Pular para o conteúdo principal



Centro Cultural Dragão do Mar comemora 20 anos

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), completa vinte anos de história nesta domingo (28). Inaugurado oficialmente em 1999 pelo Governo do Ceará, o CDMAC tem uma trajetória de luta crescente que o alçou ao posto de um dos principais agentes articuladores do campo cultural e artístico cearense, tendo conquistado relevância e reconhecimento nacional pelos esforços inéditos em difusão, criação e formação em arte, com o objetivo de promover o acesso democrático aos direitos culturais.

É por isso que, sob o tema “Dragão da Liberdade – 20 anos de Arte e Conhecimento”, o Centro Dragão do Mar começa neste sábado (27) a uma série de ações que celebram essa trajetória.


Realizada pelo Governo do Ceará, através do Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social responsável pela direção e gestão do centro cultural, a programação de aniversário começa neste sábado (27), às oito da noite, com o show do compositor cearense Fausto Nilo, no Teatro Dragão do Mar. 

“O título do show, Esquina do Brasil, é de uma canção que fala da Praia de Iracema. Estou aproveitando para homenagear o Dragão e nosso querido Evaldo Gouveia, parceiro nessa canção”, destaca o artista. Entre as canções do repertório da noite, estão “Dorothy Lamour”, “Meninas do Brasil”, “Pão e Poesia” e “Pedras que Cantam”. Fausto Nilo – que, além de poeta, é arquiteto – desenhou, junto do amigo Delberg Ponce de Leon, as linhas arrojadas e hoje tão famosas do Centro Dragão do Mar.

Dando continuidade à programação, às nove e meia da noite, na Arena Dragão do Mar, será realizada a inauguração do painel “Dragão do Mar, o herói abolicionista”, que homenageia o jangadeiro Chico da Matilde, cujo legado inspirou a construção do centro cultural e cuja alcunha batizou a instituição. Durante a solenidade, será feito ainda anúncio de uma série de ações estratégias e programação especial para 2019, como o lançamento da Medalha Dragão do Mar, a nova Maloca Dragão e as reformas que se seguirão ao longo do ano, no centro cultural. Fechando a programação, às dez e meia da noite, uma festa com DJs marca o lançamento das edições 3 e 4 da Revista Dragão do Mar.

“Essas ações comemorativas têm o objetivo não só de celebrar as conquistas de todos nós – gestores, produtores, artistas e público – até aqui, mas de selar um pacto pela continuidade de uma política pública de cultura que não pode mais regredir. É daqui para frente. Pelo direito à arte, à vida cultural. Pelo direito de sonhar”, define Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar. Além da programação, o público poderá conferir ainda, a partir deste sábado (27), uma série de painéis informativos que, expostos ao longo de todo o centro cultural, contam a história e relembram momentos marcantes dessas duas décadas de Centro Dragão do Mar.

Governador Tasso Jereissati e secretário de Cultura, Nilton Almeida inauguram Dragão do Mar em 28 de abril de 1999

Pesquisa - Uma das primeiras ações do ano 20 do Dragão é o lançamento do livro “Eles dizem não ao não – Um estudo sobre a geração N”. Publicada pela Editora Dragão do Mar, a pesquisa foi encomendada pelo IDM ao Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS) da Universidade Federal do Ceará, sob organização da socióloga e pesquisadora Glória Diógenes. O lançamento será realizado nesta terça-feira (30), às seis da noite, no Auditório do Centro Dragão do Mar, e terá mesa com Glória Diógenes, Paulo Linhares e Élcio Batista, secretário-chefe da Casa Civil.

“Esta pesquisa mapeou o conjunto de elementos materiais, sociais e culturais que determinam, em grande medida, o comportamento, os desejos e anseios de um contingente de quase 700 mil jovens considerados “nem-nem” e “nem-nem-nem” no Estado do Ceará”, explica Paulo Linhares. Segundo ele, a geração N é formada por jovens nascidos entre 1990 e 2002, oriundos de famílias de baixa renda, residentes na sua maioria na periferia das grandes e médias cidades, que estão sem estudar, sem trabalhar e que, em certos casos, desistiram até mesmo de procurar empregos.

“Esse relatório vai, portanto, nos ajudar a nortear as políticas públicas dirigidas a esses jovens no Ceará, através das Escolas Criativas”, afirma Paulo. As Escolas Criativas são as instituições de formação geridas pelo Instituto Dragão do Mar sob contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado. São elas: Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Centro de Formação Artística do Centro Cultural Bom Jardim, Centro de Formação Olímpica, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Theatro José de Alencar, Vila da Música e Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Programação

Sábado (27)
20 horas – Show Fausto Nilo “Esquina do Brasil”
Local: Teatro Dragão do Mar
Gratuito, com retirada de ingresso (um por pessoa) na bilheteria do Teatro, a partir das 19 horas.
21h30 – Inauguração do Painel “Dragão do Mar, herói abolicionista” + Anúncio das ações estratégicas e programação comemorativa para 2019
Local: Arena Dragão do Mar
Gratuito
22h30 – Festa de lançamento da Revista Dragão do Mar #3 e #4
Local: Arena Dragão do Mar
Gratuito
Terça (30)
18 horas – Lançamento da pesquisa “Eles dizem não ao não – Um estudo sobre a geração N”, com Glória Diógenes, Paulo Linhares e Élcio Batista
Auditório do Dragão
Gratuito

Com informações e foto da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...