Pular para o conteúdo principal



UFC encerra Encontros Universitários 2020

Foram três dias de intensa e variada programação virtual nos Encontros Universitários 2020, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao fim do evento, a avaliação é de que a comunidade universitária superou os desafios colocados pela conjuntura e conseguiu realizar uma edição histórica ‒ a primeira totalmente on-line. Mais que isso: o êxito da experiência deixará importante contribuição para as próximas edições.



"Os Encontros Universitários em Fortaleza extrapolaram as fronteiras do Campus do Pici e chegaram a todos os lugares do mundo. E tudo que fizemos continuará on-line para que mais pessoas possam ver, curtir, comentar e compartilhar a produção da nossa Universidade. Sempre tive a certeza absoluta e responsável que essa edição seria bem suscedida. Ela entrou para a história, deixando um precioso legado do uso das tecnologias para a promoção da ciência”, analisa o reitor Cândido Albuquerque.

A perspectiva, segundo ele, é que as edições futuras do evento, que é o maior da Universidade, adotem um modelo híbrido, a fim de aproveitar ainda mais as potencialidades das tecnologia da informação e da comunicação (TICs). "A UFC se reinventou e se superou. Os próximos Encontros, ainda que sejam presenciais ‒ e certamente serão ‒, terão uma versão virtual, porque isso dará maior amplitude”, antecipa.

De acordo com o reitor, é preciso ter em mente que as ferramentas virtuais não são antagônicas, mas sim parceiras das atividades presenciais e das práticas pedagógicas, além de promoverem mais inclusão e maior interação entre as universidades.



“Parabéns à UFC e a todos que participaram da realização dos Encontros Universitários: estudantes, gestores, professores e técnicos. Houve uma mobilização da Universidade como um todo. As mais otimistas expectativas de sucesso foram ultrapassadas. Isso se deve ao comprometimento e ao envolvimento de toda a comunidade universitária. Estamos muito orgulhosos da capacidade da UFC de se superar e de realizar esses Encontros, que certamente servirão de modelo para outras universidades”, concluiu o reitor.

ALCANCE E PARTICIPAÇÃO ‒ A expressiva quantidade de pessoas nas salas virtuais, lives e videoconferências surpreendeu positivamente a organização dos Encontros, que este ano ficou a cargo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). As palestras, que estão disponíveis no canal dos EU 2019 no YouTube, tiveram média de cerca de 500 usuários únicos durante a apresentação. As lives do VI Encontro de Cultura Artística, transmitidas no perfil da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE/UFC) no Instagram, tinham mais de 2 mil visualizações até o meio-dia desta sexta-feira (22).

Outro destaque na programação, as oficinas “lotaram” as salas virtuais, com transmissões que chegaram a reunir até 250 pessoas ao mesmo tempo (número verificado na oficina sobre Imposto de Renda). As apresentações orais também tiveram ampla participação dos alunos, com sessões que reuniram até 75 pessoas por sala virtual, número que não seria possível alcançar no modelo dos Encontros anteriores.

MÉTRICAS ‒ Segundo a ferramenta de métricas Google Analytics, 10.253 diferentes usuários acessaram o site eu2019.ufc.br nos três dias de evento. Foram 314.294 páginas acessadas. O recorte dos usuários por faixa etária é o seguinte: 18 a 24 anos (27,5%); 25 a 34 anos (33,5%); 35 a 44 anos (15,5%); 45 a 54 anos (12,5%); mais de 55 anos (11%). A maior parte dos acessos foi realizada com uso do celular (52,6%).

De acordo com a plataforma Bit.ly, até às 19 horas desta sexta-feira (22), 4.753 pessoas acessaram os links amigáveis criados pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) para promover as três palestras do evento: 2.032 (palestra de Márcia Castro); 1.622 (palestra de Marcos Lisboa) e 1.099 (palestra de André Lemos). Em relação às sessões temáticas, os links criados pela Coordenadoria registraram 3.563 acessos às nove salas.

ENCERRAMENTO ‒ Nesta sexta-feira (22), último dia do evento, 1.579 participantes ‒ entre estudantes, servidores técnico-administrativos e professores ‒ se dividiram em 43 salas para as apresentações orais. A estudante Emanuela Gueiros, do Curso de Enfermagem, compartilhou seu relato de experiência na prevenção de infecções em crianças da educação infantil. Para ela, participar dos Encontros foi um desafio diante do atual contexto de pandemia e das dificuldades de acesso à Internet, mas ainda assim foi uma participação proveitosa.

“Tive a oportunidade de assistir a algumas apresentações orais, comentar posters e assistir às palestras nas quais pude agregar conhecimento”, destacou Emanuela. “Deixo meu agradecimento e parabenizo a equipe de organização do evento que sempre esteve à disposição para ajudar os alunos”.

OFICINAS – O terceiro dia de oficinas dos EU 2019 envolveu debates em torno de inovação tecnológica e propriedade intelectual. A oficina "Café & P. I. & inovação: um bate-papo sobre a importância da propriedade intelectual nos processos de inovação da UFC", contou com os pesquisadores Ana Carolina Matos e Lívia Lima, da UFC Inova; Bruno Matos, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); e Fabio Barros, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além das discussões teóricas sobre patentes, a oficina detalhou os processos de proteção da propriedade intelectual na UFC.

“Com a nossa atuação, a gente devolve para a sociedade o que foi desenvolvido na Universidade. Atualmente possuímos 351 tecnologias protegidas, sendo delas 332 patentes, 18 registros de softwares e dois desenhos industriais. Há ainda 16 patentes na fila para serem registradas”, destacou Lívia Lima, da UFC Inova.

Na oficina "Profissional do futuro: aproximação das demandas industriais às demandas educacionais – setores confecção, calçados, saúde, turismo e economia criativa", foram convidados o pesquisador Carlos César de Oliveira Lacerda, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e as engenheiras Byanca Pinheiro Augusto e Laís Marques Moreira, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Pautaram as discussões a automação de experiências,a realidade virtual e a personalização da experiência realizada pelas empresas junto aos consumidores. “Quando falamos de perfil do profissional do futuro, falamos de um conjunto de capacidades técnicas para atividades hoje inexistentes ou embrionárias”, enfatizou Byanca Augusto, da Fiec.

A programação de oficinas encerrou às 18h, com uma aula de meditação ministrada pela professora Lúcia Rejane Barontini, docente aposentada do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC e instrutora de ioga na Associação Arte de Viver.


LIVES – A programação de lives do VI Encontro de Cultura Artística da UFC teve início, na manhã desta sexta-feira (22), com uma transmissão sobre o espetáculo Um fio por vez, da Companhia de Dança do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES/UFC).

Mediado pela Profª Tatiana Zylberberg, coordenadora do projeto de extensão Mulheres e Novelos: por mais corpos com saúde e menos dor, o bate-papo recebeu convidados envolvidos na concepção do espetáculo, resultado do trabalho de conclusão de curso da egressa Tanara Alves. “Nosso objetivo foi o de mostrar, dançando, de uma forma mais sensível, a questão da endometriose. Para isso, contamos com vozes reais de mulheres que fazem parte do projeto Mulheres e Novelos”, contou Tanara.

O depoimento final foi de Danielle Marques Lima, paciente com endometriose que integra o projeto Mulheres e Novelos. “A doença é muito desafiadora e entrar para o projeto foi um momento importante porque aprendi a lidar com a endometriose e a cuidar de mim mesma. Sou muito grata por isso”, disse.

DIVERSIDADE CULTURAL – As transmissões da tarde de hoje (22) se iniciaram com o projeto ArteLive ‒ Oficina de desenho e aquarela, apresentado pelo museólogo Saulo Moreno e a equipe de bolsistas do Museu de Arte da UFC (MAUC). Ao longo de uma hora, Andressa Chaves, Eliel Vitor e Gabriel Eleutério mostraram aos participantes técnicas de desenho tendo como inspiração obras do acervo do museu. Dentre os exercícios estava a decomposição das formas retratadas, baseada na obra “Vaqueiro”, do pintor cearense Raimundo Cela, um dos mais antigos na coleção do museu, como destacou Saulo Moreno.

A poesia também esteve presente na live “Sarau em Casa”, com integrantes do grupo Verso de Boca. Entre os poemas trazidos ao público estavam “Motivo”, de Cecília Meireles; “Contracanto”, de Roberto Pontes; e “Subversiva”, de Ferreira Gullar. Ocorreram também relatos de experiências dos estudantes do projeto. A música foi ainda atração da live, uma das canções que o público pôde conferir foi “Fanatismo”, de Raimundo Fagner e Florbela Espanca, executada por Tory Teixeira.

Encerrando as lives artísticas ocorreram duas apresentações musicais: o cantor Mateus Amorim trouxe um repertório de clássicos pop, MPB e canções autorais em português, inglês e francês; e o DJ Nuvem apresentou o espetáculo “Brasil, sua música lhe representa”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...