Pular para o conteúdo principal



Hub Cultural do Ceará inscreve para 'Jornada de Pensamento'

A única constância que temos na vida é a mudança. Mudança de sermos melhores, de nos adaptarmos, de aproveitarmos oportunidades e nos transformarmos em versões melhores.

Pessoas mudam, Comportamentos mudam – e Arte muda? E a sua Economia? Se a Vida está nesta constante transformação, a Arte também está – assim como o viver de Arte. E é essencial e urgente que este seja discutido e construído de forma colaborativa.


Diante disso, o Hub Cultural do Ceará convida o público para mais uma iniciativa. Realizada pelo Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a primeira edição do webinário Jornada de Pensamento terá o tema Viver de Arte e conta com parceria do Observatório Itaú Cultural.

A iniciativa faz parte do processo de construção de um plano de ações do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura no Estado, a Jornada de Pensamento tem como objetivos discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas, tendo como porto de partida o diagnóstico colaborativo feito anteriormente junto a artistas, gestores públicos e privados e produtores. Diante das pautas identificadas neste trabalho em grupo, foram criados quatro eixos de conteúdos:
  • Gestão e modelos de negócios para as artes.
  • Fomento, financiamento e captação de recursos.
  • Comunicação e relação com o público.
  • Circulação e formação de redes.
Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo forma o eixo principal, cujo debate marca a abertura oficial do Webinário, previsto para 12 de agosto e contará com fala de Leandro Valiatti, professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS) e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Ressaltando a importância da ação, a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, comenta que “a realização do Webinário não poderia acontecer em um momento mais importante e estratégico. 
Esse convite que o Porto Dragão nos faz para uma reflexão sobre a aceleração e o impulsionamento de projetos artísticos-culturais já era estruturante para o campo artístico, tornou-se ainda mais agora em decorrência da pandemia e de seus impactos no setor e as necessárias transformações nos nossos modos usuais de gerir, fomentar, financiar, produzir, circular. Precisamos, com urgência, discutir estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes a partir de outros parâmetros. E, para isso, nada melhor do que adentrarmos em uma Jornada de Pensamento”.

PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL - Em 2019, o Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos foram realizados no Porto Dragão, firmando esta importante e estratégica parceria com o Itaú Cultural.

Em 2020, os laços se fortalecem com a sintonia entre o lançamento do Painel de Dados sobre Economia da Cultura, realizado pelo Observatório Itaú Cultural em Abril – do qual Leandro Valiatti é coordenador, e a chegada do Jornada de Pensamento em Julho, que proporcionará este reencontro que traz nomes como Aninha de Fátima e Rodrigo Savazoni, indicados pelo Itaú Cultural, para a programação do webinário, enriquecendo os debates propostos.

METODOLOGIA - Cada um dos quatro eixos contará com duas trilhas abordadas por dois ou três palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação de Alexandre Barbalho, professor doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. A metodologia se dará através de trilhas realizadas de forma virtual, através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

As discussões deverão considerar o contexto da Pandemia do Covid-19, que tem impactado diretamente na economia mundial em diversos setores, entre eles o cultural, bem como influenciado os modos de produção e criação.

COMO SE INSCREVER - O Webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição através do sympla.com.br/jornadadepensamento. 

Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

CONVIDADOS - Confira os convidados do evento:
  • Leandro Valiatti (UFRGS).
  • Fabiano dos Santos Piúba (Secult-CE).
  • Aninha de Fátima (Itaú Cultural).
  • Herê Aquino e Raimundo Moreira (Movimento Todo Teatro é Político).
  • Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural).
  • João Leiva (Leiva Cultura e Esporte).
  • Edceu Barboza (Grupo Ninho).
  • Chico Pelúcio (Grupo Galpão).
  • Henilton Menezes, Kadu dos Anjos (Lá da Favelinha).
  • Eliane Costa (FGV -RJ).
  • Luciana Adão (Oi Futuro).
  • Denor Sousa e Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei).
  • Daniele Sampaio (SIM Cultura!).
  • Rodrigo Machado (Catarse).
  • Paulo Feitosa (Quitanda Soluções Criativas).
  • Rodrigo Coutinho (Cultura.PE).
  • Kátia Latufe (Sympla).
  • Léo Suricate (La Casa Duz Vetin).
  • Felipe de Assis (FIAC–BA).
  • Rosana Cunha (Circuito Sesc de Artes–SP).
  • Rodrigo Savazoni (Itaú Cultural).
  • Jack Elesbão, Ângelo Márcio (Dona Zefinha).
  • Giza Diógenes (Centro Universitário Estácio do Ceará).
  • Francis Madson (Circulação de Guerrilhas/Potências das Artes do Norte–PAN).
SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ - O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do Webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o Programa 'Porto Dragão Sessions', série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em oito episódios e o Programa 'Nós no Batente', série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando cinco grupos de Dança e cinco grupos de Teatro.

Os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal 'Conversa Sem Roteiro', aulas sobre 'Feminismos' com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO
  • Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – 'Viver de Arte'
  • Inscrições gratuitas a partir desta quarta ( 22 de julho)
  • www.sympla.com.br/jornadadepensamento
  • Programação prevista para início em 12 de agosto
  • Instagram: @portodragaoce
  • Youtube: Youtube.com/PortoDragao
  • Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...