Pular para o conteúdo principal



Fortaleza lança nova versão do aplicativo Bicicletar com interface mais ágil e segura

A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta sexta-feira (16 de abril), a nova versão do aplicativo Bicicletar, que passa a oferecer interface mais ágil, segura e intuitiva. As novas funcionalidades vão melhorar a experiência de ciclistas com o Sistema Público de compartilhamento de bicicletas da Capital, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. O aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

A nova versão do aplicativo Bicicletar oferece também novo sistema de cadastros mais intuitivo, possibilitando que possam ser realizados quase que 100% pelo aplicativo, com resposta de aceitação muito mais rápida, em cerca de cinco minutos. Para isso, será utilizado o procedimento de prova de vida para garantir um cadastro verdadeiro, bastando apenas que o usuário envie fotos frente e verso do documento oficial de identificação e fotos selfies para concluir o processo. Anteriormente, esse processo era realizado totalmente pelo site, com resposta de aceitação realizada em até 24 horas.

O Sistema Bicicletar já possibilitou a realização de mais de 3,6 milhões de viagens e conta com mais de 280 mil cadastros, além de orientar o deslocamento pela malha cicloviária disponível na cidade. É desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Serttel e a Unimed Fortaleza.

O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, explica que a expectativa é que esta novidade proporcione uma maior confiabilidade ao sistema, pois assegura a oferta da bicicleta antes mesmo do usuário chegar à estação. 

- A partir da análise de dados de deslocamento e da apuração técnica de informações, foi constatado que, durante o horário de pico, em estações com elevada demanda, era comum que algumas ficassem vazias e vários usuários deixassem de realizar viagens por conta dessas condições. Agora, com a nova versão do aplicativo, antes mesmo de chegar à estação, o usuário poderá reservar por cinco minutos uma bicicleta disponível, assegurando sua viagem pelo sistema”, afirma Ferruccio Feitosa

A partir da nova versão do aplicativo, os usuários também poderão conferir outros aperfeiçoamentos, como a possibilidade de consulta de tempo restante de reserva, de tempo disponível da bicicleta em uso e a escolha da bicicleta a ser utilizada em todos os tipos de passe, inclusive no Bilhete Único. O aplicativo também apresentará ao usuário a atual malha cicloviária de Fortaleza, auxiliando-o na escolha de rota mais segura e confortável para o seu deslocamento.

- Essa parceria com o Bicicletar é um grande orgulho, pois a ideia do projeto de promover sustentabilidade, coletividade e compartilhamento, vai ao encontro da nossa missão e dos nossos valores, que incluem ainda inovação e responsabilidade socioambiental. Nesse sentido, investir em melhorias no projeto é uma prioridade para nós, pois queremos contribuir para que mais fortalezenses tenham acesso e façam uso desse serviço", celebra o diretor comercial da Unimed Fortaleza, João Borges.

Atendimento via chat - O usuário também terá disponibilizado pelo aplicativo canais de atendimento via chat, chamada direta de telefone para o número 0800-500-9901 e para a Central 156, assim como o e-mail do Bicicletar. 

O horário de atendimento do 0800-500-9901 é durante o período de funcionamento do sistema, ou seja, todos os dias, inclusive feriados, sempre de 5 horas às 23h59. Já o chat funcionará sempre de 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e, fora desse horário, o chat envia automaticamente um e-mail para o Sistema. 

Dúvidas ou sugestões sobre as mudanças da nova versão do aplicativo devem ser enviadas pelos usuários por esses canais.

Novo layout - A nova versão do aplicativo Bicicletar agora oferece três abas de navegação:

  1. Estações - Permitirá ao usuário a visualização do mapa com estações, quantidade de bicicletas disponíveis por estação e posições livres, além da infraestrutura cicloviária da cidade.
  2. Menu - Apresentará histórico de viagens, histórico de pagamento, canal de mensagens, fale conosco, adquirir passes, meus passes, reportar problemas, realizar pagamentos, código promocional, FAQ (com respostas para dúvidas frequentes) e informações sobre o projeto. Anteriormente, apenas era possível atualizar o número do Bilhete Único pelo site do sistema e o FAQ não estava disponibilizado.
  3. Meus Dados - Será o local para atualizar informações de número de telefone, e-mail, endereço, foto e cadastrar novos cartões para pagamento. Anteriormente, essas alterações poderiam ser feitas apenas pelo site.

Download da nova versão - O aplicativo do Bicicletar será atualizado automaticamente para a nova versão, dependendo da configuração do aparelho do usuário. Caso a atualização não ocorra naturalmente ou para aqueles que tenham interesse em realizar cadastro, basta acessar a seção Download do Aplicativo Bicicletar no site https://www.bicicletar.com.br ou pelos links:

  • Sistema Android / Google Play Store
  • Sistema iOS / Apple Store
  • Sistema Windows Phone

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Fala João Pedro Castro

 

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Fala João Pedro Castro