Pular para o conteúdo principal



Termina 15º Festival Música da Ibiapaba

Foram oito dias de intensa programação em Viçosa do Ceará. Nos 15 anos do Festival Música da Ibiapaba - o Mi -, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), tudo foi guiado pela música, numa homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro.

Mais de 18 mil pessoas conferiram uma programação extensa de shows, oficinas, apresentações de alunos e professores, roda com mestres da cultura, exibição de filmes, Feira do Mi e roteiro "Memórias de Viçosa do Ceará". 


A música se espalhou pela cidade, com apresentações no átrio e no patamar da Igreja Matriz de Viçosa, no anfiteatro Alberto Nepomuceno - onde foi montado o palco Jackson do Pandeiro -, no Theatro Dom Pedro II e na Praça General Tibúrcio, em que se ergueu o Palco Nação Tabajara, destinado a apresentações de atrações locais de toda a região de Ibiapaba.

O encerramento, na noite neste sábado (27), no Palco Jackson do Pandeiro, contou com apresentações do guitarrista paraense Felipe Cordeiro (foto Davi Sá), do Distinto Duo da região do Cariri cearense, além de apresentações do resultado das oficinas musicais com alunos e professores. Também foi momento da mestra Ana Maria, dramista de Tianguá, lançar o seu disco "Dramas, benditos e incelenças do povo do Tucuns", na faixa da programação "Roda com os Mestres da Cultura".

"Percebemos que há uma apropriação do festival, a cada ano, pela população de Viçosa. Vemos a cidade acolher muito bem os estudantes - uma garotada - de diversos instrumentos musicais que vem aqui sedentos para aprender mais com os professores e maestros que vêm aqui. Já imaginou o mundo sem música?", destacou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, no encerramento do evento.

"Esse festival é de formação musical, de formação artística, de formação de repertórios, de público, de plateia, mas sobretudo um festival de formação de cidadania, que celebra a diversidade étnica, cultural, em seu sentido mais amplo. A diversidade dos sons. Pois cada pessoa é um som!", ressaltou, cantando "O Som da Pessoa", música de Gilberto Gil e Bene Fonteles.

No palco Nação Tabajara, aconteceram a apresentações do Teatro Mamulengo Gratidão, do duo Victor Carvalhoso e Bruna Sánchez, do grupo Os Bardos, da Cia. Bruna Sánchez, e do grupo dos Cucas de Fortaleza, com o show "Vozes". O momento foi especial também com a junção da cantora e compositora Inês Mapurunga, com os grupos Dramistas Tuncus (de Tianguá), Dramistas Viçosa (de Viçosa do Ceará) e Arupemba (de Guaraciaba do Norte).

O 15º MI - Festival Música da Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e conta com parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará e do Sebrae.

Espaço de formação - As oficinas do Mi foram um sucesso desde a abertura das inscrições, destacando a força da vertente de formação musical do festival. O número é expressivo: 1586 inscritos. Destes, 973 foram selecionados para fazer parte de um momento de grande vivência musical, ao longo de uma semana. Ao todo, foram 90 turmas formadas e 75 oficinas ofertadas por 35 instrutores, incluindo Mestres da Cultura. Também participaram desse momento mais de 100 educadores e 50 regentes.

Nove espaços de Viçosa foram ocupados com as aula, que aconteceram pela manhã e tarde, transformando toda a cidade. Após passar por vários dias "respirando" música, muitos saíram transformados.

Grandes nomes da música nacional e do Ceará estiveram ministrando as oficinas, como o compositor e multi-instrumentista premiado Arismar do Espírito Santo; o vocalista e guitarrista da banda Cidadão Instigado Fernando Catatau; o violonista argentino radicado no Brasil Conrado Paulino; a violonista francesa Mathilde Fillat; a flautista de São Paulo Maiara Morais; o baterista e compositor cearense Luizinho Duarte; o guitarrista Hermano Faltz; o pianista Thiago Almeida; o trombonista Rômulo Santiago; o percussionista e luthier Vanildo Franco; além de muitos outros.

A participação de músicos e artistas da região de Ibiapaba nesta edição foi elogiada. "Participei de várias edições do festival e achei muito legal trazer a participação de pessoas da região para a programação", avaliou a professora Patrícia Marin.

O Mi esteve de parabéns para a professora Matilde Fillat. "Achei que tinha uma energia incrível aqui, tanto por parte de alunos, quanto da produção", elogiou.

"É inimaginável no Sul termos esse festival de formação com os alunos tocando no palco numa quarta-feira e ter um público como o que tivemos aqui.", destacou, por sua vez, o maestro Fernando Berti, do Rio Grande do Sul.

A coordenação pedagógica do 15º Mi ficou a cargo de Heriberto Porto e Arley França. Uma novidade especial para esta edição, parte da contínua política de inclusão e acessibilidade do evento, foram duas oficinas especiais pensadas para este público: Musicografia em Braile e Estratégias de ensino de música para crianças surdas, além de um atendimento especial de Musicalização para pessoas com Paralisia Cerebral.
"O festival é pioneiro no Brasil com a inclusão dessas oficinas de acessibilidade. Tivemos aqui professores muito dedicados e pensamos em trazer para a próxima edição o tema da musicoterapia, ciência que vem sendo bastante utilizada em vários tratamentos", destacou o coordenador pedagógico do festival Heriberto Porto.

