Pular para o conteúdo principal



Governador acompanha obras em Fortaleza

 O governador Camilo Santana (PT) acompanhou, na manhã deste sábado (17 de julho), a execução das obras do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), do parque urbano do Itaperi e do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza. 

Iniciativas do Governo do Estado, os empreendimentos vão fortalecer a segurança pública, educação, saúde, cultura e esporte, beneficiando a população cearense.

Além de visar o atendimento à população, as obras também geram mais emprego e oportunidades para os cearenses. 

- Cada vez que o Governo do Ceará inicia uma obra como essa, ele gera emprego. Nós saímos agora da obra do Cisp, são quase 600 pessoas lá, e vai chegar a quase mil no pico da obra. Aqui [Parque do Itaperi] também temos trabalhadores. Lá no Hospital Universitário já temos quase 500 pessoas trabalhando. Isso significa emprego para as pessoas, que é o nosso grande objetivo nesse momento, dar oportunidade e dignidade para homens e mulheres cearenses”, justificou Camilo Santana, em declaração durante o roteiro de visitas.

Cisp - A primeira obra inspecionada pelo governador foi a do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará, que está sendo construído em uma área de 80 mil metros quadrados (m²), próxima à Base Aérea de Fortaleza e à sede da Polícia Federal.

- Esse aqui será o mais completo e moderno Centro Integrado de Segurança Pública do Brasil. Vai dar todas as condições para que nossos trabalhadores e profissionais de segurança pública possam cumprir sua missão e combater à criminalidade, garantindo mais tranquilidade à população cearense”, afirmou Camilo Santana, agradecendo aos trabalhadores que atuam na obra.

Com o propósito de garantir eficiência administrativa, operacional e logística às forças de segurança, o Cisp abrigará os seguintes núcleos de comando: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), CBMCE, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Centro Integrado de Inteligência, Centro de Convivência e Interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O investimento é da ordem de R$ 156 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

As obras também incluem serviços de urbanização e paisagismo, com implementação de guaritas, vias sinalizadas e estacionamentos, além de áreas verdes e de lazer, contendo areninha, praça, pista de cooper/ciclovia, brinquedopraça e academia ao ar livre. A implantação do Cisp está prevista para ser finalizada em 2022.

O governador destacou, que trabalha para garantir a valorização dos profissionais de segurança pública e a descentralização dos serviços. 

- No que depender de mim, vamos dar todas as condições necessárias de valorização dos profissionais, de equipamento, de infraestrutura e de tecnologia para garantir um bom trabalho aos Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Pefoce e Ciopaer. Adquirimos aeronaves, montamos bases no interior do Ceará, ou seja, estamos descentralizando também as áreas”.

Parque Urbano do Itaperi - Durante a visita à obra do parque urbano do bairro Itaperi, o chefe do Executivo ressaltou que o empreendimento vai estimular a boa convivência em comunidade. “Vai ser uma área para as famílias, ou seja, estamos transformando o antigo IPPOO I em um parque para a cidade de Fortaleza, que vai beneficiar todos os bairros”.

Com 30 mil metros quadrados, o novo parque está sendo implantado na área do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I). No lugar da unidade prisional, desativada em 2013, serão construídos equipamentos para incentivar práticas esportivas e culturais, como areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca comunitária, anfiteatro, rampa de skate, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e quiosques.

Na oportunidade, o gestor anunciou que o complexo vai homenagear dom Aloísio Lorscheider. 

- Esse parque vai levar o nome de Dom Aloísio Lorscheider, que foi um grande arcebispo de Fortaleza, um homem que foi exemplo para todos os cearenses. Estou muito feliz em visitar essa obra”.

Hospital Universitário do Ceará - Por fim, Camilo Santana acompanhou a obra do Hospital Universitário do Ceará, que está sendo construído em uma área de 79,5 mil metros quadrados dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi.

Com mais de 10% de obra executada, o complexo hospitalar faz parte das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde, capitaneada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O investimento para as obras é de R$ 274,7 milhões.

Ao todo, serão 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o novo hospital também vai reunir todas as especialidades médicas, aliando a ampliação do atendimento em saúde à formação acadêmica de qualidade aos estudantes da Uece.

O equipamento funcionará também como nova sede para o Hospital Geral César Cals (HGCC), integrando a rede de equipamentos da Sesa. A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

- Duas coisas importantes nessa obra. Primeiro, será mais um equipamento importante para a Saúde dos cearenses. Aqui será um hospital para atender a população, mas será um hospital, também, de ensino. Nós temos o curso de medicina da Uece, um dos melhores cursos de Medicina do Norte e Nordeste brasileiro. E o equipamento será o hospital da Universidade, portanto será um hospital de ensino e pesquisa. Mas, no momento, a importância, também, de gerar empregos e oportunidades para os cearenses durante o período da obra e quando começar a funcionar. Aqui vão trabalhar 6 mil pessoas só no hospital”, finalizou Camilo Santana.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.








Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...