Pular para o conteúdo principal



MAN promove debate mercado audiovisual

O 4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, que acontece de 25 a 28 de junho no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) do Passaré, em Fortaleza, vai reunir empresas produtoras, realizadores de trabalhos audiovisuais de todo o Brasil e representantes de canais e plataformas de exibição para debater sobre o mercado audiovisual, promover a troca de experiências e a geração de novos negócios. 


Na abertura, dia 25, às 9h30, o evento iniciará com a palestra “Caminhos do Audiovisual Brasileiro” ministrada por Christian de Castro, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e por Mauro Garcia, presidente executivo da Brasil Audiovisual Produtores Independentes (Bravi), no auditório Celso Furtado, no Centro de Treinamento do BNB Passaré. Na sequência, a programação segue com mesas redondas, pitchings, rodadas de negócios, workshops, master class e o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução.

A quarta edição do MAN é realizado e apresentado pelo Ministério da Cidadania - Governo Federal. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Câmara Setorial do Audiovisual (CSA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. E o apoio cultural da Baião de Dois e Gavulino Filmes. Tem parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE) e o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO - Durante todos os dias do evento, as mesas redondas serão realizadas no miniauditório do Centro de Treinamentos do BNB Passaré. Participam representantes de canais nacionais e internacionais e produtoras de audiovisual, como: Lais Bodansky (Spcine), Ticiana Lima (Tardo Filmes), Belisário Franca (Giros Filmes), Paulo Barata (NBC Universal), entre outros. O momento contará também com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Inácio Arruda.

Sob a mediação de Alfredo Manevy (foto Lia de Paula), ex-presidente da Spcine e curador do evento, serão debatidas as mesas redondas sobre “Fortaleza Film Commission”, “A emergência das coproduções brasileiras regionais” e “As séries nacionais de ficção, a diversidade regional e os desafios de qualidade e público”. O tema “A importância dos canais super brasileiros: desafios e políticas públicas” será intermediado pela cineasta paraense Jorane Castro.

Os  cineastas cearenses Rosemberg Cariry, Halder Gomes e Wolney Oliveira vão mediar, respectivamente, as mesas redondas sobre “Documentário para televisão: pré-requisitos e novos formatos”, “O desafio do market share para o cinema brasileiro” e “A expansão da banda larga e a distribuição de conteúdo audiovisual”. O debate sobre “O que a produção internacional busca em projetos brasileiros?” será mediado pela cineasta Margarita Hernandez. Já a temática “TVs Regionais e Produção Independente” será por Suzana Costa, presidenta da Câmara Setorial do Audiovisual da Adece.

No segundo (26) e terceiro dia (27) haverá o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução, no Hotel Iate Plaza, para produtores convidados. No mesmo dia, no Centro de Treinamento do BNB Passaré, ocorrerá as rodadas de negócios exclusivas, com os projetos inscritos, que confirmaram a participação. Neste local haverá ainda, no dia 27, uma Master Class com o cineasta Victor Lopes sobre os desafios do pitching e um treinamento de pitching para os projetos selecionados nesta edição. O workshop seguirá até o dia seguinte (28). Nesta data, o evento encerrará com pitching aberto, dando oportunidade para os realizadores de audiovisual ouvirem uma série de comentários construtivos sobre seu projeto de uma banca repleta de experts e buyers.

O evento é aberto ao público, mas para ter acesso é preciso efetuar o credenciamento no site do evento (www.mercadoaudiovisual.com.br).

TERÇA | 25 DE JUNHO

‍LOCAL: AUDITÓRIO CELSO FURTADO - CENTRO DE TREINAMENTO, BNBPASSARÉ
9h - Credenciamento
10h - Solenidade de Abertura: 4° MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste
11h - Palestra: Caminhos do Audiovisual Brasileiro 
com Mauro Garcia, presidente da BRAVI (Brasil Audiovisual Produtores Independentes)
LOCAL: MINIAUDITÓRIO,CENTRO DE TREINAMENTO, BNB PASSARÉ
14h  - Mesa Redonda: Fortaleza Film Commission 
‍
Os desafios de implantar uma film commission em grandes cidades brasileiras, e seu papel no desenvolvimento econômico do audiovisual. 
Palestrantes 
‍Lais Bodansky - Presidenta da Spcine 
‍Gabriel Portela - BH Film Commission
Gilvan Paiva - Secretário Municipal de Cultura de Fortaleza
Mediação
Alfredo Manevy – curador do 4° MAN

