Pular para o conteúdo principal



Camilo projeta 1.074 UTIs para Covid em março


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), fez transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira (22), direto do Hospital Leonardo Da Vinci, em Fortaleza, para vistoriar as obras das novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Estadual que atende exclusivamente pacientes com Covid-19. 

O Ceará terá 811 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 até o fim de fevereiro, 108 a mais do que o Estado havia previsto inicialmente, com nova meta de chegar a 1.074 leitos até o fim de março, ultrapassando o número que o Estado oferecia durante o primeiro pico da pandemia.

Ao lado do governador Camilo estavam:
  • Secretário da Saúde, Doutor Cabeto.
  • Secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Ceará, Ivan Coelho.
  • Diretor presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar-ISGH, Flávio Deulefeu.
  • Diretora do Leonardo Da Vinci, Rafaela Neres.
  • Diretor do Leonardo Da Vinci, Emílio Sobreira.


Mais leitos de UTI - Falando direto de um dos andares em obras, o governador destacou que o local vai ganhar até sexta-feira (26), mais 20 leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19. 

- No final do ano passado o Hospital Leonardo Da Vinci, comprado pelo Estado em meio à Pandemia, tinha 35 leitos de UTI, e hoje já temos 130 leitos de UTI neste Hospital. Aqui onde estamos, uma área desativada, nós estamos transformando em 20 leitos de UTI, chegando nesta sexta-feira a 150. Já no andar de cima, teremos mais 20, totalizando 170 leitos de UTI exclusivos para Covid-19", ressaltou Camilo Santana.

Se antes a meta do Governo do Ceará era de chegar ao final de fevereiro com 703 leitos de UTI no Estado, na próxima segunda-feira (1) o Ceará atingirá 811 leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19, e um total de 1.074 até o final de março, um número superior ao que o Estado possuía no pico da primeira onda da Pandemia.  

- Nesse momento, com o crescimento de casos no Ceará, nosso foco é a ampliação e a criação de novos leitos de UTI para atender aos casos mais graves. E a nossa meta agora é chegar até o final de março com 1.074 leitos de UTI, incluindo mais 10 em Canindé, mais 10 em Quixadá, mais 10 em Crateús, mais 10 em Quixeramobim, mais 10 em São Gonçalo do Amarante, mais 10 em Caucaia, mais 40 leitos em cada hospital regional do Interior - Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte -, além da parceria com a Rede do Hospital São Camilo, que abrirá mais 60 leitos de UTI, incluindo as cidades de Itapipoca, Tianguá, Tauá, Limoeiro do Norte e outras localidades, com 50 deles já funcionando na próxima semana, além da conexão de leitos de UTI do Estado dentro das UPAs de Fortaleza", listou o governador.



Prestando contas com a população ao listar os esforços nas ações do Estado para combater a segunda onda do Coronavírus, Camilo destacou também que não adianta fazer leitos se não houver cooperação das pessoas. 

- Cerca de 80% da população cearense usa a rede pública de saúde, e estamos abrindo novas UTIs, mas tudo tem um limite. De espaço físico, e da contratação de profissionais de Saúde", apontou Camilo.

- Quero lembrar aqui que como estão vendo, esses leitos são definitivos, pois o Ceará executa com muito planejamento suas ações, fazendo com que isso posteriormente seja incorporado à Rede Hospitalar em todas as rRgiões do Ceará. Aproveito para agradecer a dedicação de todos os profissionais de Saúde do Estado, e aqui em especial os do Leonardo Da Vinci, que se tornou referência no combate ao Covid-19 não só no Ceará, mas no Brasil", explicou o Doutor Cabeto.



Vacinas - Camilo Santana finalizou a transmissão informando que o Ceará deverá receber mais um Lote de Vacinas ainda essa semana do Ministério da Saúde. 

- O momento grave, o que exige fazer o que for possível para que possamos diminuir a circulação de pessoas na Cidade, para diminuir e controlar o vírus, para continuar a vacinar os cearenses e praticar o isolamento Social. Vamos respeitar as Orientações Sanitárias, usar a Máscara e evitar a Aglomeração e sair de casa somente para o necessário", finalizou o governador do Ceará, Camilo Santana.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".