"Tivemos também como novidade uma oficina de rabeca, que é um instrumento popular, assim como a aula de cordas para a música popular, que foi implantada recentemente. O festival a cada ano tem crescido com a participação de alunos, professores e a população de Viçosa. Ficamos muito felizes com seu impacto em todo o Estado do Ceará", frisou também o coordenador.

Shows e outras programações -O Festival Música da Ibiapaba também se consagra como palco de jovens e renomados talentos da música cearense e nacional, valorizando a música de região de Ibiapaba. A noite de abertura do evento, no dia 20/7, contou com as apresentações da Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá, além de Fausto Nilo e Marcus Caffé, que fechou a noite com seu show em homenagem a Humberto Teixeira, no tradicional patamar da Igreja da Matriz.

Na programação com de 40 apresentações musicais, passaram também pelo Mi: o Trio Arupemba, de Guaraciaba do Norte; o projeto Caboco Eletrônico, Formado por Di Freitas, DJ Daniel Lamar e Mestre Expedito; o compositor Arquelano; o grupo Nação Tabajara; o projeto Rabecacello; o grupo sobralense "As Manas"; o violonista Tarcísio Sardinha, o grupo Pedra Rara, de Tianguá; o Rapper MH; o grupo Edley, de Ubajara; a banda Os 4 Companheiros; o grupo Las Tropicanas; o grupo Trovador Eletrônico; além da baiana Sanfonástica Mulher Lona, os paulistas do Sexteto Mundano e da Maiara Morais Quarteto e o projeto especial paraibano Jackson Racional e os Afrobatuques.

Também aconteceram momentos importantes para as políticas culturais do Ceará, como a roda de conversa sobre identidade indígena na Região da Ibiapaba, no Teatro Pedro II, e o Encontro de Bandas de Música, seguidos de atividades que foram sucesso entre o público: as serenatas ao luar de Viçosa, em homenagem ao seresteiro Zé Músico, e as exibições de videoclipes, curtas e longas-metragens.

A programação foi reflexo da homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro, famoso pela sua irreverência e criatividade musical, mas também fez uma conexão com a cultural local, ao mostrar a riqueza artística da Ibiapaba no palco Nação Tabajara, uma parceria com o Estúdio Mangaio, responsável pela curadoria deste espaço. Dos 32 artistas e bandas que estiveram presentes nesta edição do festival, 19 foram do interior do Ceará.

O Mi também celebrou, como em outras edições, a interação da música com a cultura popular tradicional e convidou para compor sua programação formativa três mestres e mestras da cultura do Ceará, tesouros vivos reconhecidos pela Secretaria da Cultura do Ceará: a Mestra Ana Maria (Tianguá – CE), a Mestra Cacique Pequena (Aquiraz – CE) e o Mestre Expedito Caboco (Juazeiro do Norte – CE). O Mestre Quincas da Rabeca e a Mestra Francisca também fizeram parte da programação que tomou conta da cidade.

Roteiro “Memórias de Viçosa do Ceará” - Aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais que Viçosa do Ceará oferece a cada ano, nesta edição comemorativa, o Festival Mi lançou o Roteiro “Memórias de Viçosa”. Uma oportunidade de conhecer a cidade que emana sons e melodias de tempos distintos impressos em cada fachada, em cada patrimônio arquitetônico e paisagístico que dão a dimensão material das memórias e afetos dos seus moradores e visitantes.

A visitação guiada a 26 bens culturais relacionados ao campo do patrimônio cultural e memória da cidade ocorreram nos dias 21, 23 e 26 de julho.

Feira do Mi - Além de convidar o público a viver a música e os bens culturais, o Festival Mi ainda ofereceu a oportunidade do público de se inspirar com o artesanato e a gastronomia da Serra da Ibiapaba. Com aulas-shows, exposição de produtos como mel, café, cachaça, flores e orgânicos, a Feira do Mi aconteceu de 25 a 27 de julho.

Festival Música da Ibiapaba em números
- 8 dias de Festival em Viçosa do Ceará.
- Mais de 18 mil pessoas presentes.
- 1586 inscritos e 973 selecionados para as oficinas.
- 90 turmas.
- 75 oficinas.
- 35 instrutores, incluindo Mestres e Mestras da Cultura.
- 157 educadores inscritos.
- 56 regentes participando.
- 1244 horas de aulas.
- 9 espaços ocupados com as oficinas.
- 28 apresentações regionais e nacionais, no Palco Jackson do Pandeiro e Patamar da Igreja Matriz.
- 12 apresentações de toda a Serra da Ibiapaba, no Palco Nação Tabajara.
- 14 exibições de filmes + roda de conversa sobre identidade indígena na Região da Ibiapaba, no Teatro Pedro II.
- 6 roteiros histórico-patrimonial + Encontro de Bandas de Música + serenatas ao luar de Viçosa.
- Uma Feira de Economia Criativa com expositores regionais: artesanato, Rota Mirantes da Ibiapaba, instrumentos e gastronomia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...