QUARTA | 26 DE JUNHO

LOCAL: HOTEL IATE PLAZA
9h - Encontro Ibero-americano de Coprodução  
(para produtores convidados)
LOCAL: MINIAUDITÓRIO - CENTRO DE TREINAMENTO, BNB PASSARÉ
10h - Mesa Redonda: A Emergência das Coproduções Brasileiras Regionais 
A produção audiovisual fora do eixo Rio-SP vem crescendo em qualidade e público. O quebuscam produtores de fora quando realizam parcerias com o Nordeste? Como, do ponto devista econômico e legal, fazer parcerias para coproduzir seja no Nordeste, seja em outrasregiões, articulando talentos, histórias e locações? Que histórias e narrativas possuempotencial para coprodução regional?
Palestrantes
Tiago Mello - Boutique Filmes, produtor da série 3%, Netflix Original
Ticiana Lima - Tardo Filmes, responsável pela produção de diversos filmes da Alumbramento Stephanie Borges - 44 Toons
Mediação
Alfredo Manevy – curador do 4° MAN
13h – INTERVALO
14h – Mesa Redonda: A Importância dos Canais Super Brasileiros: Desafios e Políticas Públicas
Os canais super brasileiros são essenciais hoje para o escoamento da produção audiovisual nacional. Especializados na produção brasileira e com foco grande em documentários, os canais cumprem um papel fundamental na promoção do conteúdo nacional. O que buscam os canais, como articulam suas plataformas de streaming? Quais as prioridades e orientações para os produtores independentes? Que políticas públicas são relevantes para fortalecer esses canais?
Palestrantes
Marina Kezen - Canal Curta 
Rebeca Mafra - Canal Brasil 
Caio Luiz de Carvalho - Arte 1
Mediação
Jorane de Castro
16h – Mesa Redonda: Documentário para Televisão: Pre-Requisitos e Novos Formatos
O documentário brasileiro vive um grande momento, com qualidade e diversidade, tanto em telas de cinema e Televisão. Com o estrangulamento da distribuição para salas de cinema (theatrical), e dificuldade para o gênero nessa janela, cresce a importância da televisão como janela privilegiada para o documentário. Quais hoje os públicos do documentário brasileiro na TV? Quais os formatos, temas, abordagens que devem estar no horizonte de produtores e diretores de documentário?
Palestrantes 
Luiz Eduardo Garcia - GloboNews
Belisário Franca – Giros Filmes
Mediação
Rosemberg Cariry
Rodadas de Negócios – (salas 01, 101 e 205) 
Exclusivo para projetos inscritos, mediante confirmação de agenda por e-mail.

QUINTA | 27 DE JUNHO

LOCAL: HOTEL IATE PLAZA
9h - Encontro Ibero-americano de Coprodução  
(reuniões individuais, produtores convidados)
LOCAL: SALA 101- CENTRO DE TREINAMENTO,  BNBPASSARÉ 
9h - Master Class com Victor Lopes. Os desafios do pitching.
14h - Workshop de Pitching com Victor Lopes.              
(treinamento para projetos selecionados)
LOCAL: MINIAUDITÓRIO - CENTRO DE TREINAMENTO, BNB PASSARÉ
10h - Mesa Redonda: O Desafio do Market Share para o Cinema Brasileiro
Uma parte da produção brasileira vem apostando em estratégias para ocupação do market share. Essa ocupação envolve dimensões criativas e econômicas:  da escolha de projetos, roteiros, públicos; e, ao mesmo tempo, regulação, como cota de tela e outros mecanismos de proteção da economia audiovisual brasileira. 
Palestrantes
Mayra Lucas, produtora de Cine Holliúdy 1 e 2
Mariza Leão, produtora de De Pernas pro Ar 3
Vânia Catani - Bananeira Filmes, produtora de O Palhaço e Zama
Mediação
Halder Gomes, diretor de Cine Holliúdy 1 e 2
12h – INTERVALO
14h - Mesa Redonda: O Que a Produção Internacional Busca em Projetos Brasileiros?
Quais os desafios para a co-produção entre países ibero-americanos? Como articular e ampliar mercados? Como o Brasil, país falante de língua portuguesa, pode construir histórias e roteiros em conjunto com parceiros ibero-americanos?
Palestrantes
Convidados do Encontro Ibero-americano de coprodução:
Daniel García Díaz - Dia Fragma, Fábrica de Cinema (Colombia) 
Liliane Rodriguez - produtora independente (Cuba)
Rodrigo Vila - Cinema 7 Films (Argentina) 
Daniel Ortiz Estrambasaguas - Danidogfilmes (Espanha)
Mediação
Margarita Hernandez
16h - Mesa Redonda: As Séries Nacionais de Ficção, a Diversidade Regional e os Desafios de Qualidade e Público
Quais são as grandes qualidades e acertos da produção brasileira de séries no último período? Qual o potencial da diversidade regional nesse gênero? Qual é o espaço de inovação e novidade nas grades de programação atuais: A escrita de roteiro vem se fortalecendo no Brasil?  O público e séries vem mudando? Quais segmentos ainda não são atendidos?
Palestrantes
Paulo Barata - NBC Universal
Luciana Solim - TV Record
Roberto Davila - Moonshot Pictures
Mediação
Alfredo Manevy – curador do 4° MAN
Rodadas de Negócios – (salas 01, 101 e 205) 
Exclusivo para projetos inscritos, mediante confirmação de agenda por e-mail.

SEXTA | 28 DE JUNHO

LOCAL: SALA 101 - CENTRO DE TREINAMENTO, BNB PASSARÉ 
9h - Workshop de Pitching com Victor Lopes.              
(treinamento para projetos selecionados)
LOCAL: MINIAUDITÓRIO - CENTRO DE TREINAMENTO, BNB PASSARÉ
9h - Mesa Redonda: TVs Regionais e Produção Independente  
Os desafios de produzir localmente em parceria com TVs abertas, e novos modelos de negócios e coprodução.
Representantes das TVs 
Globo (SVM)
SBT 
(TV Jangadeiro)
Record
 (TV Cidade)
Band
 (Nordeste TV)
TVCeará

Mediação
Suzana Costa
11h - Mesa Redonda:  A Expansão da Banda Larga e a Distribuição 
de Conteúdo Audiovisual
Convidados
Roberto Nogueira - CEO da Brisanet
Inácio Arruda - Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Representante da Angola Cable 
Marcos Tardin - TV O Povo
12h – INTERVALO
14h - Pitching Aberto 
Mediação
Victor Lopes


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...