Pular para o conteúdo principal



Cine Ar Livre chega ao Cuca Mondubim e Areninha Pirambu

Promover uma grande sessão de cinema gratuita, ao ar livre, com pufes, espreguiçadeiras, pipoca e cachorro quente para toda a família. É com esse propósito que o “Cine Ar Livre” chega ao Cuca Mondubim, nesta quinta (12) e sexta (13) e à Areninha Pirambu, no domingo (15). Iniciado em outubro, o projeto já passou pela Messejana, Praça Antonio Prudente, Cocó e os Cucas Jangurussu e Barra do Ceará.


Maria, Jonas e Josué. Este trio é sinônimo de emoção garantida ao público que comparecer ao Cuca Mondubim, nesta quinta (12). Os três são protagonistas dos filmes que serão exibidos na programação. Curiosamente, tanto o longa quanto os dois curtas trazem os nomes de seus personagens principais em seus títulos.

Vida Maria, um dos mais premiados filmes cearenses de todos os tempos, é escrito e dirigido por Márcio Ramos. Lançada em 2006, a animação causou verdadeira comoção por onde passou no circuito de festivais. Não à toa, levou para casa 45 troféus! Tamanho reconhecimento não foi aleatório. O curta emociona ao contar a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade, que larga os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece...

Na sequência, será a vez do também premiado curta Josué e o Pé de Macaxeira. A animação dirigida por Diogo Viegas faz uma leitura regional para o conto de fadas clássico João e o Pé de Feijão. Ao trocar seu burro por uma "macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica. A adaptação foi tão bem sucedida que acumulou prêmios em alguns dos mais importantes festivais de cinema do circuito.

Para encerrar a sessão, o documentário Jonas e o Circo Sem Lona (2017), de Paula Gomes. O longa convida os espectadores a acompanhar a vida de Jonas, um menino de 13 anos que mora em Salvador (BA) e cujo sonho é manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de casa, mas não encontra apoio da família. A produção teve premiére mundial no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e passou por mais de 30 competições de cinema nacionais e internacionais, tendo acumulado 13 prêmios, entre eles o TFI Latin America Arts Fund, concedido pelo Tribeca Film Institute (EUA).

Sexta (13), o humor tipicamente cearense dará o tom da sessão, também no Cuca Mondubim. A principal atração da programação é a exibição da série La Casa du’z Vetin, uma paródia escrachada do sucesso da TV espanhola La Casa de Papel.

A versão, temperada com o melhor da molecagem cearense, conta histórias de jovens da periferia de Fortaleza que fazem parte da chamada “Geração N”, que nem trabalha e nem estuda. E, nas palavras dos realizadores, “dão mó valor a andar de boné, juliete e chinela. Curtem um reggaezim, forró de favela e bregafunk”. O elenco traz Leo Suricate e Dudu Suricate (Suricate Seboso), Éverton Cássio (o Pokindeia), Rodolfo Rodrigues, as Princesinhas do Passinho (Neguinha Opressora, Ruivinha do Passinho e Thays Martins), Talmon Lima (o Maicou Presley) e o Pobretion. Para completar, o representante do novo humor cearense Moisés Loureiro interpreta o Fessor, o mentor dos vetin.

Completam a programação da sessão dois curtas-metragens cearenses. O primeiro deles é animação Bem Me Quer (2015), dirigida por Levi Magalhães. Na tela, sonho, ilusão e realidade são marcados no dia-a-dia de uma secretária, ex-bailarina, que busca, a todo momento, fugir do seu tedioso trabalho.

O segunda curta programado é Conhecendo Desconhecido, realizado em 2014 pelos alunos do curso de cinema Educando o Olhar da escola estadual Castelo Branco. O documentário se vale de uma visita à comunidade Tabeba, em Caucaia, para apresentar aspectos da educação, cultura, crenças e sonhos de um povo. A direção é de Pedro Henrique Cardoso e o filme fez bela carreira no circuito de festivais de cinema etnográfico.

A molecagem cearense em dose dupla na Areninha Pirambu, domingo (15). A sessão contará com a série La Casa du’z Vetin e o engraçadíssimo Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral, de Halder Gomes.

O longa se passa em Pacatuba, no interior do Ceará, em 1980. A popularização da TV obriga Francisgleydisson (Edmilson Filho) a fechar seu adorado Cine Holliúdy e ir morar na casa da sogra, ao lado da esposa Maria das Graças (Miriam Freeland) e do filho Francin (Ariclenes Barroso). Após passar por uma experiência alienígena, na qual um amigo foi abduzido, ele tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta os seres extra-terrestres.

Lançado no circuito comercial no início deste ano, o filme fez tanto sucesso de bilheteria que superou até blockbusters como Capitã Marvel. O sucesso da saga de Francisgleydisson também chegou à televisão, onde ganhou uma versão em série realizada e exibida pela TV Globo também em 2019. Uma segunda temporada para o ano que vem já está nos planos da emissora.

Durante as sessões, os espectadores têm à disposição pufes e espreguiçadeiras. Um lanche com pipoca e cachorro e quente também será servido. Os longas apresentados serão acessíveis, com LSE - Legenda para surdos e ensurdecidos. Além de apresentar as falas contidas no produto audiovisual, o recurso exibe informações adicionais como indicação da personagem falante e efeitos sonoros, que geralmente acontece entre colchetes.

O projeto “Cine ao Ar Livre” é uma produção da Act2up e Lagarta Azul, com patrocínio do Hapvida e Democrata, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Mercadinho São Luiz e Catatau Aço, realização do Ministério da Cidadania através da Secretaria especial da Cultura. A programação segue até 21 de dezembro.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...