Pular para o conteúdo principal



Itapajé está em Situação de Emergência por causa da Estiagem

Nesta terça-feira (19), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a Situação de Emergência em nove municípios atingidos por desastres naturais em cinco Estados do País: 

  1. Ceará (um).
  2. Espírito Santo (um).
  3. Santa Catarina (um).
  4. Rio Grande do Norte (dois).
  5. Rio Grande do Sul (quatro).

A Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A Estiagem foi o motivo do reconhecimento nos sete municípios:

  1. Itapajé (Ceará).
  2. Caraúbas (Rio Grande do Norte).
  3. Entre Rios (Santa Catarina).
  4. Novo Xingu (Rio Grande do Sul).
  5. Sete de Setembro (Rio Grande do Sul).
  6. Senador Salgado Filho (Rio Grande do Sul).
  7. Vicente Dutra (Rio Grande do Sul).

A Seca foi a razão da Situação de Emergência para:

  • Lagoa de Velhos (Rio Grande do Norte).

As Enchentes (Enxurradas) foram o motivo da Situação de Emergência em:

  • Castelo (Espírito Santo).

Em janeiro, incluídos esses municípios, o MDR reconheceu a situação de emergência em 54 cidades de diversos Estados. Elas poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.

O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário - inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa 2/2016. Prefeituras e Governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um Plano de Trabalho para a execução das ações.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês