Pular para o conteúdo principal



Secretarias de Saúde inovam no combate à Covid 19 no Ceará

No combate ao Coronavírus, as secretarias de Saúde do Ceará inovam:

A pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus ou Sars-Cov-2 tem deixado o mundo todo em alerta e obrigado a todos os governos unirem esforços para o controle da doença Covid-19.





Desde o primeiro caso confirmado no Brasil, em janeiro, em Belo Horizonte, os profissionais da saúde e toda a sociedade brasileira tem sentido, em escala cada vez maior, o impacto sofrido pela saúde pública e demais setores.

Na esteira de experiências bem-sucedidas em outros países, o distanciamento social vem sendo a principal medida dos estados brasileiros, no sentido de atenuar os efeitos da doença na população e no Sistema Único de Saúde. As recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde tem freado o avanço da doença em território nacional e mudado a rotina dos serviços assistenciais.

Em meio a todo este cenário, enfrentando desafios de toda grandeza, como a escassez de Equipamentos de Proteção Individual e a espera por mais exames que possam detectar os enfermos, as secretarias municipais de saúde do Ceará se reinventam e se desdobram para realizar ações que protejam a população.

Fortaleza - A capital do Estado apresenta o maior número de casos da Covid-19. Por essa razão, o município tem lançado medidas emergenciais como a construção de um Hospital de Campanha no Estádio Presidente Vargas, que poderá receber até 306 leitos para os casos mais graves. Outra medida emergencial, foi a antecipação da entrega do IJF 2, tendo com o perfil assistencial pacientes da Covid-19.

Além disso, algumas rotinas sofrerão mudanças visando os grupos de risco: pacientes que fazem medicação de uso contínuo tiveram a ampliação do prazo de validade das receitas de 6 meses para 12; a dispensação de medicamentos feita para 30 dias passou para 60 (maiores de 60 anos); e os pacientes com idade acima de 80 anos estão recebendo a medicação em casa. Toda a rede de Média e Alta Complexidade também estão sendo adequadas à nova realidade.

Municípios em ação - Seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, vários municípios das cinco regiões do Estado estão aplicando à risca as orientações passadas pelas entidades no combate e prevenção ao Covid-19.

Nas regiões, ações como mobilização de profissionais da Saúde em bancos e em casas lotéricas, para uma conscientização da importância de manter uma distância entre uma pessoa e outra; o borrifamento de substâncias aquosas para a limpeza de espaços públicos, como também, a etiqueta pessoal.

Criamos nosso grupo técnico para tomadas de decisões e começamos a fazer pesquisas e tomar atitudes importantes em nosso município. A primeira atitude foi se reunir com a equipe da limpeza pública e realizarmos a lavagem com sabão e água sanitária do centro da cidade. A segunda atitude foi a distribuição de máscaras para a população, recrutando uma equipe de costureiras do município, conseguimos o material, modelamos no formato ideal e confeccionamos”.

AFRÂNIO JÚNIOR = Secretário de Saúde de Umirim - "Criamos nosso grupo técnico para tomadas de decisões e começamos a fazer pesquisas e tomar atitudes importantes em nosso município. A primeira atitude foi se reunir com a equipe da limpeza pública e realizarmos a lavagem com sabão e água sanitária do centro da cidade. A segunda atitude foi a distribuição de máscaras para a população, recrutando uma equipe de costureiras do município, conseguimos o material, modelamos no formato ideal e confeccionamos”.
KARINE BEZERRA - Secretária de Saúde de Acarape - "Estamos organizando um Hospital de Campanha. Nesse momento estamos comprando a parte estrutural; camas, suporte para soro, todos os equipamentos necessários. O Hospital está sendo montado na estrutura de uma escola que estava fechada. Vamos adaptar para termos em torno de 40 leitos. Também estamos fazendo doações a população de máscaras de tecido. No caso das pessoas que chegam de municípios vizinhos que já tem casos confirmados, a vigilância vai fazer a visita, passa orientações, disponibiliza máscaras e pede para que essa pessoa fique em isolamento preventivo. Outro ponto importante que estamos fazendo é o monitoramento por telemedicina com um contato para atendimento via telefone".RAIMUNDA RODRIGUES - Secretária de Saúde de Poranga - "Realizamos capacitação com os profissionais de saúde da atenção primária e hospital e orientações aos pacientes nas unidades de saúde sobre a doença. Nos comércios, temos orientado também os clientes e proprietários de como proceder nesses ambientes. Temos ainda articulado reuniões nas diversas secretarias do nosso município para orientar os profissionais de cada repartição. Os profissionais de saúde tem realizado visitas domiciliares aos sintomáticos e não sintomáticos vindo de outras cidades ou estados, além de estarem posicionados na entrada da cidade, para prestar esclarecimentos às pessoas que adentram no nosso município. Realização de desinfeção nas ruas da cidade realizada pelos ACE”.SAYONARA CIDADE - Secretária de Saúde de Cedro - "A partir do Plano de Contingência nós identificamos quais unidades de saúde poderiam ter o horário de atendimento estendido. Então, três unidades da sede passaram para o horário de 7 às 21 horas e modificamos o horário de escala das equipes para 12 por 36 horas para trabalho em regime de plantão. Fizemos também uma parceria com IFCE para produção de protetor facial que estão sendo distribuídos para os Hospitais da Região Centro-Sul. Inclusive reorganizamos todo atendimento hospitalar para sabermos quantos leitos de retaguarda e longa permanência teríamos para pacientes da Covid, o que possibilitou cedermos ainda 10 leitos ao estado. Também estamos com barreiras sanitárias em ação coordenada entre Demutran, Guarda Municipal e Agentes de Saúde".


Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do Cosems-CE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...