Pular para o conteúdo principal



Hub Cultural do Ceará inscreve para 'Jornada de Pensamento'

A única constância que temos na vida é a mudança. Mudança de sermos melhores, de nos adaptarmos, de aproveitarmos oportunidades e nos transformarmos em versões melhores.

Pessoas mudam, Comportamentos mudam – e Arte muda? E a sua Economia? Se a Vida está nesta constante transformação, a Arte também está – assim como o viver de Arte. E é essencial e urgente que este seja discutido e construído de forma colaborativa.


Diante disso, o Hub Cultural do Ceará convida o público para mais uma iniciativa. Realizada pelo Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a primeira edição do webinário Jornada de Pensamento terá o tema Viver de Arte e conta com parceria do Observatório Itaú Cultural.

A iniciativa faz parte do processo de construção de um plano de ações do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura no Estado, a Jornada de Pensamento tem como objetivos discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas, tendo como porto de partida o diagnóstico colaborativo feito anteriormente junto a artistas, gestores públicos e privados e produtores. Diante das pautas identificadas neste trabalho em grupo, foram criados quatro eixos de conteúdos:
  • Gestão e modelos de negócios para as artes.
  • Fomento, financiamento e captação de recursos.
  • Comunicação e relação com o público.
  • Circulação e formação de redes.
Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo forma o eixo principal, cujo debate marca a abertura oficial do Webinário, previsto para 12 de agosto e contará com fala de Leandro Valiatti, professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS) e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Ressaltando a importância da ação, a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, comenta que “a realização do Webinário não poderia acontecer em um momento mais importante e estratégico. 
Esse convite que o Porto Dragão nos faz para uma reflexão sobre a aceleração e o impulsionamento de projetos artísticos-culturais já era estruturante para o campo artístico, tornou-se ainda mais agora em decorrência da pandemia e de seus impactos no setor e as necessárias transformações nos nossos modos usuais de gerir, fomentar, financiar, produzir, circular. Precisamos, com urgência, discutir estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes a partir de outros parâmetros. E, para isso, nada melhor do que adentrarmos em uma Jornada de Pensamento”.

PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL - Em 2019, o Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos foram realizados no Porto Dragão, firmando esta importante e estratégica parceria com o Itaú Cultural.

Em 2020, os laços se fortalecem com a sintonia entre o lançamento do Painel de Dados sobre Economia da Cultura, realizado pelo Observatório Itaú Cultural em Abril – do qual Leandro Valiatti é coordenador, e a chegada do Jornada de Pensamento em Julho, que proporcionará este reencontro que traz nomes como Aninha de Fátima e Rodrigo Savazoni, indicados pelo Itaú Cultural, para a programação do webinário, enriquecendo os debates propostos.

METODOLOGIA - Cada um dos quatro eixos contará com duas trilhas abordadas por dois ou três palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação de Alexandre Barbalho, professor doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. A metodologia se dará através de trilhas realizadas de forma virtual, através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

As discussões deverão considerar o contexto da Pandemia do Covid-19, que tem impactado diretamente na economia mundial em diversos setores, entre eles o cultural, bem como influenciado os modos de produção e criação.

COMO SE INSCREVER - O Webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição através do sympla.com.br/jornadadepensamento. 

Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

CONVIDADOS - Confira os convidados do evento:
  • Leandro Valiatti (UFRGS).
  • Fabiano dos Santos Piúba (Secult-CE).
  • Aninha de Fátima (Itaú Cultural).
  • Herê Aquino e Raimundo Moreira (Movimento Todo Teatro é Político).
  • Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural).
  • João Leiva (Leiva Cultura e Esporte).
  • Edceu Barboza (Grupo Ninho).
  • Chico Pelúcio (Grupo Galpão).
  • Henilton Menezes, Kadu dos Anjos (Lá da Favelinha).
  • Eliane Costa (FGV -RJ).
  • Luciana Adão (Oi Futuro).
  • Denor Sousa e Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei).
  • Daniele Sampaio (SIM Cultura!).
  • Rodrigo Machado (Catarse).
  • Paulo Feitosa (Quitanda Soluções Criativas).
  • Rodrigo Coutinho (Cultura.PE).
  • Kátia Latufe (Sympla).
  • Léo Suricate (La Casa Duz Vetin).
  • Felipe de Assis (FIAC–BA).
  • Rosana Cunha (Circuito Sesc de Artes–SP).
  • Rodrigo Savazoni (Itaú Cultural).
  • Jack Elesbão, Ângelo Márcio (Dona Zefinha).
  • Giza Diógenes (Centro Universitário Estácio do Ceará).
  • Francis Madson (Circulação de Guerrilhas/Potências das Artes do Norte–PAN).
SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ - O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do Webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o Programa 'Porto Dragão Sessions', série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em oito episódios e o Programa 'Nós no Batente', série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando cinco grupos de Dança e cinco grupos de Teatro.

Os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal 'Conversa Sem Roteiro', aulas sobre 'Feminismos' com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO
  • Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – 'Viver de Arte'
  • Inscrições gratuitas a partir desta quarta ( 22 de julho)
  • www.sympla.com.br/jornadadepensamento
  • Programação prevista para início em 12 de agosto
  • Instagram: @portodragaoce
  • Youtube: Youtube.com/PortoDragao
  • Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...