantasias e novos sons a serem cantados.

Presidente da Nação Baobab, Janaína Severo – conhecida como “Mãe Janaína” – pode ser encontrada por quem adentra a sede do bloco no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Linhas de costura, estampas, coroas, estandartes estendidos, alegorias em confecção. Ela e a centena de apoiadores que fazem o maracatu na localidade abraçam uma tradição de mais de duas décadas do Baobab para fazer, a cada ano, uma exibição digna à memória dos antigos.

“O nosso maracatu aqui foi criado com a intenção de manter o maracatu de baque virado, de uma visibilidade completamente africana, diferentemente do mais tradicional baque do lamento, ritmos mais lentos. A origem da manifestação é africana. Quando o maracatu começou em Fortaleza, geralmente era conduzido por marchantes, por homens. Mas aí foram os primeiros brincantes. Hoje há diversidade, com mulheres rainhas, vasta ala de índias, negras, baianas”, destaca Janaína.



Ela explica que tudo é preparado com muito esmero, no Baobab por mais de 200 pessoas que se envolvem diretamente. Mas o “ápice do espetáculo é a entrada do rei e da rainha”.

Janaína também fala de outras peças que exigem cuidado e trabalho para que saiam em perfeição. Tem a figura do balaio de frutas, que vem propagando a fartura, da negra que colhia na roça vestida com sua roupa rendada de estampado. Também a da calunga, que significa todo o fundamento do maracatu. A boneca com indumentárias, o babalotim”, exemplifica.

Todos os anos, é escolhido pelos blocos de maracatu um tema, com loa (composição) que apresenta cada elemento a ser desenvolvido na estética do maracatu pelos organizadores dos desfile. Assim, é feito um trabalho conjunto entre músicos, carnavalesco, costureiras, personagens do cortejo.

Neste ano, Janaína conta que o tema da Nação Baobab é “Mãe África”. “A gente preparou tudo para louvar os nossos ancestrais e lembrar quais são as origens do maracatu. De onde tudo vem.”


Conheça mais sobre o maracatu

– O cortejo do maracatu segue ordem de personagens definida como um roteiro: primeiro surge a baliza na abertura, entoando o cântico e chamando o porta-estandarte, que por sua vez, carregando o estandarte, dá o ritmo da passada e anuncia o início do espetáculo. Após este prólogo, adentram a avenida em sequência os porta-lampiões, os índios da comunidade, as negras, as baianas, as negras da calunga e do incenso (cheiro), o balaio, os pretos velhos, até chegar o grande momento do desfile real da corte, com príncipe, princesa, rainha e rei.

– As roupas no maracatu tradicionalmente apresentam muita palha, plumagem, penas, búzios, estampas africanas zebradas e de onça. Há estruturas sempre preservadas esteticamente pelos cortejos. As baianas, por exemplo, com suas saias estampadas ou brancas, volumosas e rodadas, espalhando energia. Ou a rainha, cercada de glamour e com bordado do vestido aplicado a mão.



– O negrume é a marca que mais chama aos olhos do público quando se fala na apresentação dos grupos de maracatu. A prática de pintar o rosto de preto representa o culto à ancestralidade, lembrar da origem do povo negro, dos nativos africanos, dos índios brasileiros, negras e baianas. É cultuar a tradição e a afirmação do povo por entre séculos.

– A pintura do negrume é feita da mistura de fuligem, óleo infantil, talco e vaselina.

– Em atividade no Ceará estão até hoje grupos tradicionais como: Az de Ouro, Rei de Paus, Vozes da África, Nação Baobab, Rei Zumbi, Nação Iracema, Kizomba e Nação Fortaleza.

Texto e Fotos: Governo do Ceará

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco com foco em: Carreiras. Inovação. Futuro. Na terça-feira (29/7/2025), às 16 horas, o Auditório Enock Arraes (Avenida Pontes Vieira, 1838-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará) recebe mais uma edição do Mulheres em Foco, série de encontros criada pela Marquise Incorporações para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho, impulsionar conexões e abrir espaço para reflexões sobre: Liderança. E quidade de Gênero. Inovação. Futuro das Carreiras. Com o tema "Carreiras com propósito e futuro", o evento reunirá profissionais de diferentes setores para discutir os desafios e as oportunidades, que moldam o mundo do trabalho – com destaque para o papel transformador das mulheres em posições de Liderança, na Tecnologia, no Cenário Econômico e no Mercado Iobiliário. Na Programação desta edição, três painéis abordarão temas atuais e estratégicos. A diretora executiva da Marquise Incorporações, Andrea Oliveira, divide a mes...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco

Marquise Incorporações realiza nova edição do Mulheres em Foco com foco em: Carreiras. Inovação. Futuro. Na terça-feira (29/7/2025), às 16 horas, o Auditório Enock Arraes (Avenida Pontes Vieira, 1838-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará) recebe mais uma edição do Mulheres em Foco, série de encontros criada pela Marquise Incorporações para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho, impulsionar conexões e abrir espaço para reflexões sobre: Liderança. E quidade de Gênero. Inovação. Futuro das Carreiras. Com o tema "Carreiras com propósito e futuro", o evento reunirá profissionais de diferentes setores para discutir os desafios e as oportunidades, que moldam o mundo do trabalho – com destaque para o papel transformador das mulheres em posições de Liderança, na Tecnologia, no Cenário Econômico e no Mercado Iobiliário. Na Programação desta edição, três painéis abordarão temas atuais e estratégicos. A diretora executiva da Marquise Incorporações, Andrea Oliveira, divide a mes...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.